Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Profissionais de secretariado são homenageados em evento realizado pelo Sescoop Bahia

September 30, 2011 0:00, by Colivre.net - 44 comments

Palestras, atividades físicas, dicas de saúde e de beleza marcaram o Workshop das Secretárias realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA, no dia 30 de setembro, em comemoração ao dia dos profissionais de secretariado que contribuem diariamente para o crescimento das cooperativas na busca do bem comum.
Após credenciamento e café da manhã, os participantes foram recepcionados pela Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia, Jussiara Lessa.

Impossibilitado de comparecer ao Workshop por questões de saúde, o presidente do Sescoop Bahia, Cergio Tecchio, enviou uma mensagem de boas vindas aos participantes do evento onde ressaltou a importância da capacitação profissional para a administração correta das cooperativas. “A função da secretária ou secretário é muito importante, pois muitas vezes é este profissional quem agiliza as informações entre a diretoria e o corpo funcional da cooperativa e faz o papel de relações com outras instituições”, completou Tecchio.

O novo papel do profissional de secretariado foi discutido durante o curso “Secretária conectada ao futuro”, ministrado por Carla Galo, especialista em desenvolvimento de talentos humanos e gestão de negócios e autora do livro “Sucesso de A à Z – Vocabulário dos Vencedores”.

Em entrevista, minutos antes de sua apresentação, Carla revelou que qualquer profissional precisa desenvolver o chamado CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. No entanto, os profissionais de secretariado que trabalham nas cooperativas precisam de algo mais. “Eles precisam conhecer a história do cooperativismo, sua doutrina, seus princípios, precisam ter o espírito cooperativista”, ressaltou a palestrante.

A qualidade de vida foi tema da palestra “Alertil – Solução Concetrada de Q.V. (Qualidade de Vida)”, apresentada por Carlos Augusto de Carvalho, fisioterapeuta e educador físico, especialista em preparação física de sedentários.

Assuntos como motivação, marketing pessoal e trabalho em equipe foram abordados durante a palestra motivacional “A Vida É Um Show!”, ministrada por Diogo Francischini, diretor executivo regional da RE/MAX e autor do livro “Talentos em Vendas: Como Liderar e Gerenciar Campeões”. No final da tarde, os presentes receberam orientações da Natura sobre cuidados com a pele, maquiagem e ganharam brindes.
Os participantes saíram do evento com muita vontade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “De forma simples, as palestras nos empolgam, fizemos até exercícios! O mais importante é que estes eventos fazem com que a gente saia do escritório, conheça outras pessoas e volte com a cabeça cheia de boas idéias!”, ressaltou Terezinha Santos, da UNIFISIO.

Para Fernando Andrade, Diretor administrativo da Digitaxi, que participou pela primeira vez de um evento organizado pelo Sescoop Bahia, os conteúdos abordados estavam em sintonia com sua vivência na cooperativa já que a realidade cooperativista é diferente de uma empresa comum.

Para Eliana de Deus, colaboradora do Sicoob Central Bahia, além de uma oportunidade de comemorar o dia da secretária, o evento foi uma maneira de reunir conhecimentos que podem ser levados para o dia-a-dia do trabalho, aprimorando o atendimento ao público interno e externo e o desempenho das demais atividades inerentes à profissão.



Cooperativas do Ramo Educacional participam de Programa desenvolvido pelo Sescoop Bahia

September 30, 2011 0:00, by Colivre.net - 22 comments

Aumentar a competitividade das cooperativas educacionais no mercado é um dos objetivos de Programa oferecido pelo Sescoop Bahia

Através do Programa de Desenvolvimento das Cooperativas do Ramo Educacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - SESCOOP/BA iniciou, no último dia 30 de setembro, a capacitação de gestores e diretores pedagógicos das escolas cooperativas com o objetivo de torná-las mais competitivas no mercado, além de atender às demandas e necessidades das instituições, professores, pais e alunos.

O Programa está sendo ministrado pelos consultores Marília Falcão, especialista em Diagnósticos e Planos de Ação Empresarial, e Aldir Parisi, pós-graduado em Marketing. A capacitação, composta por 11 módulos, é fruto do planejamento estratégico do Ramo Educacional realizado em novembro do ano passado. “O curso foi planejado a partir das demandas apresentadas pelos professores e diretores”, ressalta Marília.

As escolas precisam ser pensadas também como negócio para acompanhar as mudanças da sociedade. “Através do programa vamos mostrar como as cooperativas podem trabalhar com criatividade para atender às demandas do seu público e ganhar espaço no mercado educacional”, aborda Marília.

Os participantes terão acesso a produtos e serviços que possibilitarão inovar no seu negócio e continuar oferecendo educação comprometida e de qualidade. “Vamos mostrar, por exemplo, como a ferramenta Business Model Generation, muito utilizada nos Estados Unidos, pode ser aplicada na atividade educacional”, revela Parisi.

Para Elizegina Luiz da Silva, representante da Cooperativa Educacional de Sobradinho – COES, os assuntos que serão abordados durante a capacitação contemplam as necessidades do seu dia a dia. “Os conhecimentos adquiridos aqui serão levados para as outras pessoas que também fazem parte da cooperativa”, completa.

“Não vejo a educação de forma limitada, ela é um grande negócio que precisa ser desenvolvido. Neste contexto, o grande desafio é fazer com que as pessoas entendam isso e trabalhe no sentido de atender à demanda do mercado”, explica Menezes, da Cooperativa Educacional de Salinas de Margarida – COOPESAL.