Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Cooperativismo baiano será representado pelo Sicoob Central/BA no III EBPC

July 29, 2014 0:00, by Colivre.net - 0no comments yet

Foi divulgada pela organização do III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo - EBPC - a relação dos trabalhos aprovados. Nessa edição o tema central é "Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos", tendo os seguintes eixos temáticos: Participação, Sustentabilidade, Identidade, Quadro Legal e Capital.

Com o artigo intitulado - Compensação de perdas por sobras de exercícios futuros nas sociedades cooperativas - o trabalho produzido pelo advogado do Sicoob Central/BA, Adriano Oliveira da Silva, foi aprovado entre os inscritos. De acordo com Adriano Oliveira, a confecção do artigo foi motivada pela necessidade de material com essa temática. "Durante discussões internas sentimos falta de estudos e dados com esse direcionamento. Partindo dessa constatação iniciei um processo de coleta de dados e comecei a produzir o artigo." Para Oliveira, ter o trabalho aprovado no III EBPC foi muito gratificante. "Quando soube da aprovação fiquei surpreso e contente, pois é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos com os outros autores e fortalecer o cooperativismo dentro do universo acadêmica." Além do artigo de Adriano Oliveira, outros trabalhos produzidos na Bahia também integram a lista dos aprovados.

O III EBPC acontecerá na Universidade Federal do Tocantins, de 20 a 22 de outubro.



Cooperativas de táxi de Salvador comemoram os resultados positivos durante a Copa 2014

July 23, 2014 0:00, by Colivre.net - 0no comments yet


Pesquisa realizada pela Prefeitura de Salvador, durante a Copa do Mundo da Fifa 2014, revelou que 94% dos turistas que visitaram a capital baiana voltariam à cidade. Entre os serviços oferecidos o de transporte foi bem avaliado. As cooperativas de táxi COOMETAS e COMTAS tiveram uma atuação diferenciada e garantiram o deslocamento de 45mil passageiros. Para atender ao público 420 veículos operaram 24 horas, com revezamento dos motoristas.

Para garantir a satisfação dos passageiros, as cooperativas ofereceram durante o serviço segurança, conforto, motorista qualificado com informações sobre a história e cultura de nossa cidade e fluência nos idiomas inglês e espanhol; além de recepcionistas e um preposto bilíngue como coordenador no aeroporto. Outra estratégia adotada pelos motoristas, para otimizar o tempo da viagem, foi a utilização de trajetos alternativos e contatos direto com a TRANSALVADOR, GETAX e INFRAERO para abrir canais de tráfego livre para os táxis, permitindo que levassem menor tempo possível no deslocamento.

Para o presidente da COMTAS, Heleniel Fernandes, o evento foi uma oportunidade de aprendizagem e, também, ganho para todos os envolvidos. "Representou um momento de reflexão na melhoria da qualidade dos serviços prestados e aprofundamento no estudo de uma melhor logística para outros eventos. Além disso, foi extremamente rentável para todos os cooperados e motoristas auxiliares." Ainda de acordo com o presidente, a participação das cooperativas de táxi foi positiva e gratificante. "As cooperativas mostraram sua força e importância no processo de mobilidade urbana. O papel estratégico desenvolvido pelas cooperativas foi reconhecido pelos usuários, gestores do transporte público e administração local da INFRAERO", conclui.

Segundo o presidente da COOMETAS, Vicente Barreto, o evento oportunizou o contato com outras pessoas, culturas e a troca de experiências. "A copa propiciou não somente um faturamento maior, mas também contato com pessoas de todo o mundo, conhecendo cultura e costumes diferentes. Alguns motoristas, em razão do bom atendimento, ganharam dos visitantes ingressos para alguns jogos." O presidente destaca o trabalho realizado antes do início da competição. "Começamos a estruturar e discutir previamente toda logística que envolvia a oferta do serviço. Buscamos junto aos setores e órgãos de transporte informações que contribuíssem para elaboração do nosso planejamento. Estamos satisfeitos com o resultado positivo."

