Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Sicoob Norte Sul realiza ação de educação financeira para alunos da Escola Durval Libânio da Silva

May 29, 2017 11:56, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

acao-sicoob-norte-sul-gandu-07

A cooperativa de Crédito de Livre Admissão Norte Sul da Bahia - Sicoob Norte Sul, localizada em Gandu, realizou na tarde do dia 24 de maio, ação pedagógica para cerca de 220 alunos da educação infantil e do ensino fundamental da Escola Durval Líbanio da Silva.  O projeto é fruto da parceria entre a cooperativa e a equipe pedagógica da instituição de ensino, e tem como principal objetivo promover a integração da comunidade com a Cooperativa, buscando incentivar as crianças e seus familiares quanto ao uso da poupança.

A atividade foi ministrada por colaboradores e estagiários do Sicoob Norte Sul, que utilizaram uma linguagem lúdica e criativa sobre finanças, e buscou facilitar a compreensão das crianças sobre o uso consciente do dinheiro, além do incentivo ao hábito de poupar.

A equipe também destacou as diferenças existentes entre bancos e cooperativas e a importância de fazer investimentos nas cooperativas. Ao final da apresentação, os alunos receberam como brinde um brinquedo conhecido como “porquinho” do Sicoob, para trabalharem desde cedo a compreensão sobre o uso do dinheiro.

Para o presidente do Sicoob Norte Sul, Afrorisval Olímpio de Almeida, essa iniciativa deve ser implementada desde o início da vida infantil para proporcionar a consciência de todo o grupo familiar. “A ideia desse projeto é investir exatamente no futuro dessas pessoas que vão ser futuros dirigentes de cooperativas, dirigentes do município ou da nação. Estas crianças poderão vir a ser professores lá na frente para ensinar também a outras crianças. Significa dizer que estamos plantando raízes, sementes seguras de sustentabilidade e continuidade”, disse Afrorisval. 

De acordo com a gerente comercial do Sicoob Norte Sul, Giselle Lopes, a ação ultrapassou as expectativas da cooperativa, pois possibilitou maior interação dos alunos.  “As crianças receberam o nosso grupo com muito entusiasmo, participaram calorosamente e ficaram extasiadas com o porquinho do Sicoob. Foi um momento de grande euforia e integração. O Sicoob hoje plantou a sementinha do cooperativismo reportando os seus princípios, para colher no futuro, associados conscientes do seu papel na sociedade”, afirmou Giselle.

Confira algumas fotos:



Ciclo de Workshops Excelência da Gestão encerra com balanço positivo

May 26, 2017 11:48, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

workshop-plano-de-melhorias-salvador-abertura

O fechamento do ciclo de Workshops de Excelência da Gestão contou com a participação de representantes de 30 cooperativas baianas, que se reuniram em Salvador, nos dias 23 e 24 de maio, e puderam ampliar o debate e entendimento sobre como por em prática as ações de melhoria identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC.

É a primeira vez que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA promove essa capacitação voltada para o Plano de Melhorias, o que representa a crescente adesão das cooperativas ao PDGC e a participação na etapa de preenchimento do questionário de autoavaliação. Esse reconhecimento da participação das cooperativas tanto no PDGC quanto no Workshop e o interesse pelo desenvolvimento de boas práticas de gestão para contribuir com a profissionalização e sustentabilidade dessas instituições foi apontado pela participante Sandra Cohim, presidente do Conselho Administrativo da Unifisio. 

A programação do evento proporcionou trocas de conhecimentos e experiências por meio de trabalhos em grupo e debates sobre as práticas de gestão das cooperativas e o que pode ser feito para melhorá-las. Quem aprovou essa metodologia foi o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Eunápolis - COOEDUC, Adilson Souza, que pode conhecer a realidade de cooperativas de diferentes ramos e perceber como agem nas situações envolvendo gestão e governança. Ele destacou a mediação da instrutora Gênia Porto, pois conseguiu integrar os participantes e apresentar conteúdos relevantes sobre a implementação e monitoramento do plano de melhoria da gestão. 

Para Noelia Marques, gerente geral do Sicredi Região Sul da Bahia, o evento foi bastante esclarecedor, pois pode sanar dúvidas sobre a análise dos resultados do instrumento de autoavaliação e oportunizou a interatividade entre as cooperativas presentes. 

A realização do ciclo de Workshops de Excelência da gestão faz parte dos objetivos do SESCOOP/BA de monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas e encerra com balanço positivo, reafirmando a importância dessas instituições adotarem boas práticas de gestão e governança para melhorar seus desempenhos e aumentar a competitividade no mercado.


PARTICIPE DO PDGC!

O PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorias paras as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.



