Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Líderes cooperativistas de Salvador e Região Metropolitana participam do Direcoop 2017

July 25, 2017 12:30, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

direcoop-ssa-03-apresentacao

Profissionalizar a gestão para tornar o cooperativismo baiano cada vez mais forte é um dos objetivos do Sistema OCEB, que tem desenvolvido ações com foco no aprimoramento da gestão das cooperativas do estado. No âmbito regional, o Encontro de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop se destaca em mais um ano. Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, o ciclo do Direcoop deu continuidade em Salvador, no dia 21 de julho, possibilitando a intercooperação e a troca de experiências entre líderes cooperativistas de Salvador e Região Metropolitana.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, juntamente com os conselheiros da OCEB, Jair Romualdo de Oliveira e Raquel Joquebede, que deram as boas-vindas aos participantes. Tecchio ressaltou que o evento é oportuno para refletir sobre o sistema cooperativista baiano e a importância de estimular as cooperativas a melhorarem sua gestão e ampliarem seu acesso ao mercado. 

Em seguida, Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ministrou a palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, destacando a necessidade das cooperativas realizarem seus planejamentos estratégicos e investirem em mudanças nas áreas digital, organizacional e no acompanhamento das tendências do mercado. “Essa palestra é muito importante, pois dá uma visão às cooperativas do que está acontecendo para elas se prepararem mais, porque o cenário é desafiador e todo desafio causa uma inquietude, sai da zona de conforto”, disse o palestrante.

Participando do encontro pela primeira vez, o diretor executivo do Sicoob Copelba - Cooperativa de Crédito dos Empregados da Coelba e da Chesf Ltda, Orlando Junior, opinou que o Direcoop é um evento fundamental, pois ajuda a nortear o desenvolvimento das cooperativas baianas: “Esse tipo de encontro acaba sendo muito importante para fazer uma convergência e o alinhamento sobre a nossa forma de atuação no estado”. 

Na ocasião, também foram apresentadas as ações realizadas pelo Sistema OCEB e as que estão em curso para atender às demandas das cooperativas baianas, além de deixar espaço para o levantamento de novas solicitações que podem compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e SESCOOP/BA em 2018. Para Patrícia Alves, Diretora Administrativa da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, a apresentação evidenciou informações relevantes sobre o cooperativismo no estado e como as cooperativas, particularmente as do ramo educacional, têm crescido com o apoio do Sistema OCEB. 

Na próxima sexta, dia 28 de julho, será a vez das cooperativas da região de Irecê receberem o Direcoop.

Por Ascom Sistema OCEB.

Confira as fotos:



MBA em Gestão de Cooperativas começa com aula inaugural

July 24, 2017 19:37, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

abertura-mba-2017-7

O MBA em Gestão de Cooperativas iniciou na última quinta-feira, dia 20 de julho, com uma aula inaugural que reuniu, em Salvador, os estudantes inscritos. Esse curso tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista e é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, sendo que as aulas serão ministradas pela ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo. 

O momento de boas-vindas foi feito pelo conselheiro diretor da OCEB, Vandevaldo Teixeira Rios, pelo superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, e pela gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa. Todos expressaram a oportunidade de aprendizado que o curso irá proporcionar para os participantes, que são conselheiros, diretores e funcionários das cooperativas baianas vinculadas ao Sistema OCEB, e o ganho para as cooperativas ao ter pessoas ainda mais qualificadas nos seus quadros sociais.

A aula inaugural contou com a palestra “A gestão das cooperativas na atualidade”, que foi ministrada pelo Professor Doutor Fabricio Vasconcellos Soares. A reflexão do convidado foi em torno da velocidade das mudanças na atualidade e de como interferem nas cooperativas, principalmente na gestão dessas organizações.

O coordenador do curso, professor Derli Schmidt, também recepcionou os estudantes e destacou que o MBA já foi realizado com sucesso em outros estados do país e tem garantido um acúmulo de conhecimentos e contatos cooperativistas para quem já participou. “Qualificar nossa gente para qualificar o cooperativismo”, disse. Essa opinião é compartilhada por Helenilson Gonzaga, funcionário do Sicoob Central BA e aluno do MBA, já que ele espera agregar o que aprender no seu trabalho e alcançar crescimento profissional.