A COMTAS - Cooperativa Mista de Motoristas Autônomos de Salvador – foi a primeira cooperativa de táxi do norte/nordeste, fundada em 1977. A cooperativa a cada ano passa por uma série de mudanças, visando adequar-se cada vez mais ao atual e concorrido segmento de mercado.

A COOMETAS - Cooperativa Metropolitana de Táxis Especiais do Salvador – tem 33 anos de prestação de serviço na área de transporte, atendendo empresas e a população soteropolitana. Norteada pela rigorosa política de qualidade dos veículos e dos profissionais, pela pontualidade, segurança e conforto a COOMETAS cresce e fortalece o cooperativismo.



Cooperativas de Pintadas/BA apresentam projeto para o Dia C

July 23, 2014 0:00, by Colivre.net - 0no comments yet

Sensibilizar a população local quanto ao descarte correto do lixo. Esse é o lema e o objetivo do projeto apresentado pelas cooperativas Ser do Sertão, Sicoob Sertão, Cooap e a Cooperativa de Reciclagem de Pintadas. A iniciativa faz parte do movimento nacional do Dia de Cooperar.

O lançamento da campanha do Dia C e o trabalho de coleta de materiais recicláveis começam em agosto. As cooperativas envolvidas no projeto irão coletar materiais recicláveis e direcioná-los para o lugar correto, que é a cooperativa de reciclagem do município. O resultado desse trabalho será comemorado com uma caminhada ecológica programada para o dia 06 de setembro, percorrendo ruas e avenidas da cidade.

Para a presidente da Cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala, o projeto surge em razão do descarte mal feito do lixo produzido pela população. "Queremos com esse trabalho estimular a prática da reciclagem entre as pessoas e o Dia C é um momento oportuno para promover essa reflexão." Ainda de acordo com Nereide, o momento também é de união e fortalecimento do cooperativismo em Pintadas. "Estamos unidos para desenvolver um ótimo trabalho e tornar mais forte as cooperativas da nossa região."

O SESCOOP/BA apoia essa iniciativa e promoveu uma reunião para alinhar as atividades propostas pelos envolvidos. A analista do SESCOOP/BA, Geisa Félix, realizou o encontro e forneceu dados e informações sobre o Dia C.



Cooperativismo de crédito contribuindo no desenvolvimento do Estado da Bahia

July 18, 2014 3:00, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

As cooperativas de crédito são instituições financeiras formadas por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica própria, de natureza civil, sem fins lucrativos. O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiras de modo mais simples e vantajoso aos seus associados. As cooperativas de crédito em seu funcionamento são regulamentadas e autorizadas pelo Banco Central do Brasil e equiparadas às instituições financeiras de acordo com a Lei 4.595/64. A primeira cooperativa de crédito no Brasil foi constituída em 1902, na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Na Bahia, o cooperativismo de crédito tem seu início em 1924.

No Brasil, até 31 de dezembro de 2013, existiam 1,154 cooperativas de crédito, sendo que desse total 888 estão ligadas aos sistemas SICOOB, SICREDI, UNICRED, CECRED, CONFESOL e UNIPRIME. No contexto baiano, as cooperativas de crédito chegaram ao número de 39, esse levantamento foi realizado no fechamento de 2013, atendendo mais de cem mil baianos em todo o Estado. O SICOOB, que é um dos maiores sistemas, opera na Bahia com 17 cooperativas e uma central.

Os números confirmam o avanço do cooperativismo de crédito na Bahia. Em 2013, o crescimento em depósitos foi de 19,62%, em relação ao ano anterior, superando as demais instituições financeiras no Estado que apresentaram um aumento de 2,39%.Outra vertente que merece destaque são as operações de crédito, as cooperativas elevaram suas carteiras em 12,81%, enquanto os bancos privados atingiram 5,80%. As cooperativas baianas chegaram aos 15,74% nos ativos totais, esse percentual corresponde a mais de 740 milhões. Desta forma, a consolidação e a expansão no atendimento proporcionou uma elevação de 70,90% de sobras em comparação com 2012.

