Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Lidercoop mobiliza cooperativas em Irecê e região

July 29, 2016 20:11, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20160729-wa0001

Foi um dia intenso e gratificante, como bem disse Alaerte Arônia líder da Cooperil e da OCEB. 26 lideranças de cooperativas da região do Polígono das Secas estiveram presentes nesta sexta-feira (29) no Lidercoop, evento realizado pelo Sistema OCEB com o intuito de oportunizar e intensificar o diálogo com as cooperativas de todo o estado, na discussão e formulação de políticas e estratégias de desenvolvimento do cooperativismo. Estavam representados os ramos agropecuário, trabalho, educação, consumo e mineração.

Profissionalização e modernização da gestão das cooperativas foram assuntos importantes da palestra de Ranúsio Cunha sobre governança e mobilizaram grande parte dos presentes ao Lidercoop. Para Marinaldo Dourado, liderança da Coopirecê e da Credirural, esse foi um dos pontos altos do evento. Segundo ele, que está liderando a implantação de um novo modelo de gestão em sua cooperativa, “o evento foi muito importante para fortalecer as cooperativas, enfrentando o imediatismo e as dificuldades de gestão, especialmente no nosso território”.

O Lidercoop também atraiu a atenção de cooperativas ainda não registradas na OCEB e de projetos de criação de cooperativas que estão em andamento. Para Márcio Argolo, representante de um movimento de criadores de caprinos e ovinos da região de Senhor do Bonfim, que vem se organizando há alguns anos, foi positivo comparecer ao Lidercoop: “não conhecíamos como funciona o sistema cooperativista nem sabíamos que poderíamos contar com esse apoio da OCEB, no processo de criação da Ovinocoop”. Segundo ele, esse apoio será muito importante para que o projeto de criação tenha sucesso. 



Novo ponto de atendimento do Sicoob Extremo Sul é inaugurado em Teixeira de Freitas

July 28, 2016 20:13, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

bahianoticia26

O Sicoob Extremo Sul inaugurou no dia 25 de julho o seu oitavo ponto de atendimento, localizado na cidade de Teixeira de Freitas, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 5.263, no bairro Redenção. A cerimônia contou com dezenas de convidados entre cooperados, colaboradores, clientes, autoridades da região, além da presença do presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito. 

A nova agência foi inaugurada e projetada com objetivo de oferecer todo o conforto aos cooperados e clientes, fornecendo uma nova opção de atendimento financeiro, visto que não havia nenhuma instituição financeira instalada naquela área. O Sicoob Extremo Sul tem 18 anos de história na região, dispondo hoje de uma ampla rede de atendimento, possuindo pontos de atendimento em Teixeira de Freitas (três ao total), Itabatã, Mucuri, Nova Viçosa, Itanhém, Vereda e Brumado.

Para o diretor geral do Sicoob Norte Sul, José de Castro Dias, a cooperativa é uma das mais sólidas do Sistema, e sua expansão mostra o crescimento do cooperativismo de crédito no estado. “Nossa cooperativa sempre apresentou grandes números, tendo uma gestão sempre comprometida com os resultados​, ​com o seu capital humano​ e com sua área de atuação​”, pontuou o diretor geral.

A agência conta com uma equipe preparada para prestar toda assessoria à população que terá acesso aos produtos e serviços do Sicoob como: conta corrente para pessoa física e jurídica, diversas linhas de crédito, cartões, investimentos, previdência privada, seguros, consórcios, entre outros.



Jovens cooperativistas apresentam resultado positivo durante o Jovemcoop

July 28, 2016 14:57, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20160712-wa0035

Com 2 meses de aulas e 4 módulos concluídos, o Jovemcoop, promovido pelo Sescoop/BA, tem apresentado resultados positivos entre cerca de 150 jovens participantes da capacitação. Durante a capacitação, os participantes vivenciam experiências novas, que contribuem significativamente para o seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, fortalecimento da doutrina cooperativista, além de identificar e desenvolver habilidade para o exercício da liderança nos diversos espaços a cooperativa.

Gledson Pereira, cooperado do Sicoob Norte Sul e estudante de administração, ressalta que o Jovemcoop tem sido uma peça importante no seu crescimento universitário e profissional. “A cooperativa tem sido a principal apoiadora do programa, transmitindo uma visão ímpar no que se refere a importância da capacitação de seus funcionários e associados”, comenta.  

