Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Autogestão e monitoramento no Paraná é tema de palestra

September 23, 2016 19:36, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc09656

O gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop paranaense, Gerson Lauermann, proferiu palestra em Salvador, nesta sexta-feira (23), para os conselheiros da OCEB e do SESCOOP/BA, além de gestores das duas casas. A OCEPAR, entidade de representação cooperativista no Paraná, é referência nacional em metodologias de gestão e de monitoramento de cooperativas, o que ajuda a explicar a robustez do cooperativismo e seu papel estratégico no desenvolvimento econômico do estado.



Sistema OCEB discute prioridades do cooperativismo na Bahia

September 23, 2016 19:34, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc09617

Os integrantes dos conselhos da OCEB e do SESCOOP/BA se reuniram nesta sexta-feira (23) para conhecer e debater as prioridades do cooperativismo baiano. O ponto de partida foi uma pesquisa de opinião realizada com os participantes do Lidercoop – série de encontros regionais com presidentes e outras lideranças cooperativistas, realizada em Luís Eduardo Magalhães, Irecê, Itabuna, Vitoria da Conquista, Feira de Santana e Salvador.

A sessão conjunta é ato contínuo de uma importante experiência de comunicação com as cooperativas que estão na base do sistema – o Lidercoop - na medida em que os conselheiros param para ouvir o que as lideranças têm a dizer. De acordo com Alaerte Arônia, Conselheira do ramo educacional da OCEB, “chamou a atenção o papel da escuta no cooperativismo”. Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, os resultados dessa reflexão se destinam a influenciar o planejamento estratégico e serão compartilhados, de forma mais ampla, no evento de alinhamento estratégico realizado no fim de ano.



Sicoob Central BA comemora 28 anos

September 22, 2016 20:35, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc00795

A maior central de cooperativas de crédito do Brasil comemorou, no último dia 20 de setembro, 28 anos de presença na Bahia.  O Sicoob Central BA, que hoje reúne 13 cooperativas singulares e beneficia cerca de 121 mil cooperados em todo o estado, movimenta mais de R$ 700 milhões em ativos (2015) e, com isso, vem ocupando papel de destaque como agente de desenvolvimento econômico e social nas diversas regiões onde atua.

Em comemoração ao aniversário, um evento interno mensal denominado Infosicoob, que normalmente convida um funcionário da Central para falar sobre um assunto de seu domínio e que possa ser do interesse dos demais, ganhou um toque especial: o convidado a falar foi um ex-diretor e hoje assessor do Conselho de Administração, que deu uma contribuição muito importante para a consolidação do Sicoob na Bahia. Trata-se do hoje presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.

Para o presidente, se o cooperativismo de crédito tem papel altamente destacado no desenvolvimento do estado da Bahia, o Sicoob tem, por sua vez, importância equivalente para o cooperativismo de crédito baiano. Não só por ser o maior sistema do ramo, mas por ter construído uma trajetória marcada pelo rigor no cumprimento das regras do sistema financeiro nacional, pela sua solidez e pela confiança que goza perante a sociedade. Como depoimento pessoal, Tecchio afirmou em sua palestra: “Venho participando há mais de 21 anos do cooperativismo na Bahia, em especial do Ramo crédito, e o que mais me estimulou todo esse tempo foi a possibilidade de ser útil aos milhares de cooperados espalhados por toda a Bahia”. Ao final, um café da manhã comemorativo foi servido aos presentes.

*Com informações do Sicoob Central BA



Jovens participam de aula prática com presidentes de cooperativas

September 22, 2016 13:50, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20160903-wa0034

Os participantes do programa JovemCoop, oferecido pelo Sescoop/BA, participaram em agosto e setembro de uma aula especial com presidentes de cooperativas reconhecidas no mercado, que trouxeram para sala de aula sua vivência no cooperativismo e aplicaram, junto com os alunos, uma atividade que ajudou a desenvolver a prática da gestão cooperativista. 

O Programa JovemCoop está na fase do módulo intitulado “Visita 1”, que tem como propósito convidar um diretor de uma cooperativa para compartilhar sua trajetória e suas experiências dentro do sistema cooperativista. Para esta etapa, foram convidados o Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – Coopmac, Sr. Jaymilton Gusmão e o Diretor Geral do Sicoob Coopere, Sr. Ranúsio Cunha. 

Durante a aula, os convidados explanaram sobre a sua trajetória e papel dentro da cooperativa desde sua criação, as dificuldades encontradas, a superação destas, seu amadurecimento e fortalecimento da instituição, esclarecendo os alunos sobre os cenários que podem vir a enfrentar e como superá-los. Jaymilton Gusmão buscou destacar os valores cooperativistas que norteiam a Coopmac, como transparência, gestão eficiente, comprometimento e capacitação contínua da diretoria, cooperados e colaboradores. “Essa oportunidade de apresentar o módulo, serviu também para motivar os alunos a enxergarem novas oportunidades no cooperativismo, além de levá-los a uma reflexão de que podemos e devemos consolidar o cooperativismo como agente transformador da nossa sociedade”, afirma Gusmão. 

No segundo momento do módulo, foram apresentadas aos alunos ferramentas para o desenvolvimento de trabalho em equipe, como o CANVAS, orientando-os a fazerem um projeto para ser apresentado em sala de aula. Para Ranúsio Cunha, a atividade foi bastante proveitosa, sendo ressaltada aos participantes a importância da intercooperação, trazendo para a sala de aula uma referência do cooperativismo, no intuito de despertar a inspiração e o exemplo para os jovens.

Aline Borges, analista do Sicoob Credcoop, uma das participantes do Jovemcoop, afirma que este módulo a instigou a buscar mais conhecimento e por em prática o que vem aprendendo ao longo do programa. “A vivência do diretor convidado, somada à prática da metodologia CANVAS, nos despertou para a importância de planejamentos práticos e flexíveis, que nos permite melhor visualizar o que foi planejado por meio de seus quadros e colabora na percepção das melhorias que podem ser implantadas, por meio da força que o cooperativismo tem”, conclui Aline.  

JovemCoop 

O objetivo do programa JovemCoop é proporcionar aos jovens, experiências que contribuam para seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, fortalecimento da doutrina cooperativista, do envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na cooperativa, com vistas às diretrizes metodológicas do Programa Juventude Cooperativista. 

O programa foi solicitado pelas cooperativas Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul, Sicoob Credconquista, Sicoob Credcoop e Coopmac (estas três últimas cooperativas demandaram juntas uma turma) para que fossem implementados nas seguintes cidades respectivamente: Valente, Pintadas, Gandu, Cruz das Almas e Vitória da Conquista. 



Sescoop/BA prorroga prazo de inscrições e retifica comunicado para processo seletivo

September 21, 2016 20:20, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

marca-sescoop

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA prorrogou as inscrições para seu processo seletivo 2016. Os candidatos terão até o dia 10 de outubro de 2016 para efetuar sua inscrição.

A seleção é para os cargos de analista (destinado a profissionais de nível superior completo em qualquer área), analista contador (para profissionais de Contabilidade), analista decomunicação (para profissionais de Comunicação Social) e analista jurídico (para advogado).

Clique aqui para visualizar o comunicado.