Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Cooperativas baianas participam de capacitação sobre Governança Cooperativista

August 18, 2015 11:25, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20150810-141426308

Realizado nos dias 10 e 11 de agosto de 2015, o curso “Governança Cooperativista – do papel à prática”, exclusivo das cooperativas de crédito, reuniu cerca de 50 participantes na capital baiana, representando 17 cooperativas do Estado. O treinamento foi fruto da parceria entre o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), que vem realizado treinamentos em todo o Brasil, através da parceria com a OCB - organização das Cooperativas Brasileiras. O curso contou com a presença do presidente da OCEB, Cergio Tecchio, e da gerente técnica do Banco Central do Brasil, Romina Ferreira. O consultor Sílvio Giusti conduziu a capacitação, expandindo o entendimento sobre os benefícios das boas práticas de governança, reforçando as bases de sustentação das principais estruturas e elementos que configuram a gestão. “A governança tem um papel de relevância para qualquer empresa, e nas cooperativas de crédito não é diferente. Elas estão inseridas no mercado financeiro nacional extremamente competitivo, e com o objetivo de ampliar sua participação. Um dos aspectos que pode levar ao crescimento destas cooperativas, é o investimento nesta área”, afirmou o consultor. Durante os dois dias de capacitação, foi estudado o conceito de governança, abordando situações do cotidiano das cooperativas, apresentando também a pesquisa do banco central sobre governança nas cooperativas de crédito, identificando possíveis conflitos e analisando prováveis alternativas de solução. Para Matthias Knoch, representante da Confederação Alemã de Cooperativas no Brasil, um dos objetivos deste curso é promover o diálogo com o Banco Central e as cooperativas de crédito, assim como uma troca de experiências entre as cooperativas alemãs e brasileiras, tornando-as capazes de se posicionar na atuação conjuntura econômica e política do país. Osvaldo Ribeiro, diretor geral do Sicoob Cred Executivo, foi um dos participantes da capacitação, ressaltando ser um momento importante para as lideranças cooperativistas do Estado e uma oportunidade para a integração entre os cooperados. “Desde 2012 a nossa cooperativa já havia implantado a governança em nossa instituição, por isso temos conhecimento da sua importância na gestão de um empreendimento, mas a troca de conhecimentos e experiências nesse evento, com certeza irá contribuir para aprimorarmos ainda mais os instrumentos de gestão e controle da nossa cooperativa”, concluiu Ribeiro.

Sescoop/BA promove curso de Grafodocumentoscopia

August 17, 2015 17:10, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

01

Cerca de 30 funcionários da Unicred Salvador, Unicred Feira de Santana e Unicred Vitória da Conquista, participaram no dia 01 de agosto de 2015, do curso de Grafodocumentocospia oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA. O curso apresentou carga horária de 8h, ministrada pela perita em documentoscopia, Adriana Queiroz. Durante a atividade, os participantes puderam compreender as principais técnicas utilizadas nos exames de documentos públicos e privados, especificamente na identificação de fraudes, conferências de assinaturas, reconhecimentos de documentos de segurança e impressão digital. A perita Adriana Queiroz ressalta que o uso de recursos tecnológicos vem proporcionando um vertiginoso crescimento nas fraudes em documentos utilizados em operações comerciais. “Somente conhecendo os elementos de segurança e as técnicas de reconhecimento, bem como os aspectos relacionados à Grafoscopia para identificação da escrita, se pode combater e eliminar os prejuízos causados por este tipo de crime”, concluiu Queiroz. Para Vinícius Gonçalves, caixa da Unicred Bahia, a dinâmica do treinamento de trazer modelos de documentos, assinaturas, análise de cédulas, formação de assinaturas e caligrafias, foi o ponto principal da atividade. “O curso foi bastante pertinente à minha área de atuação, principalmente no que tange à conferência de documentos (RG, CNH, CERTIDÕES), quanto na identificação de cédulas falsas e cheques fraldados”, afirmou Vinícius.

Sescoop/BA promove curso de Grafodocumentocospia

August 17, 2015 17:10, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Cerca de 30 funcionários da Unicred Salvador, Unicred Feira de Santana e Unicred Vitória da Conquista, participaram no dia 01 de agosto de 2015, do curso de Grafodocumentocospia oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA. O curso apresentou carga horária de 8h, ministrada pela perita em documentoscopia, Adriana Queiroz. Durante a atividade, os participantes puderam compreender as principais técnicas utilizadas nos exames de documentos públicos e privados, especificamente na identificação de fraudes, conferências de assinaturas, reconhecimentos de documentos de segurança e impressão digital.

