Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Coomap lança iniciativa do Dia C sobre os direitos das pessoas com deficiência

July 5, 2017 14:47, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Dia C - COOMAP 2017

O tema da iniciativa do Dia C 2017 da Cooperativa Nacional de Transporte Terrestre - COOMAP é “Acessibilidade, Mobilidade e Inclusão de pessoas com deficiência” e relaciona-se com o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que é o de “Tornar as cidades e comunidade inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. A ação foi baseada no projeto social “Onde está Você?” da Cidade Inclusiva, iniciativa voltada para o desenvolvimento de diferentes projetos de combate à exclusão, e foi lançada em um ato público no dia 01 de julho, em São Sebastião do Passé, cidade que fica a 70 km da capital baiana.

Representantes do poder público municipal, como o prefeito de São Sebastião do Passé, e das Secretarias de Assistência Social, de Educação e de Infraestrutura, e o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, participaram do evento e conheceram o objetivo do projeto da COOMAP que é contribuir com a conscientização da sociedade sobre os direitos de ir e vir das pessoas com deficiência, previsto em lei, além  de sensibilizar a todos para que tenham um olhar atento para esse público que, muitas vezes, passa despercebido entre as pessoas. As autoridades presentes firmaram compromisso de apoio à essa causa. 

Em parceria com a Cidade Inclusiva, a COOMAP convidou pessoas com deficiência e seus familiares para participar do ato. Eles falaram das dificuldades de mobilidade enfrentadas na cidade e também mostraram seus dons, como o da jovem Juliana, que tem deficiência visual, e emocionou a todos tocando e cantando.

A Diretora do Departamento de Apoio Social da COOMAP, sra. Ivone Oliveira, falou do seu contentamento em dar visibilidade aos direitos das pessoas com deficiência por meio do Dia C e lembrou que essa será uma ação contínua e que tende a dar bons resultados. “Com esse projeto, a COOMAP trabalha o 7º princípio do cooperativismo (Interesse pela Comunidade) e reconhece a realidade das pessoas com deficiência de São Sebastião do Passé”, disse. 

O Dia C busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e, assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Por Ascom SESCOOP/BA com informações da COOMAP e site nacional do Dia C

Fotos cedidas pela COOMAP



Cooperativas de Crédito participam de reunião com representantes da PwC

July 3, 2017 14:54, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

reuniao-cooperativas-de-credito-e-pwc-03-fala-de-luciano-pwc

Aconteceu na tarde do dia 29 de junho, em Salvador, uma reunião viabilizada pelo Sistema OCEB entre representantes das cooperativas de crédito da Bahia e consultores da Pricewaterhousecoopers (PwC), uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consulta e outros serviços.

O encontro teve como objetivo a apresentação de uma parceria que vem sendo negociada, desde 2015, entre o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, objetivando viabilizar crédito rural em prol das cooperativas do Ramo Agropecuário, baseado no estudo de riscos climáticos.

O  presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deu início à reunião e destacou que essa é mais uma etapa de implantação do projeto com o BID. “Esses dados serão importantes para a construção das informações e servirão como base para a concessão do crédito rural”, ressaltou.

Dando continuidade ao encontro, o Gerente Sênior da Pwc, Luciano Rachman, apresentou aos participantes a metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto. “A expectativa é a melhor possível e esperamos ter grandes resultados. Trata-se de uma jornada que deve acabar até o fim do ano, mas contamos com o apoio das cooperativas neste grande desafio para o sucesso do projeto”, disse.

Ainda segundo Rachman, o projeto está em fase inicial e será desenvolvido como um modelo de ferramenta estatística, que servirá como base para estudo dos riscos na concessão de crédito impactando na inadimplência. Ele salientou a importância do envolvimento dos representantes das cooperativas quanto ao fornecimento dos dados para a análise que contará com o apoio da Universidade da Califórnia, em San Diego.

O diretor Administrativo do Sicoob Sertão, Edicley Fernandes, também esteve no encontro e destacou que a parceria com o BID é muito importante, pois as cooperativas possuem pilares que sustentam esse processo. “A gente percebe que essas questões climáticas são o grande gargalo do crédito e das regiões do semiárido e são pontos cruciais para construção de um futuro melhor para as cooperativas e os produtores rurais”, concluiu.

“Se as cooperativas conseguirem criar um modelo estatístico que possa inserir essa variável climática, esta parceria será de extrema importância para minimizar os nossos riscos e aumentar os resultados”, ressaltou o diretor administrativo da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Norte Sul da Bahia (Sicoob Norte Sul), Gabriel Santos Chagas.

Para a Gerente Geral da OCEB, Ially Carmo Gomes, “o projeto é desafiador e, quando consolidado, permitirá às cooperativas de crédito maior segurança para a concessão do crédito, mas, acima de tudo viabilizará, de forma mais concreta, o desenvolvimento do produtor rural”.

Por Ascom OCEB.

Confira algumas fotos: