Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Encontro de contadores cooperativistas aconteceu em Salvador

September 29, 2017 18:43, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

workshop-secretariado-7

Neste mês que se celebra o Dia do Contador, o SESCOOP/BA em parceria com a OCEB, promoveu nos dias 18 e 19, em Salvador, a sétima edição do Encontro dos Contadores, evento que já faz parte do calendário do sistema cooperativista baiano como um dos principais na área de contabilidade.

O evento reuniu um público de mais 60 pessoas, sendo formado por funcionários que atuam na contabilidade e contadores prestadores de serviço das cooperativas da Bahia, colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA e representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA.

O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, deu as boas-vindas aos participantes e explicou sobre o objetivo do encontro de esclarecer sobre assuntos pertinentes às áreas contábil e tributária das cooperativas, e suas especificidades, já que a contabilidade tem impacto na gestão, influenciando diretamente nas decisões dos dirigentes nas cooperativas.

O presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, marcou presença na abertura do encontro, e evidenciou que as ações de parceria entre o conselho e o sistema cooperativista baiano demonstra a importância e o crescimento dos setores ligados ao cooperativismo nas atividades contábeis do país e necessidade de fortalecer a formação e capacitação dos contadores que atuam nesses setores. “As normas voltadas para o setor de cooperativas sempre estão em evidência e em estudo, buscando, com isso, o aperfeiçoamento da atividade e que os laudos contábeis, voltados para o setor de cooperativa, externem a realidade das finanças das cooperativas para que a sociedade possa, sobretudo, confiar e investir, cada vez mais, no setor cooperativista”, ressaltou.

A programação do evento, no primeiro dia, contou com a palestra sobre “A Responsabilidade do Contador e seu Reflexo nas Demonstrações Contábeis”, realizada por Luiz Fernando Nóbrega, Vice-presidente de Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, que abordou sobre diferentes aspectos da responsabilidade do profissional contábil e como esses profissionais podem ajudar a detectar situações que envolvem corrupção. Luís Augusto Gomes, representante da Unimed Itabuna, avaliou positivamente a palestra, pois chamou atenção sobre a responsabilidade do contador.

Após a palestra, foi iniciado o curso sobre “Enquadramento CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas e FPAS - Fundo Previdenciário de Assistência Social”, que finalizou no dia seguinte.  

Para Nelson Lopes, contador da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE, os temas tratados no encontro são oportunos, já que os profissionais que atuam nas organizações, e nas cooperativas não é diferente, precisam saber como evitar, detectar e tratar qualquer irregularidade ou inconformidade que possa ocorrer.

O encontrou também oportunizou a apresentação da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas do CRCBA, instituída em abril desse ano para promover, segundo o coordenador da comissão, Valmir Lima, a interação e aproximação entre os contadores e cooperativas da Bahia, entre o CRCBA e o Sistema OCEB para receber as demandas dos profissionais, verificar a melhor forma de atendê-los e melhorar a qualidade da atividade e das demonstrações contábeis.

Esse encontro faz parte de mais uma ação do SESCOOP/BA de promover capacitações que busquem melhorar a gestão contábil e financeira das cooperativas baianas.

Por ASCOM SESCOOP/BA

Confira algumas fotos:



Cooperativas baianas participam de Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico

September 28, 2017 14:25, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

oficina-planejamento-coops

Após a participação no ciclo de Workshops Excelência da Gestão do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas [Veja notícia aqui], dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas baianas têm buscado melhorar, cada vez mais, as práticas de gestão e governança das cooperativas que são integrantes. E uma das ações é a elaboração do planejamento estratégico visando organizar e traçar estratégias e metas para o alcance dos resultados a longo prazo.

Para contribuir com essa iniciativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA tem apoiado as cooperativas que demandaram a realização de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico. As oficinas, que iniciaram neste mês e vão até o final do ano, têm diferentes etapas e conta com carga horária de 40h por cooperativa.

A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde – COOPS, a Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB - Crediuesb já realizaram a oficina, que conta com a moderação de Leoney Miranda. “Conseguir fazer com que as cooperativas parem para planejar, traçar seu rumo, definir seus objetivos, suas metas para os próximos anos e o que precisa ser feito é um grande avanço”, ressaltou o instrutor ao falar sobre a importância das cooperativas construírem seus planejamentos estratégicos.

A presidente da Unifisio, Sandra Mary Cohim, explicou que a cooperativa já tinha elaborado um planejamento estratégico e traçado missão, visão e valores institucionais, mas a oficina veio em momento oportuno, pois, segundo ela, foi possível reavaliar, não só o que conseguimos fazer, mas os motivos pelos quais não conseguimos fazer o planejado, e estabelecer as metas atuais porque o cenário mudou muito”.

As oficinas ainda vão acontecer em mais oito cooperativas baianas com metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos condizentes com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é mais uma capacitação que o SESCOOP/BA apoia para promover a profissionalização da gestão cooperativista.

Por Ascom SESCOOP/BA



Sistema Cooperativista Baiano se mobiliza em campanha de incentivo à doação de órgãos

September 26, 2017 20:19, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

caminhada-cooperativista-sistema-oceb-coletiva

A mensagem sobre a doação de órgãos ecoou em mais de 60 cidades da Bahia, além da capital, Salvador, representando a força do cooperativismo baiano ao levantar a bandeira de uma importante causa social: o incentivo à doação de órgãos. A campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família foi a temática escolhida pelo Sistema OCEB para celebrar o Dia de Cooperar  2017 e também mobilizar cooperativas de diferentes regiões do estado a realizaram ações para sensibilizar a sociedade em torno da doação de órgãos.

O chamado do Sistema Cooperativista Baiano foi ouvido e cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas de diferentes ramos promoveram, no dia 22 de setembro, palestras educativas, panfletagem, caminhada, passeio ciclístico, mobilização por meio de redes sociais e canais de comunicação, com a intenção de chamar a atenção para a situação de carência de doadores para transplantes de órgãos na Bahia e a necessidade do engajamento popular neste ato solidário. Mais ações estão planejadas para acontecer ao longo dos próximos meses.

V Caminhada Cooperativista

Já em Salvador, a campanha teve destaque por meio da V Caminhada Cooperativista Baiana, que ocorreu no dia 23 de setembro, no Dique do Tororó, com a participação de centenas de pessoas que prestigiaram o evento e demonstraram seu apoio à doação de órgãos. O público, antes de iniciar a caminhada, foi embalado pelo coral “Raio de Luz”, e fez alongamento para se preparar para fazer o percurso. Uma banda de sopro e percussão fez a animação durante a caminhada e foi correspondida pela vibração dos participantes, que, mesmo com chuva, mantiveram o entusiasmo. 

Um dos participantes da caminhada foi Ive Braz, que ressaltou a importância do tema, foco da campanha, e da necessidade de dialogar sobre o assunto: “ainda tem muitas pessoas que não concordam com a doação de órgãos, mas quando a gente conversa com os parentes e amigos motiva e conscientiza sobre a doação”.  A estudante Verena Passos, que está participando pela segunda vez da caminhada, promovida pelo Sistema OCEB, falou sobre a generosidade do ato de doar:  “É um ato bonito e importante. Saber que uma outra pessoa poderá viver com o meu coração é muito especial. Eu vou estar viva de alguma forma”, disse.

O Sistema Cooperativista Baiano pretende continuar apoiando essa causa para ampliar a rede de solidariedade em torno da doação de órgãos e fortalecer, ainda mais, o cooperativismo como um modelo socioeconômico que busca promover, de forma igualitária, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social das pessoas, baseado em princípios e valores.

Sobre a Caminhada Cooperativista Baiana

A OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia) e o SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) realizam, anualmente, desde o ano de 2013, a Caminhada Cooperativista Baiana – Pela Qualidade de Vida, Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de divulgar as ações realizadas pelo cooperativismo no estado, além de proporcionar um espaço de lazer, bem-estar, incentivar a prática de exercícios físicos, a integração das pessoas com a natureza e a busca pela qualidade de vida.

Cobertura

A campanha “Coopere com a Vida” teve repercussão na mídia baiana. O programa Bahia no Ar da Record TV Itapoan veiculou no dia 22/9 uma entrevista, ao vivo, com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que falou sobre a campanha “Coopere com a Vida” e o seu objetivo de sensibilizar a sociedade baiana sobre a importância da doação de órgãos. Já o BA TV, telejornal da TV Bahia, fez a divulgação no dia 23/09 da realização da V Caminhada Cooperativista Baiana e veiculou em outros canais de comunicação da Rede Bahia informações sobre a campanha. Acompanhe as matérias e fotos da mobilização das cooperativas e da Caminhada pelo Facebook do Sistema OCEB (https://www.facebook.com/SistemaOCEB/) e pela Rede Olá (http://ola.coop.br/diacbahia).

Saiba mais sobre as últimas edições das Caminhadas Cooperativistas no espaço de notícias deste site: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias

Por Sistema OCEB

Fotos: Life Photo



Performance Competitiva e Horizonte Estratégico nas Cooperativas de Crédito foi tema de encontro das cooperativas de crédito na Bahia

September 26, 2017 16:17, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

foto-coletiva

Discutir o futuro do ramo crédito para o enfrentamento das constantes mudanças do mercado financeiro no país foi um dos objetivos do curso Performance Competitiva e Horizonte Estratégico nas Cooperativas de Crédito, realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório do Banco Central do Brasil, em Salvador.  A capacitação é fruto do Projeto OCB/DGRV em parceria com o Sistema OCEB, a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e a Confederação de Cooperativas Alemã – DGRV, e reuniu cerca de 90 representantes das cooperativas de crédito da Bahia, além de contar com a destacada participação de representantes do Banco Central do Brasil.

