Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Sistema SICOOB avança em seu planejamento estratégico

June 13, 2013 0:00, by Colivre.net - 0no comments yet

A capacidade de gerir profissionalmente e transformar planejamento em ação concreta sem perder o foco, tem sido um dos grandes desafios das cooperativas brasileiras. Por isso mesmo, uma das maiores organizações do crédito cooperativo do país, o Sistema SICOOB, tem investido fortemente na capacitação de lideranças para a implementação de seu planejamento estratégico. Um exemplo foi a realização, na Bahia, de mais uma etapa do treinamento de lideranças na metodologia “4 Disciplinas da Execução”, realizada com presença de 54 representantes de 17 cooperativas de crédito do Sistema no estado, além de dirigentes e funcionários da Sicoob Central Bahia e do superintendente e gerentes da OCEB e do SESCOOP/BA.

O treinamento, que se encerra neste dia 12, foi realizado pelo Sescoop/BA, e foi conduzido por Bill Moraes, executivo da consultoria internacional FranklinCovey, responsável pela Prática de Execução da metodologia. De acordo com Moraes, a certificação dos gestores “serve para que eles ensinem para as suas equipes a execução da estratégia. É uma metodologia que requer mudança de comportamento e as 4 disciplinas orientam essa mudança”. Para José Dias, presidente do Sicoob Extremo Sul, a metodologia é extremamente benéfica: “É um novo tempo para as cooperativas, é um programa fantástico que muda a visão das cooperativas e, principalmente, nos ajuda a sair da teoria e ir para a execução”. José Rodrigues Jones Neto, gerente de Relacionamento do Credcoop, complementa: “O programa nos mostra como alcançar as metas, sem deixar tudo para cima da hora, com ações proativas. Essa metodologia nos dá possibilidade para executar as coisas, tirar projetos do papel, executar o planejamento e com isso contribuir para o sucesso da Cooperativa”.



Intercâmbio da COOPEPS na COOPERIL tem resultados positivos

June 4, 2013 0:00, by Colivre.net - 0no comments yet

Com o objetivo de promover a intercooperação entre as cooperativas, conhecendo o trabalho, estrutura, gestão e funcionamento foi realizado no dia 29 de maio, o Intercâmbio da COOPEPS (Cooperativa Educacional de Pé de Serra) na COOPERIL (Cooperativa de Ensino da Região de Irecê).

Na ocasião, professores/cooperados da COOPEPS visitaram as instalações da COOPERIL, onde puderam conhecer a estrutura, funcionamento, gestão, trabalhos de marketing, além de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos, buscando sugestões para melhoria da COOPEPS.

Para Elizilda Rios, presidente da COOPEPS, alguns dos projetos e experiências apresentadas serão implantados na cooperativa. “O evento nos possibilitou retornar com as nossas esperanças renovadas e energizadas para lutar em prol do Cooperativismo. A troca de experiências abriu um leque de conhecimentos dos quais alguns projetos apresentados serão adequados a nossa realidade”.

Além da troca de experiências, o intercâmbio permite o “fortalecimento do cooperativismo”, como afirma a presidente da COOPERIL, Alaerte Arônia. “Todos saem ganhando, tanto quem vem deixa alguma coisa, assim como a gente também mostra. É uma oportunidade de apresentar os projetos que estão sendo executados . As pessoas voltam com a energia em alta, com vontade de aplicar os novos conhecimentos na sua realidade e quem ganha com isso é o cooperativismo”.

Esse intercâmbio é organizado e financiado pelo Sescoop/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) que visa compartilhar informações e experiências com a intenção de contribuir para a melhoria das cooperativas, como explica a gerente de desenvolvimento de cooperativas, Jussiara Lessa Caires. “O intercâmbio dá um resultado muito positivo porque permite a visualização real do que é aprendido na teoria, durante os cursos e encontros, proporcionando melhorias para a cooperativa visitante”.





Relatório Bimensal Abril-Maio 2013

June 3, 2013 3:00, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet



OCB orienta cooperativas de crédito sobre recolhimento de ISS

June 3, 2013 3:00, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

O Conselho Consultivo de Crédito da OCB divulgou orientações sobre como as cooperativas de crédito devem proceder para cumprir suas obrigações municipais e efetuar o recolhimento do ISS corretamente. Maiores informações, entre em contato com a assessoria da OCEB pelo oceb.juridico@gmail.com.



OCB orienta cooperativas de crédito sobre recolhimento de ISS

June 3, 2013 0:00, by Colivre.net - 0no comments yet

O Conselho Consultivo de Crédito da OCB divulgou orientações sobre como as cooperativas de crédito devem proceder para cumprir suas obrigações municipais e efetuar o recolhimento do ISS corretamente. Maiores informações, entre em contato com a assessoria da OCEB pelo oceb.juridico@gmail.com.