Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Turma do GESCOOP de Salvador encerra seu último módulo

September 30, 2016 18:34, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-7519

Após 10 módulos e 7 meses de aula, os alunos da turma de Salvador do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP, participaram nos dias 29 e 30 de setembro do seu último módulo. Iniciada em março, a turma conta com 34 participantes que tiveram a oportunidade de conhecer e debater sobre temas voltados a gestão empresarial com foco nas cooperativas.

De acordo com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, o programa surgiu da necessidade de formar e capacitar o quadro gerencial e as lideranças das cooperativas baianas, ampliando o acesso às soluções de formação e qualificação profissional. Com carga horária total de 160h, os profissionais participantes trabalharam suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, voltadas para a gestão das cooperativas.

Vânia Oliveira, diretora administrativa da Cooliba, foi indicada a participar do curso pela presidência da cooperativa e, afirma que o conteúdo de todos os módulos foi bastante assertivo, principalmente quando aplicado no seu trabalho na cooperativa. “O curso me ajudou a abrir os horizontes sobre o papel do cooperativismo neste mercado competitivo, trazendo conteúdo de planejamento estratégico, financeiro, orientando-nos a como nos posicionarmos mercadologicamente”, pontua Vânia. 

A metodologia foi um dos pontos mais relevantes do curso para Ricardo Calsolari, cooperado e responsável pelo departamento técnico-comercial da COOINSP, o que possibilitou aos participantes a praticarem em sala de aula o conteúdo aprendido, além de trocar experiências. “O GESCOOP é um curso fundamental para todos os gestores, conselheiros e dirigentes das cooperativas, ao abordar tópicos atuais e relevantes para a gestão dos nossos negócios”, conclui Ricardo.

Além de Salvador, o Sescoop/BA também abriu turma do GESCOOP neste ano em Feira de Santana, que realizará seu último módulo nos dias 13 e 14 de outubro. 



Presidente da COOPMAC entrega carta do cooperativismo à candidatos

September 30, 2016 18:10, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20160929-wa0002

O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, Jaymilton Gusmão, entregou, esta semana, aos candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista, uma carta produzida pelo Sistema OCEB que ressalta a importância do cooperativismo legal no desenvolvimento dos municípios, e o apoio do Sistema às prefeituras e câmaras municipais.

O documento foi entregue pessoalmente aos candidatos por Jaymilton, que sinaliza ser este um grande passo para a construção do futuro do cooperativismo. “Todos os candidatos assinaram um documento se comprometendo a contratarem ou fazerem convênio apenas com cooperativas registradas e regulares com o Sistema OCEB. A COOPMAC se orgulha de fazer parte deste movimento, representando o setor agropecuário e defendendo as cooperativas da nossa cidade”, afirma o presidente.

De acordo com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, a carta entregue aos candidatos deixa a mensagem de que “a OCEB e o SESCOOP/BA, integrados funcionalmente ao Sistema OCB, estão à disposição dos poderes executivo e legislativo municipais para apoiar a formulação das leis específicas que incluam o cooperativismo como forma estratégica de desenvolvimento”.

A carta foi apresentada e encaminhada à todas as cooperativas durante a Reunião conjunta dos conselhos do Sistema OCEB, para serem entregues aos candidatos dos municípios onde elas estão inseridas.

Clique aqui para acessar o documento.

 



Sistema OCB e BCB lançam livro de boas práticas do cooperativismo de crédito

September 30, 2016 13:24, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

avatar-livro-cooperativismo

O Sistema OCB lançou no dia 29 de setembro o livro Cooperativismo de Crédito – Boas práticas no Brasil e no mundo. O lançamento ocorreu durante o 11º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que começou ontem, no Rio de Janeiro. O livro é o resultado de um projeto ousado de prospecção de boas práticas focadas no Ramo Crédito, iniciado pelo Sistema OCB em parceria com o Banco Central do Brasil, ainda em 2012.

A iniciativa culminou com a formação de um grupo de servidores do BCB e gestores cooperativistas, que ampliaram seu olhar sobre o universo das cooperativas de crédito, durante uma série de visitas técnicas realizadas no Brasil e, ainda, na Alemanha, França, Holanda e Canadá.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a parceria do Banco Central foi fundamental para alcançar os objetivos do projeto. Segundo ele, a quantidade de horas investidas em conhecer a realidade e a rotina das cooperativas equivale a quase um MBA, mas com um caráter informal. Na avaliação do presidente, a ideia precisa se repetir.

“Nossa satisfação com esse projeto é tanta que queremos ampliá-lo aos outros ramos do cooperativismo. O objetivo, claro, é disseminar o máximo de conhecimento sobre o nosso modelo de negócio e suas particularidades, para que as pessoas compreender, de fato, as especificidades e o imenso potencial transformador do cooperativismo”, argumenta Márcio Freitas, informando que, atualmente, está em andamento uma nova edição do projeto Conhecer para Cooperar, com foco no Ramo Agropecuário.

BANCO CENTRAL – Luiz Edson Feltrim, diretor de administração do Banco Central do Brasil, ressaltou a relevância de conhecer o cooperativismo na prática, visando compreender suas especificidades, conhecendo as estruturas no Brasil e modelos de sucesso em outros países. Segundo ele, o projeto de prospecção de boas práticas surgiu da preocupação do ente regulador em garantir que os novos profissionais da instituição conhecessem o setor cooperativista, permitindo assim uma atuação ainda mais efetiva.