Esse trabalho ganha mais força com a inauguração da primeira sede própria do Sicoob Credmed – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais de Nível Superior da Área de Saúde da Região Metropolitana – abrindo portas e contribuindo no desenvolvimento econômico das pessoas da área de saúde da Bahia. Essa entidade existe há nove anos e reúne experiência e solidez ao lado dos profissionais da área de saúde, em Salvador, situando-se como instituição financeira de apoio à realização dos projetos de crescimento pessoal, familiar e de trabalho, sendo que nesse aspecto, o Sicoob Credmed busca fazer valer todo esforço que os profissionais de saúde despendem na luta por melhor remuneração .

Objetivando atender as necessidades da categoria, o Sicoob Credmed disponibiliza recursos, produtos e serviços sob medida que fortalecem a saúde financeira de seus cooperados, além de retornar o resultado de suas operações como ganhos para o próprio cooperado. De acordo com o presidente do Sicoob Credmed, Dr. Augusto Holmer, essa sede está dentro do conceito premium e visa conquistar novos públicos. "Centralizaremos nessa agência todo o atendimento e buscamos com esse conceito oferecer um tratamento diferenciado aos nossos associados. Além de focarmos na prospecção de novos clientes. O conforto e a segurança são dois aspectos que continuam presentes na nova sede do Sicoob Credmed", salienta.
As cooperativas de crédito têm se mostrado, ao longo do tempo, como um dos melhores mecanismos na distribuição regional da renda e no processo de inclusão social. Elas permitem que os associados obtenham realizações econômicas e garantem o protagonismo dos gestores nas decisões das atividades econômicas e organizacionais. O reflexo desse modelo de organização é percebido no desenvolvimento local.


Presidentes de Cooperativas de Salvador e região metropolitana discutem propostas para o crescimento do cooperativismo

July 18, 2014 0:00, by Colivre.net - 0no comments yet

Apresentar e avaliar as atividades desenvolvidas pelo Sistema OCEB, debater novas propostas e estratégias para o crescimento do cooperativismo, além de promover a interação e estimular a troca de experiências entre os participantes. Essas linhas norteiam o Encontro dos Presidentes de Cooperativas da Bahia 2014. O evento, que integra um roteiro, aconteceu nesta sexta-feira, 18, em Salvador e reuniu presidentes, dirigentes e representantes de 23 cooperativas e 54 dirigentes e gestores da capital baiana e região circunvizinha.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Inspetores de Ensaios não Destrutivos do Estado da Bahia, Marcial Medina, o evento é uma grande oportunidade de fortalecimento do cooperativismo. "O fato de o Sistema OCEB reunir vários segmentos é muito importante. Temos que nos fortalecer e a interação com outros presidentes é fundamental." O presidente destaca o trabalho desenvolvido pela OCEB na área social. "O Dia C é fundamental na divulgação do cooperativismo, pois mostramos que o nosso trabalho vai além do que fazemos e oferecemos", completa.

Durante o encontro o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, falou sobre as ações desenvolvidas pelo Sistema OCEB-SESCOOP/BA e das estratégias para superar os obstáculos. "A formação profissional aliada ao processo contínuo de capacitação são ações primordiais para o cooperativismo se fortalecer e crescer. Além disso, a governança é outro aspecto fundamental na gestão, pois contribui para superar barreiras."

Para o presidente da Cooperativa dos Inspetores de Equipamentos Autônomos do Estado da Bahia, José Jorge Lopes Gomes, é gratificante participar da elaboração e discutir propostas para o desenvolvimento do cooperativismo. "A OCEB está de parabéns em promover esse encontro e oportunizar o debate e a construção coletiva das atividades a serem desenvolvidas pela OCEB e o SESCOOP/BA."

Irecê é a próxima cidade a receber o Encontro dos Presidentes de Cooperativas da Bahia 2014. O evento está marcado para o dia 01 de agosto.