Uma das estudantes participantes é Norma Leide Rios, diretora administrativa da COOPSERTÃO - Cooperativa Ser do Sertão, que demonstrou expectativa positiva em relação ao curso e o quanto pode contribuir com a cooperativa. “Quando eu vi o anúncio do curso me interessei porque na COOPSERTÃO a gente iniciou um trabalho de profissionalização da gestão, então o MBA vem no momento ideal para aperfeiçoarmos a gestão”, relatou.

As aulas acontecerão às sextas-feiras e sábados, em Salvador, sendo um encontro a cada mês, com duração de 18 meses.

Por ASCOM SESCOOP/BA



Empregados de cooperativas associadas ao Sicoob Central BA participam do Programa de Visita ao SICOOB e BANCOOB

July 24, 2017 12:47, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

provi-julho-2017-3

Compartilhar a visão sistêmica do Sicoob com os empregados das cooperativas associadas, fortalecendo a cultura de pertencimento à cooperativa, foi o objetivo do Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – SICOOB PROVI. A visita, que aconteceu no dia 13 de julho, contou com a participação de 42 empregados da área de atendimento das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA.

O grupo visitante foi recepcionado por representantes do Sicoob Confederação e do Bancoob. Depois das boas-vindas, Marcelo Vieira, consultor de Comunicação e Marketing do Sicoob, apresentou as áreas e os pilares de atuação da Confederação e falou a respeito do compromisso com a educação do Sicoob, destacando a atuação da Universidade Sicoob. Dialogou também sobre o grande potencial do cooperativismo brasileiro e da situação do Sicoob frente ao mercado. Em seguida, Rodrigo Guimarães, um dos gerentes da SUEST – Superintendência de Gestão Estratégica, explanou sobre o aparato e governança do Bancoob, os serviços oferecidos para as cooperativas e os aplicativos disponibilizados, como o Conta Fácil e Sicoob Faça Parte.

A programação possibilitou, também, uma visita em todas as áreas do Centro Corporativo Sicoob (CCS), em Brasília (DF). Leilane Freitas, Supervisora Comercial do Sicoob Cooperbom, ressaltou a oportunidade que teve de poder interagir com outros profissionais e conhecer de perto como funciona cada setor da organização e sugeriu: “indico que todas as áreas da cooperativa passem por esse momento”.

Para Gustavo Maskell, Assistente Comercial do Sicoob Central, o balanço da visita foi positivo e ampliou o seu entendimento sobre o impacto do trabalho das cooperativas singulares para o desenvolvimento do Sicoob. “Esse tipo de ação fomenta ainda mais a cooperativa, pois saímos desta visita com a ideia de pertencimento, de integração e com uma vontade de fazer ainda mais”, ressaltou.

Esse relato demonstra que ao apoiar ações como essa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA tem contribuído com a promoção da profissionalização da gestão cooperativista e atende ao princípio da educação, formação e informação.

Sobre o Sicoob e o PROVI

O maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, o Sicoob, desponta como um dos 200 maiores grupos do Brasil conforme publicado na Edição Especial da Revista EXAME - Melhores e Maiores 2016. O Sicoob ocupa o 51º lugar no ranking, demonstrando sua força entre as instituições financeiras no País e representando todo o potencial do cooperativismo brasileiro. Adicionalmente, o Bancoob – agente financeiro e facilitador na redução dos custos das cooperativas do Sicoob – está contemplado como um dos 100 maiores bancos da América Latina e como um dos 50 maiores bancos brasileiros.

O Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob, conhecido como PROVI, foi inaugurado em 2012 e recebe dirigentes e empregados cooperativistas com o objetivo de compartilhar com os visitantes a visão sistêmica, cultivando o sentimento de orgulho e pertencimento, além de reforçar a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.

 

Por Ascom SESCOOP/BA 

Fotos: SESCOOP BA



População de Pintadas se une no caminho da cooperação

July 20, 2017 12:05, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dia-pintadas-20

Dia C arrecadou quase duas toneladas e meia de alimentos e doará para famílias carentes do município

O espírito cooperativista tem se espalhado por várias cidades do país e, dessa vez, foi em Pintadas, na Bahia. No último sábado, dia 15, foi realizada mais uma edição do Dia de Cooperar (Dia C), iniciativa organizada pelas cooperativas, com apoio das Organizações Não-Governamentais (ONGs), sindicatos e o poder público do município, que se uniram com o mesmo propósito: a solidariedade.