DONWLOAD – Para ter acesso ao livro, clique aqui.

(Fonte: OCB) 



Cooperativas educacionais baianas se reúnem para debater novos projetos

September 26, 2016 17:32, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20160926-wa0006

O Encontro das Cooperativas do Ramo Educacional, realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, contou este ano com a parceria especial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia – Sebrae BA. O evento foi realizado no dia 22 de setembro, com a presença de 25 participantes, representando 12 cooperativas educacionais baianas, cujo objetivo foi alinhar as especificidades da Sociedade Cooperativa, bem como contribuir para o processo de desenvolvimento, profissionalização da governança e aumento da competitividade desses empreendimentos.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio e pela representante do ramo educacional, Sra. Alaerte Aronia, que ressaltaram a importância do encontro para oportunidade de trocar experiências e de conhecerem o Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE, apresentado pelo Diretor Técnico do Sebrae, Sr. Lauro Ramos com a participação da gerente e analista da Unidade de Capacitação Empreendedora do Sebrae BA, Sras. Flávia Goroni e Janaina Neves, respectivamente. O programa é voltado para potenciais empreendedores, ministrando conteúdos de empreendedorismo, levando os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida.

O PNEE, é aplicado a jovens estudantes desde o ensino fundamental até o médio, e mostrou para as cooperativas o quanto elas podem ajudar no desenvolvimento dos seus alunos e, consequentemente, do cooperativismo.  “O Sebrae sempre foi um apoiador do movimento cooperativista, e a nossa aproximação é natural com o Sistema Oceb. Estamos extremamente gratos em poder participar de um evento como este, onde as cooperativas educacionais baianas estão reunidas, e mostrar o nosso projeto, contribuindo para o crescimento destas escolas”, afirma Flávia Goroni, gerente do Sebrae BA.

Hoje, a Cooperativas Educacional de Pé de Serra - Coopeps, é a pioneira na implementação deste projeto, além de duas cooperativas em processo de implementação: a Cooperativas Educacional de Porto Seguro – Cooeps, e a Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc. Para Sheila Souza Mendes, diretora financeira e secretária da Coopeps, o evento foi bastante proveitoso, abrindo espaço para que todas as cooperativas do Ramo Educacional compartilhassem anseios e experiências entre elas.

Na oportunidade, a Coopeps apresentou aos presentes sua experiência com o programa do Sebrae, reforçando a importância do empreendedorismo para o crescimento dos estudantes. “O programa ajudou nossos alunos a associar a realidade que eles vivem com o empreendedorismo, fazendo-os vivenciar e planejar um negócio, o que acaba influenciando de forma positiva no seu aprendizado escolar”, sinaliza Sheila.

Na opinião de Edlânia Gomes, diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, este encontro proporcionado pelo Sistema Oceb, é uma oportunidade das cooperativas educacionais se unirem e que, ao trocar experiências e anseios, encontrem o seu diferencial, buscando juntos o seu espaço no mercado. 



V Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais é realizada em Eunápolis

September 26, 2016 14:43, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20160919-wa0038

O mês de setembro é um período de celebração para as cooperativas educacionais baianas. É neste mês que elas se reúnem para realizar as Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais, onde os alunos do ensino fundamental e médio se reúnem para competir em diversas modalidades. Este ano as olimpíadas estão em sua V edição, onde foram sediadas pela Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, nos dias 15, 16 e 17, contando com cerca de 1.500 pessoas durante os três dias, entre atletas, alunos, familiares e professores.

Poucos fenômenos sociais têm tanta inserção na sociedade quanto os esportes, e é por isso que o Sescoop/BA apoia este projeto, pois, acredita que a prática esportiva possui potencial integrativo, de comunhão, pertencimento, congregando pessoas em torno de si, além de fomentar a formação de valores e conduta entre todos os presentes. Para o diretor da Cooeduc, Adilson Correia, o evento é um momento fundamental para as cooperativas experienciarem a intercooperação, o intercâmbio cultural e esportivo entre as cooperativas educacionais.

Os alunos foram divididos entre as categorias sub 15 (menores de 15 anos) e sub 17 (menores de 17 anos), nas seguintes modalidades: futsal, handebol, basquete, voleibol e atletismo. Soraya Pedrosa foi uma das muitas mães que acompanharam seus filhos durante as olimpíadas. Mãe de dois alunos da Cooeduc, Soraya afirma que “os jogos são uma importante atividade para o desenvolvimento dos alunos. Percebi na animação dos meus filhos, o quanto esta integração com os alunos de outros colégios, e as atividades desenvolvidas, estavam fazendo com que se sentissem empolgados durante os jogos”.

Além das cinco cooperativas educacionais baianas (Cooeduc – Eunápolis, Coperil - Irecê; Cooeps - Porto Seguro, Coopeb – Barreiras, Ectef - Teixeira de Freitas), foram convidadas outras cinco escolas da cidade para participar da atividade, sendo elas: O Colégio Estadual Monte Pascoal, Escola Modelo Municipal Antonio Batista, IFBA - Instituto Federal, o Colégio Estadual Eloyna Barradas e a Escola Municipal Gabriel José Pereira.

A intercoperação entre as escolas, possibilitando aos alunos conhecerem novas pessoas e situações, é um dos pontos que chama mais atenção do evento, como sinaliza a aluna do 2º ano do ensino médio da Coeps, Geovana Campista. “Este projeto estimula os alunos a praticarem esporte, motivando e incentivando a integração entre os estudantes das escolas participantes”.