O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, recepcionou o público juntamente com o consultor da OCB/DGRV, Silvio Giusti, e do Gerente Técnico do Banco Central do Brasil na Bahia, Godofredo Massarra dos Santos, que destacou o papel do Banco Central para o Sistema Cooperativo de Crédito do país, além de apresentar o panorama das instituições bancárias no Brasil. “O objetivo desse curso é contextualizar o amplo conhecimento para que as cooperativas de crédito além de focarem em seus negócios, entendam o que está acontecendo no ambiente econômico atual”, afirma Massara. 

Durante os dois dias foram feitas reflexões sobre mercado, estímulos e estratégias, dando destaque para a participação das cooperativas e a situação geral das operações de crédito no país, além da discussão de temas, como: identidade cooperativa, perenidade e governança cooperativa e o panorama da situação econômica na Bahia. A Gerente Técnica do Banco Central do Brasil, Ormina de Almeida, disse que o curso consolidou a formação dos gestores e futuros sucessores nas cooperativas, pois a intenção é de que a cooperativa seja contínua no tempo.

A aproximação do Banco Central do Brasil com as cooperativas de crédito da Bahia foi um dos pontos positivos destacados por Josemir Pereira Soares, Diretor Operacional do Sicoob Central Bahia. Segundo ele, as cooperativas devem estar alinhadas para realizarem o efeito multiplicador de tudo o que foi tratado durante os dias do evento: “o curso foi extremamente importante para o processo de perpetuidade e continuidade das nossas cooperativas, pois nos permitiu um direcionamento para ampliar, cada vez mais, a nossa participação no mercado”, disse.

Para o Conselheiro Fiscal da cooperativa Sicoob Leste Bahia, José Carlos Santana, a iniciativa agregou conhecimentos extremamente importantes, principalmente no que tange às incorporações face aos problemas do atual sistema financeiro brasileiro. “Temos que nos unir cada vez mais para obtermos uma força maior no mercado. Saber que o Banco Central está mudando, gradativamente, a sua visão sobre cooperativismo e tendo o cuidado de fazer essa interlocução conosco é muito positivo”, destacou José Carlos.

De acordo com o consultor do projeto OCB/DGRV, Sílvio Giusti, as cooperativas de crédito da Bahia precisam estar atentas para as mudanças do mercado e ao futuro do segmento: “É preciso estar atento às mudanças e ao futuro do ramo do cooperativismo de crédito a nível nacional. O que foi discutido aqui, nesses dois dias, é um horizonte bom, um norte para que as cooperativas de crédito da Bahia se posicionem e resgatem a sua identidade cooperativa, além de atentarem para a política de sucessão, vislumbrando a oxigenação dos seus conselhos de administração, fiscal e diretoria executiva para a eternidade do ramo crédito no país”, afirmou Giusti.

Desde 2009, o projeto OCB/DGRV vem sendo realizado com sucesso no estado da Bahia, com atividades de capacitação voltadas para a gestão e o desenvolvimento das cooperativas de crédito visando o seu fortalecimento e crescimento no mercado. 

Por Ascom/OCEB.

Confira as fotos:



Empregados de cooperativas associadas ao Sicoob Central BA participam de mais visitas do PROVI

September 26, 2017 14:21, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

provi-agosto-2017-2

Novos grupos de empregados da área de atendimento das cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA foram até Brasília/DF para participar do Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – SICOOB PROVI. As visitas aconteceram nos meses de agosto, no dia 17, e setembro, dia 15, onde na oportunidade conheceram as sedes do Centro Corporativo Sicoob (CCS) e do Bancoob.

O PROVI tem o objetivo de compartilhar com os visitantes a visão sistêmica, incentivando o sentimento de orgulho e pertencimento, além de reforçar a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.

A programação do intercâmbio seguiu a abordagem da visita que ocorreu em julho desse ano [veja notícia aqui], contando com a apresentação sobre as áreas e os pilares de atuação do Sicoob Confederação, além da atuação da Universidade Sicoob. Os participantes também puderam conhecer sobre o aparato e governança do Bancoob, os serviços oferecidos para as cooperativas e os aplicativos existentes.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA apoiou a realização dos três intercâmbios, que contou, ao todo, com mais de 130 participantes.

Esta ação contribui com o objetivo estratégico de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional e atende a um dos sete princípios do cooperativismo: educação, formação e informação.

Por ASCOM SESCOOP/BA

Confira fotos das últimas visitas: