Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Conselheiros das cooperativas baianas participam de curso com foco em Governança

June 7, 2016 12:11, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-1774-1

Durante os meses de maio e junho, conselheiros fiscais e de administração das cooperativas baianas, participaram do “Curso para Conselheiros com foco em Governança”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB. Foram promovidas 10 turmas para o curso nas seguintes cidades: Itabuna, Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Pintadas, Irecê, Luís Eduardo Magalhães e Juazeiro.

Nove turmas já concluíram o curso, totalizando cerca de 200 participantes; faltando apenas a turma de Irecê, que será realizada no dia 6 de junho. O objetivo do curso é sensibilizar e apresentar aos conselheiros fiscais e de administração, temas relevantes para seu desempenho no exercício do cargo, além de discutir o papel do conselho face à gestão da cooperativa motivando-o ao alcance das boas práticas de governança identificadas pelo Sistema OCB.

De acordo com Lidiane Sampaio, suplente do conselho fiscal do Sicoob Credmed, o curso foi de suma importância para a sua atuação no cargo, pois “de forma clara e objetiva, apresentou questões rotineiras vivenciadas no grupo, e sua condução, baseada nas boas prática de governança. Com os conhecimentos adquiridos, me sinto mais segura e consciente da minha função para colaborar com o desenvolvimento da cooperativa”.

O curso apresentou carga horária de 8 horas, e as turmas foram formadas por conselheiros de administração e fiscais, efetivos e suplentes, das cooperativas filiadas ao Sistema OCEB. Antônio Rocha Júnior, conselheiro fiscal da Consulcoop, acredita que a educação cooperativista é fundamental para o desenvolvimento das cooperativas, e que este curso, em especial, contribuirá para o desenvolvimento de suas atividades como conselheiro, auxiliando na gestão da cooperativa. 



Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos encerra atividades com visita a OCEB

June 3, 2016 20:42, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc09252

Em seu último dia de atividade, a comitiva do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, composta por 21 superintendentes do Sistema OCB, sendo 20 das unidades estaduais e um da unidade nacional, participaram de uma reunião com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, e em seguida realizaram uma visita a sede em Salvador/BA.

No dia anterior os participantes conheceram a Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia – Cooproeste, em Luís Eduardo Magalhães, que atua no fomento de atividades agrícolas, aperfeiçoando o processo de armazenagem e comercialização de grãos, especialmente soja, milho e arroz; e, durante a tarde, visitaram a Fazenda Decisão Rio Branco em Barreiras/BA, de propriedade de um associado da Cooperfarms.

Em reunião com Cergio Tecchio, os superintendentes conheceram o panorama econômico cooperativista baiano, assim como a composição do Sistema OCEB, seu método de governança, e principalmente os programas de formação oferecidos pelo Sescoop/BA. Para Tecchio, esta é uma oportunidade de mostrar as experiências de sucesso e aprendizados aplicadas na Bahia, que podem servir também para o desenvolvimento cooperativista em outros estados.

O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, participou pela primeira vez do programa, e ressaltou que as cooperativas visitadas na Bahia, apresentaram características peculiares e diferentes em seu trabalho. “A programação desenvolvida na Bahia foi extremamente enriquecedora, tanto nas cooperativas agropecuárias, quanto a visita a sede da OCEB, possibilitando a nós, superintendentes, compartilharmos as boas práticas do cooperativismo”, pontua Leonardo Boesche.

Após a reunião, a comitiva seguiu para conhecer a sede do Sistema OCEB, onde foram recepcionados pelos funcionários do Sistema. No turno da tarde os superintendentes se reuniram com o representante da cooperativa de táxi Coometas, referência no cooperativismo de transporte da capital, onde conheceram um pouco mais sobre suas atividades e projetos, especialmente a intercooperação que pratica com a Comtas.  

O superintendente do Sescoop Nacional, Renato Nobile, elogiou a programação feita por Alberto Batista, superintendente doSistema OCEB, no estado, ressaltando a importância deste intercâmbio de conhecimento. “A programação foi intensa e valeu a pena, possibilitando a troca de experiências para levar a cada um dos superintendentes essas boas práticas observadas em nossas visitas, conhecimento este que será levado para todo o Brasil”, conclui Nobile.

Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes

O programa teve início em 2013, permitindo aos líderes cooperativistas o intercâmbio das boas práticas do cooperativismo, descobrindo, assim, experiências que possam ser replicadas localmente. A comitiva já passou por outras duas programações no Brasil, além de uma experiência internacional, em 2015, onde conheceram as práticas e experiências realizadas na Itália e na Alemanha.



Comitiva de superintendentes do Sistema OCB chegam a Bahia

June 2, 2016 17:14, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20160601-wa0125

Dando continuidade às atividades do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, o grupo formado por 21 superintendentes da unidade nacional e unidades estaduais do Sistema OCB, chegou ontem à Bahia. Na manhã de ontem, os líderes estiveram reunidos brevemente para um alinhamento técnico e também para assistir a uma apresentação sobre previdência privada, conduzida pela Unimed Previdência.

Na sequência, deslocaram-se para a cidade baiana de Luís Eduardo Magalhães, onde foram recebidos pelo presidente da Cooperfarms (Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia), Luiz Pradella e sua equipe, que apresentaram sobre o histórico da Cooperativa, seu crescimento, destacando também os serviços que a cooperativa oferece aos seus associados. Os executivos puderam conhecer a estrutura da cooperativa, que atua nos estados da Bahia, Tocantins, Piauí e Goiás com um faturamento da ordem de R$ 35 milhões na agricultura de soja, algodão, milho, feijão e café.

Hoje, a comitiva realizará uma visita técnica a Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia – Cooproeste e, durante a tarde, visitarão a Fazenda Decisão Rio Branco em Barrerias/BA. A programação segue até sexta-feira, onde os superintendentes participarão de uma reunião com a direção do Sistema OCEB, realizando em seguida uma visita ás instalações. Ao final da programação, será a vez dos representantes das cooperativas de táxi Comtas e Coometas, referência no cooperativismo de transporte da capital, se reunirem com os executivos. 

Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes

O programa teve início em 2013, permitindo aos líderes cooperativistas o intercâmbio das boas práticas do cooperativismo, descobrindo, assim, experiências que possam ser replicadas localmente. A comitiva já passou por outras duas programações no Brasil, além de uma experiência internacional, em 2015, onde conheceram as práticas e experiências realizadas na Itália e na Alemanha.

*Com informações da OCB 



Sescoop/BA abre cinco turmas para o Jovemcoop

June 1, 2016 19:31, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

avatar-jovemcoop

Visando proporcionar aos jovens cooperativistas experiências que contribuam para seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, fortalecimento da doutrina cooperativista, Identificar e desenvolver habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa, inclusive para a sucessão; Promover a Organização do Quando Social-OQS com envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na Cooperativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA atendendo seu objetivo estratégico de “Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo”, abrirá cinco turmas do Programa de Juventude Cooperativista – Jovemcoop no estado.

O Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul (duas turmas), e o Sicoob Credconquista (em parceria com o Sicoob Credcoop e a Coopmac), solicitaram que o programa fosse implementado nas seguintes cidades respectivamente: Valente, Pintadas, Gandu, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.

O Jovemcoop reunirá 150 jovens entre 18 e 35 anos, sendo 30 participantes por turma. Os participantes deverão ser: funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados.

As aulas serão iniciadas nos dias 3 e 4 de junho, com as turmas de Valente, Pintadas e Gandu. Em seguida, as cidades de Cruz das Almas e Vitória da Conquista, iniciarão suas atividades nos dias 10 e 11 de junho.

A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, ficou responsável por ministrar as aulas do programa, através de profissionais renomados e experientes no sistema cooperativismo.

Conteúdo programático

O Jovemcoop é dividido em três etapas, sendo a primeira composta pelo Módulo Cooperativismo, com aulas teóricas e oficinas sobre Cooperativismo, com uma carga horária de 96 horas; a segunda composta pelo Módulo Organização do Quadro Social, composta por aulas teóricas, atividades extras e projetos, com carga horária de 48 horas; e a terceira etapa por Atividades Extraclasse, composta por visita às cooperativas, orientação, elaboração e apresentação, de forma intercalada com a primeira e segunda fase, com carga horária de 84 horas. O programa terá carga horária total de 228 horas/aulas.