Nova edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano

May 23, 2017 14:04, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

avatar-oficial-300x300

Desde 2013, os Encontros Regionais são realizados com sucesso, devido à expressiva participação dos dirigentes das cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB. Por isso, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA contam com a participação dos presidentes, dirigentes e gestores do Cooperativismo Baiano na nova edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passa a se chamar Direcoop

O evento tem como foco o aprimoramento da gestão das cooperativas baianas e o desenvolvimento de forma participativa, para que, juntos, possamos avaliar os próximos passos para o planejamento estratégico do Sistema OCEB.

Levando em consideração as sugestões dos eventos anteriores e com o objetivo de fortalecer a ferramenta disponibilizada pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista, que visa aperfeiçoar os critérios de excelência da gestão das cooperativas, a palestra desse ano terá como tema “Cenários e Perspectivas da Gestão”, e será ministrada pelo presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

Além da palestra, a programação do evento contará com a abertura do Presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio; apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2016 e abordagem sobre a proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos; e momentos de debate e avaliação.

Confira as cidades da Bahia que sediarão os Encontros: 

  • Luís Eduardo Magalhães - Dia: 14.07
  • Salvador - Dia: 21.07
  • Irecê - Dia: 28.07
  • Vitória da Conquista - Dia: 04.08
  • Itabuna - Dia: 11.08 
  • Feira de Santana - Dia: 18.08 

 

Inscreva-se AQUI e participe!



Representantes da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas Baianas se reúnem no CRC/BA

May 23, 2017 13:12, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

reuniao-comissao-crcba-02

Representantes da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas Baianas estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira, 19, para serem empossados e realizarem a primeira reunião ordinária do colegiado, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC/BA), localizado em Salvador. Oito profissionais da área contábil, que atuam no cooperativismo, integram a nova comissão, que foi instituída pela Portaria nº 050/2017, expedida no dia 5 de abril de 2017.

Fruto da parceria entre o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC/BA), o colegiado tem como objetivo promover o desenvolvimento de atividades que divulguem a produção do conhecimento, o estímulo das melhores práticas de reconhecimento e avaliação das ações relacionadas às cooperativas, além de propor ações que busquem aperfeiçoar os instrumentos regulatórios e normas contábeis relacionadas ao segmento.

Durante a reunião, foram discutidos o planejamento das atividades para o exercício de 2017, divisão das tarefas e proposta de calendário para as próximas reuniões entre os integrantes da comissão. 

Para o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, “a criação da colegiado é uma importante conquista para o sistema cooperativo baiano, pois visa aperfeiçoar os controles e a contabilidade das cooperativas baianas ”.

Valmir Lima Silva, coordenador responsável pelo colegiado, disse que face às especificidades das atividades desempenhadas e as peculiaridades nos aspectos normativos das cooperativas, é de suma importância a existência de uma comissão técnica de contabilidade para cooperativas, dentro do órgão de classe da área contábil (CRC/BA), com o objetivo de proporcionar aos profissionais contábeis a discussão, a organização e a promoção de ações relacionadas a esse segmento. Além disso, a comissão busca a disseminação do conhecimento e das boas práticas, fazendo com que essas particularidades sejam refletidas nas rotinas e nas demonstrações contábeis das cooperativas.

Por Ascom/OCEB.



EBPC 2017 seleciona pesquisas acadêmicas sobre cooperativismo

May 22, 2017 16:39, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

logo-ebpc

Atenção, pesquisador! Se o foco de sua pesquisa acadêmica é o movimento cooperativista brasileiro, não perca a oportunidade de inscreve-la na submissão de artigos e trabalhos que poderão ser apresentados durante a 4ª edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento é uma realização do Sistema OCB e ocorrerá em Brasília, entre os dias 20 e 22 de novembro deste ano. O encontro terá como tema central: “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”.

De acordo com a organização do evento, o 4º EBPC é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas. Por isso, o objetivo do encontro é estimular a pesquisa acadêmica que, cada dia mais, tem aproximado as instituições de ensino superior da realidade das cooperativas do país.

Se ficou interessado, clique aqui para acessar todas as informações do EBPC.

IMPORTANTE

A submissão é gratuita e pode ser feita pelo site do EBPC até o dia 6 de julho. A comissão organizadora orienta que os pesquisadores leiam com atenção o edital, que norteia todo o processo de apresentação e avaliação dos trabalhos. Vale lembrar, ainda, que as pesquisas precisam estar vinculadas a um dos quatro eixos temáticos abaixo:

- Identidade e Educação
- Quadro Legal
- Governança e Gestão
- Capital e Finanças

Fonte: Sistema OCB