Durante a manhã, várias atividades foram desenvolvidas, como desfile de fanfarra e de ciclistas pelas ruas da cidade para arrecadar alimentos. Esse movimento solidário resultou na doação de quase duas toneladas e meia de alimentos para famílias carentes e foi aprovada por dona Maria de Lurdes: “Quem doa ganha tanto quanto quem recebe”.

Dia C 2017 - Pintadas

Muitos voluntários aderiram ao Dia C e desenvolveram ações gratuitas, tais como: medição de pressão arterial, vacinação contra a gripe e corte de cabelo. "Eu me sinto privilegiada em estar ajudando a todos, porque o Dia C é o dia de ajudar, de se envolver com a população e criar vínculos", disse Fabiele Brandão, enfermeira voluntária.

Moises Inácio, analista de formação do Sicoob Sertão e um dos coordenadores da 4ª edição do Dia C no Território Bacia do Jacuípe e entorno, disse que os resultados alcançados demonstram o reconhecimento da população sobre a iniciativa. "Na nossa região tivemos a ajuda de diversos parceiros, não só para doação de alimentos, mas também para os trabalhos desenvolvidos ao longo do mês como atividades nas escolas, a prestação de serviços de saúde e de serviço social. A gente vinha nos últimos anos arrecadando em média 400 quilos e, dessa vez, arrecadamos mais de 2 toneladas. Isso demonstra que a população está entendendo a importância da solidariedade e desse projeto”, disse.

Dia C 2017 - Pintadas 

O Dia C foi a soma de forças que conduziu a população "no caminho C", no caminho da cooperação e, em Pintadas, contou com a organização das seguintes cooperativas: Sicoob Sertão, Ser do Sertão, Cooperativa Agroindustrial Pintadas Ltda - COOAP, Cooper Sertão, Cooperativa de Reciclagem, além da parceria e apoio da Companhia de Artes Cênicas Rheluz, Rede Pintadas, Centro Comunitário, Sindicatos dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores Rurais, Igreja Católica, Colégio Estadual Normal e secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do município.

A equipe da Agência de Comunicação VR14 também apoiou a iniciativa e produziu uma matéria, que foi veiculada na TVE. Para assistir, clique aqui.

Por ASCOM SESCOOP/BA (Texto baseado em informações da redação do VR14 )

Fotos: Site VR14

 

Acompanhe mais iniciativas do Dia C das cooperativas baianas clicando aqui.



COOMAP dá posse à nova diretoria

July 18, 2017 13:43, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

diretoria-executiva-da-coomap-assume-gestao-ate-2021

Cerimônia contou com a participação de cooperativados, clientes e autoridades locais

Uma das mais destacadas cooperativas de transporte da Bahia deu posse à sua nova diretoria (2017-2021) no último sábado, 15 de julho, em cerimônia em São Sebastião do Passé, a 65km da capital.

Com vinte anos de atuação, a COOMAP presta serviços de transporte corporativo para prefeituras, estatais, organizações sociais, cooperativas e empresas privadas, estando presente em diversos municípios do Nordeste e, mais recentemente, também no Rio de Janeiro.

Ao todo, 31 cooperativados foram eleitos e tomaram posse nas instâncias Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Ética, todos com titulares e suplentes. Jair Oliveira, Uelber Gonçalves e Wellington Ceuta formam o trio de diretores executivos, sob a presidência do primeiro. 

Prestigiaram a cerimônia cooperativados, funcionários, amigos da cooperativa, lideranças comunitárias e cooperativistas, empresários da região, clientes, além de representantes de instituições como a polícia militar e o Sistema OCEB, e diversas autoridades, como vereadores e os prefeitos de São Sebastião do Passé, Breno Konrad; e de Catú, Geranilson Requião.

Por Assessoria Tábuas da Ponte
Foto por Nilton Cezar – www.oradiao.com