Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

OCEB participará da XII Convenção de Contabilidade da Bahia

August 25, 2015 11:51, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

ccb

Com o lema “Contabilidade – Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”, a cidade de Vitória da Conquista sediará a XII Edição da Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia, considerado o maior evento da classe contábil baiana, entre os dias 26 e 28 de agosto. O evento tem como objetivo promover a integração da classe, realizando concurso de trabalhos científicos no intuito de elevar a produção científica nacional, além de apresentar palestras, painéis, entre outros, com temas atuais e de relevância para a classe contábil brasileira. O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, no intuito de aproximar-se da classe contábil, levando informações necessárias e prestando apoio aos profissionais contábeis para o bom desempenho da contabilidade cooperativista, é uma das organizações parceiras do evento, que contará com um stand durante os três dias da convenção. Nele, os participantes (estudantes, contadores, técnicos, publico em geral) poderão aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre a contabilidade cooperativista, entendendo as suas especificidades, sendo orientados em como proceder de forma correta nestes casos. “Além das peculiaridades da contabilidade cooperativista, também apresentaremos informações importantes sobre o Sistema OCEB, o cooperativismo e seus princípios, e a importância do registro das cooperativas na OCEB”, explica Márcio Silva, Contador e Supervisor Administrativo da OCEB. A 12ª edição da Convenção é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia e do Conselho Federal de Contabilidade.

Atendimento com Foco em Pessoa Jurídica é tema de curso voltado para cooperativas do Sicoob Central BA

August 24, 2015 20:28, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20150814-wa0000

Funcionários das cooperativas vinculadas ao Sicoob Central BA participaram no dia 13 e 14 de agosto de 2015 do primeiro módulo do curso de Atendimento com Foco em Pessoa Jurídica, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA. O objetivo do curso é desenvolver nos profissionais que atuam com vendas dos produtos e serviços para o público de Pessoa Jurídica, o conhecimento técnico sobre os produtos e habilidade para atendimento, negociação, comunicação e análise de perfil de clientes, O treinamento foi realizado em Salvador/BA pelos instrutores Carlos Eduardo Rodrigues Garcia, especialista em Gestão e Liderança, e por Lauro Barbosa de Souza, mestre em administração e especialista em finanças empresariais, contando com a presença de 30 participantes de 14 cooperativas do Ramo. As aulas do módulo II serão realizadas nos dias 17 e 18 de setembro, totalizando 32 horas de curso. De acordo com Antonio Mota, analista de relacionamento do Sicoob Cred Executivo, os facilitadores demonstraram um domínio pleno do conteúdo, transmitindo as informações com facilidade de clareza, atendendo as expectativas dos participantes. “O curso com certeza ajudará bastante no meu trabalho, pois, conseguimos trazer para nossa realidade prática, os conceitos e técnicas abordados. Acredito que o segundo módulo repetirá o êxito do primeiro”, afirma o analista. Para mais informações sobre o curso acesse: http://www.bahiacooperativo.coop.br/eventos/curso-de-atendimento-com-foco-em-pessoa-juridica

Notas e cupons fiscais arrecadados na celebração do Dia C da Coperil são entregues ao Hospital Aristides Maltez

August 24, 2015 12:30, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20150818-wa0001

A Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – COPERIL, em parceira com o Sistema OCEB, conseguiu arrecadar cerca de 273.800 notas e cupons fiscais em sua ação voluntária do Dia de Cooperar, Dia C, na região. A celebração foi realizada no dia 1º de agosto e, os cupons fiscais foram doados entre as instituições beneficiadas pelo evento, como o Hospital Aristides Maltez, o Ministério de Restauração Maanaim, Associação de Pais e Amigos de Especiais – APAE, a Associação Beneficente ao Ancião de Irecê – ABAI – e a Creche Escola Lioness, arrecadando também material de higiene pessoal, limpeza, calçados, roupas, brinquedos, livros e alimentos não-perecíveis. A entrega das notas fiscais no Hospital Aristidez Maltez foi feita na manhã do dia 18 de agosto de 2015 por Geisa Félix, analista do Sescoop/BA, André Felipe, analista de comunicação da OCEB e Rute Costa, secretária executiva da OCEB. Elizete Esmeraldo gerente do Setor Pessoal do Hospital Aristides Maltez, ressalta que as notas fiscais arrecadadas têm um valor imensurável para a instituição, que funciona como uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, visando à assistência de pacientes carentes. “Os cupons arrecadados nos beneficia de diversas formas na otimização de assistência aos pacientes, na atualização tecnológica com aquisição de equipamento hospitalar como: Monitores; ventiladores, carro de anestesia, além de medicamentos quimioterápicos”, ressaltou Elizete. De acordo com a presidente da COPERIL, Alaerte Aronia, a campanha de arrecadação de cupons fiscais passou a ser uma campanha permanente na cooperativa, sendo dividida para todas as instituições beneficiadas pelo projeto. “Esta ação é extremamente relevante não apenas a entrega de um cupom para uma entidade, mas o despertar da consciência nas pessoas e principalmente nos nossos alunos que estão na faixa etária de 02 a 17 anos que já sabem da importância dessa campanha e assim se preocupam em guardar o cupom após uma compra e não mais simplesmente jogar no lixo”, concluiu a presidente. A campanha “Sua Nota é um Show de Solidariedade” é uma campanha do Governo Federal que transforma os cupons fiscais em moeda que possibilita a compra de materiais para construção, material de limpeza e equipamentos para as entidades conveniadas, sendo acompanhado através de prestação de contas comprovada com notas fiscais.