A perita Adriana Queiroz ressalta que o uso de recursos tecnológicos vem proporcionando um vertiginoso crescimento nas fraudes em documentos utilizados em operações comerciais. “Somente conhecendo os elementos de segurança e as técnicas de reconhecimento, bem como os aspectos relacionados à Grafoscopia para identificação da escrita, se pode combater e eliminar os prejuízos causados por este tipo de crime”, concluiu Queiroz.

Para Vinícius Gonçalves, caixa da Unicred Bahia, a dinâmica do treinamento de trazer modelos de documentos, assinaturas, análise de cédulas, formação de assinaturas e caligrafias, foi o ponto principal da atividade. “O curso foi bastante pertinente à minha área de atuação, principalmente no que tange à conferência de documentos (RG, CNH, CERTIDÕES), quanto na identificação de cédulas falsas e cheques fraldados”, afirmou Vinícius.



Sistema OCEB leva o Encontro de Presidentes à Região Sul da Bahia

August 14, 2015 20:32, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

O Encontro Regional de Presidentes das Cooperativas Baianas 2015 chega ao seu penúltimo evento de 2015, que aconteceu nesta sexta-feira (14 de agosto), em Eunápolis, localizada a 651 km da capital baiana, com o objetivo de atender e escutar as Cooperativas da Região Extremo Sul da Bahia. A programação do evento contou com a apresentação da Consultora Marília Falcão ministrando a palestra intitulada “Acesso a mercados para cooperativas”, falando sobre a importância do papel das cooperativas no mercado, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido nos encontros anteriores desta edição de 2015.

O evento continuou com a apresentação das ações e planejamento estratégico do Sistema OCEB, pelo Presidente do Sistema, Cergio Tecchio, que também apresentou a situação atual das cooperativas da região.Para a Presidente da COOEDUC Eunápolis, Josefa Libório, “É de extrema importância, principalmente se tratando nossa cooperativa ser do ramo educacional, participar deste evento, porque passamos muito tempo alheios e, depois da entrada do Sr. Cergio, nós nos sentimos cuidados e acolhidos e hoje entendemos como funciona o Sistema OCEB e sabemos do seu potencial.”.

O Encontro teve a presença de 12 representantes das cooperativas COOABRIEL, COOEDUC, COOPES, COOPERDESCO, SICOOB COSTA DO DESCOBRIMENTO e SICOOB EXTREMO SUL que participaram da dinâmica onde demandaram novas ações para o Sistema OCEB em 2016. Para Cosme Lima, Diretor Geral do Sicoob Costa do Descobrimento, o evento é muito importante, tanto pelo deslocamento do Sistema OCEB até as regiões, atendendo a dificuldade do translado até a capital, pois, por muitas vezes, inviabiliza a participação dos mesmos, quanto pela relevância do conteúdo tratado nas palestras.



Aula show prepara alunos das Cooperativas Educacionais para o Enem

August 7, 2015 19:37, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, está promovendo uma série de aulas show em cooperativas de educação na Bahia, preparando os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As Aulas Show acontecerão em cinco cooperativas no interior da Bahia, são elas: Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – COPERIL, Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB, Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, Cooperativa Educacional Pé de Serra – COOPEPS e Cooperativa Educacional de Sobradinho – COES. A professora convidada para ministrar as aulas, Káthya Souza, é formada em letras e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Durante o encontro, Káthya utiliza de vídeos, trabalhos em grupos e apresentações teatrais, tudo para deixar a aula mais dinâmica para os alunos.

A aula irá comtemplar as disciplinas com maior peso nas provas como interpretação de texto, literatura, redação e português, e são limitadas aos alunos do 3º ano do ensino médio de cooperativas educacionais. De acordo com a analista do Sescoop/BA, Fernanda Fontes, esta ação já é realizada há sete anos, “Nosso objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância da educação para o ser humano e para a sua trajetória estudantil, ofertando, através da aula show, uma oportunidade de preparação para o vestibular”.

Confira abaixo o cronograma das Aulas Show:

COOPERATIVA

CIDADE

DATA

COPERIL - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê

Irecê

29/07/2015

COOPEB - Cooperativa Educacional de Barreiras

Barreiras

21/08/2015

CETEF - Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas

09/09/2015

COOPEPS - Cooperativa Educacional Pé de Serra

Pé de Serra

18/09/2015

COES - Cooperativa Educacional de Sobradinho

Sobradinho

26/09/2015