As aulas do Jovemcoop foram iniciadas em junho, com previsão para conclusão dos trabalhos em fevereiro de 2017. O auxiliar administrativo da Coopag - Cooperativa Agrícola Gandu, Emerson Quirino, foi incentivado pelo presidente da cooperativa a participar do programa, e diz estar sendo uma experiência grandiosa no que se refere ao crescimento e formação de futuras lideranças.  “O projeto tem uma grande importância com relação ao meu trabalho junto a cooperativa. A cada módulo tenho tido a oportunidade de adquirir conhecimento e experiência e ao mesmo tempo poder aplicar no âmbito de trabalho”, conclui Emerson. 

O programa foi solicitado pelas cooperativas Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul e Sicoob Credconquista, Sicoob Credcoop e Coopmac (estas três ultimas cooperativas demandaram juntas uma turma) para que fossem implementados nas seguintes cidades respectivamente: Valente, Pintadas, Gandu, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.



Sicoob Credcoop realiza arrecadação de donativos e bingo beneficente para idosos

July 26, 2016 19:01, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

01-6

Em celebração ao Dia de Cooperar – Dia C, o Sicoob Credcoop realizou em Vitória da Conquista, através da parceria com o Sescoop/BA, uma ação de voluntariado junto aos idosos do Abrigo Nosso Lar. A instituição presta um grande serviço para a cidade, acolhendo os idosos basicamente com as doações recebidas, sendo escolhida devido as necessidades de manutenção e atenção dos acolhidos. 

 Durante todo o mês de julho a cooperativa realizou junto a coordenação do abrigo, a organização de uma lista de materiais necessários para o funcionamento do abrigo, gerando uma campanha de arrecadação entre cooperados e funcionários. De acordo com Milena Sabino, gerente de suporte operacional do Sicoob Credcoop, foram arrecadados materiais como: Latas de nutrem sênior, fardos de feijão, farinha de trigo, caixas de biscoito integral, adoçante, óleo; além de cadeiras de rodas, material de higiene pessoa, bebedouro e agasalhos. 

No dia 23 de julho, a cooperativa produziu um bingo de integração com os 48 idosos atendidos pela instituição, para entregar o material arrecadado. A equipe de colaboradores do Sicoob Credcoop ajudou os idosos durante a marcação das cartelas, e na distribuição dos prêmios. “Todos os participantes e envolvidos na ação se sentiram recompensados por poder dedicar atenção àqueles idosos que tanto precisam. Neste contexto os itens arrecadados configuram apenas prestação de contas diante de toda a grandeza e aprendizagem do encontro, que foi o nosso maior prêmio”, concluiu Milena. 

Confira abaixo as imagens desta ação:



Sescoop/BA da continuidade ao treinamento do curso preparatório ANBIMA CPA – 10

July 26, 2016 18:20, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc08475

Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais que atuam nas cooperativas de crédito da Bahia, o Sescoop/BA em parceria com a OCEB, esta oferecendo em 2016, cinco turmas para o Curso Preparatório para a Certificação ANBIMA CPA – 10. O curso foi iniciado em abril com a turma de Salvador, seguindo nos meses seguintes em Valente, Pintadas e Teixeira de Freitas. A última turma será a de Vitória da Conquista, cujas aulas acontecerão nos dias 10, 11 e 12 de agosto.

Cada turma reúne 20 profissionais das cooperativas de crédito, preparando-os para a realização do exame de certificação CPA – 10, fortalecendo a capacitação técnica dos profissionais que lidam no dia a dia com mercado financeiro cooperativo, mercado de capitais e produtos de investimento. O curso tem duração de 24 horas, sendo realizado das 09 às 18 horas, durante três dias.

 A analista de gestão de pessoas da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sertão Baiano - Sicoob Sertão, Sara Vilas Boas, foi uma das alunas do curso em 2016, e afirma que o treinamento foi essencial para a sua aprovação no exame. “Após o curso, realizei o exame e fui aprovada. Hoje me sinto mais segura em meu trabalho e com mais conhecimento para pôr em prática”, afirma Sara.

A frente do treinamento está o economista Sergio Scorbaioli, que observou o crescente aumento no interesse das cooperativas de crédito em preparar seus funcionários, sendo este curso oferecido pelo Sescoop/BA, de fundamental importância para esta capacitação. “A certificação ANBIMA CPA-10 é importante para que o colaborador seja reconhecido e aprovado no mercado de trabalho, ajudando-o a se preparar melhor para atender aos cooperados, além de atualiza-lo sobre a atual configuração das cooperativas, que certamente oferecerão novas opções de investimentos num futuro próximo”, pontua Scorbaiolli.

CPA – 10

A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – ANBIMA, que prepara os colaboradores de instituições financeiras e de cooperativas de crédito para atender os associados de maneira técnica e capacitada.