Feira de Santana recebeu o último Encontro Regional de Presidentes de 2015

August 21, 2015 20:06, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

dsc06486

O Encontro Regional de Presidentes das Cooperativas Baianas 2015 chegou ao seu último evento, nesta sexta-feira (21 de agosto), em Feira de Santana – Região Portal e Sertão –, localizada a 116 km da capital, em Feira de Santana O Presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, juntamente com o Superintendente, José Alberto Batista, e o Analista de Comunicação da OCEB, André Felipe Oliveira, escutaram atentamente as solicitações e necessidades das cooperativas da região. A programação contou com a abertura do Presidente do Sistema OCEB dando as boas-vindas aos participantes e apresentando a consultora Marília Falcão, que deu prosseguimento com a palestra “Acesso a mercados para cooperativas”, apresentando a importância do papel das cooperativas no mercado. Cergio Tecchio apresentou as ações em andamento e já desenvolvidas e o planejamento estratégico do Sistema OCEB, além de também apresentar a situação atual das cooperativas da região. “As cooperativas desta região vem buscando modernizar sua gestão para ficar cada vez mais competitivas e preparadas para o mercado. ” disse Tecchio. Para finalizar a programação, foi realizada uma dinâmica em grupo para discutir e depois apresentar demandas para o Sistema OCEB. “Valeu a pena a participação da cooperativa no evento, pois nós nunca havíamos participado. Além disso, tanto a palestra da consultora quanto a do Cergio foram muito boas e esclarecedoras. ” disse Arleide Firmino, Presidente da COOPEX – Cooperativa Educacional de Xingó. O último Encontro Regional de Presidentes das Cooperativas Baianas 2015 bateu o recorde de participantes, sendo o total de 63 presentes representando 28 cooperativas da região. Para Ana Paula Souza, participar deste encontro com a diversidade de ramos que esteve presente foi de suma importância, pois serviu como motivador para aprimorar o aprendizado, além de sair um pouco da rotina trabalhando a intercooperação.

Presidente da OCEB participa do I Simpósio da Cacauicultura Baiana

August 20, 2015 17:11, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

popup

Produzido pela Cooperativa Agrícola Gandu (Coopag), o I Simpósio da Cacauicultura Baiana, realizado nos idas 12 e 13 de agosto de 2015, reuniu profissionais do segmento cacaueiro de todo o Estado para difundir o conhecimento técnico acessível ao produtor de cacau. Este encontro destina-se aos produtores rurais, técnicos, pesquisadores, representantes de entidades públicas e privadas, vinculadas à cadeira produtiva do cacau no Estado da Bahia, especialmente em Gandu e região. Durante o simpósio, cerca de 800 participantes realizaram visitas de campo em propriedades rurais que estão adotando boas práticas agrícolas na produção cacaueira e participaram de um ciclo de palestras técnicas com profissionais do segmento cacaueiro, dentre elas a do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia – OCEB, Cergio Tecchio. Dentre os assuntos abordados durante o simpósio, Cergio Tecchio apresentou uma palestra sobre “Governança e gestão”, abordando o cooperativismo como forma de organização e gestão para os produtores, seus princípios e valores e modelo de organização que inclui os produtores com igualdade e melhoria da renda. “Os produtores de cacau podem obter uma maior rentabilidade da produção com a melhoria da produtividade e gestão de seus negócios. É importante mostrar que o cooperativismo é uma forma viável e justa para que os produtores de cacau, e outras culturas, se unam e obtenham maior renda e melhoria na qualidade de vida”, concluiu Tecchio. De acordo com Ana Paula Souza Silva, presidente da Coopag, a proposta do Simpósio foi abranger todo tipo de publico com diversidade de temas, agregando num só lugar produtores de diversas regiões que trocam experiências. Desta forma, espera-se aumentar a produtividade da lavoura cacaueira, melhorando a qualidade da produção e incremento da rentabilidade do agricultor, contribuindo ara um desenvolvimento rural sustentável da cacaicultura. “Um evento desse porte também fortalece nossa instituição, mostrando que cooperativismo na Bahia e em Gandu, pode dar certo. A participação de Cergio Techio nos representou todas as cooperativas, muito maior que Coopag, incentivando o surgimento de novas cooperativas, fortalecendo as existentes e orientando as que estão caminhando sem o devido registro”, ressalta a presidente.