Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Formação de Gestores é prioridade estratégico no Sistema OCEB

May 7, 2015 18:22, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Já está em andamento desde 30 de abril, em Salvador, a turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP - oferecido pelo Sescoop/BA. Considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas, o GESCOOP surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças nas cooperativas, conforme afirma o presidente da OCEB, Cergio Tecchio: “O GESCOOP atende a uma demanda expressa das cooperativas. Ele proporciona aos participantes amplos conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas, a fim de aperfeiçoar a sua gestão”, explicou o presidente.

Durante 10 meses de aula os gestores participantes serão convidados a discutir e debater sobre temas voltados a gestão cooperativista, proporcionando conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas. Desta forma, os profissionais participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que os participantes estão inseridos.

Apesar de estar ainda no primeiro módulo, Alberto Lavigne, conselheiro da COOPEC, comenta que o curso está superando as suas expectativas e o recomenda para outros gestores de cooperativas. “O curso apresenta uma proposta bastante concisa e compatível com a realidade das cooperativas. Espero melhorar minha visão de gestão profissional e ter ferramentas para colaborar no planejamento estratégico da cooperativa”, afirmou o conselheiro.

O curso apresenta carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Outras três turmas estão acontecendo, nas cidades de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães.



GESCOOP inicia turma em Salvador

May 7, 2015 18:22, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Já está em andamento desde 30 de abril, em Salvador, a terceira turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP - oferecido pelo Sescoop/BA. Considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas, o GESCOOP surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais nas cooperativas, conforme afirma o presidente da OCEB, Cergio Tecchio: “O GESCOOP atende a uma demanda expressa da cooperativas. Ele proporciona aos participantes amplos conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas, a fim de aperfeiçoar a sua gestão”, explicou o presidente.

Durante 10 meses de aula os gestores participantes serão convidados a discutir e debater sobre temas voltados a gestão cooperativista, proporcionando conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas. Desta forma, os cooperados trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que os participantes estão inseridos.

Apesar de estar ainda no primeiro módulo, Alberto Lavigne, conselheiro da COOPEC, comenta que o curso está superando as suas expectativas e o recomenda para outros gestores de cooperativas. “O curso apresenta uma proposta bastante concisa e compatível com a realidade das cooperativas. Espero melhorar minha visão de gestão profissional e ter ferramentas para colaborar no planejamento estratégico da cooperativa”, afirmou o conselheiro.

O curso apresenta carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Outras duas turmas já haviam sido iniciadas na cidade de Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas esse ano e também estão em curso. No dia 8 de maio será iniciada a turma de Luís Eduardo Magalhães.



EDUCOOP chega ao mesmo tempo em 4 cidades da Bahia

May 7, 2015 17:46, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Pela primeira vez, um dos mais importantes cursos do Sescoop/BA - o curso de Educação Cooperativista, EDUCOOP - está sendo realizado simultaneamente em 4 cidades do interior da Bahia. Em janeiro, Barreiras teve uma turma iniciada, por demanda da COOPEB. Em seguida foi a vez de Vitória da Conquista (SICOOB CREDCOOP), Eunápolis (COOEDUC) e Veredas (SICOOB Extremo Sul), também tiveram turmas iniciadas.

Destinado a educadores das cooperativas de ensino das redes pública e privada, cooperados, consultores, assessores, instrutores e outras pessoas relacionadas com o cooperativismo, o EDUCOOP tem carga horária de 200 horas, distribuídas em 9 módulos. De acordo com o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, a realização deste curso demonstra a preocupação das cooperativas e do Sescoop/BA em preparar futuros cooperados: “o objetivo do programa é fortalecer o cooperativismo por meio da educação, levando o conhecimento da doutrina aos possíveis futuros cooperados, capacitando professores para que estes possam inserir conteúdos os fundamentos da cooperação no processo de ensino-aprendizagem”, comentou o presidente.

O EDUCOOP já vem sendo realizado sistematicamente por uma cooperativa de crédito em Teixeira de Freitas/BA, SICOOB Extremo Sul, desde o ano de 2006. A partir de 2011 passou a ser realizado em parceria com o Sescoop/BA. Oferecido pela primeira vez em Barreiras, o curso está sendo muito bem aceito e as expectativas estão sendo superadas, como afirma a diretora da COOPEB, Edlânia de Carvalho: “o curso possibilita um resgate do sentido da educação cooperativista, mostrando que o cooperativismo é uma ideia que não está presente apenas na escola, mas como no mundo inteiro. Nossos profissionais estão extremamente satisfeitos com o curso”, afirmou a diretora.

O programa qualifica os profissionais para melhoria da prática pedagógica no ensino do cooperativismo, difundindo a filosofia cooperativista, princípios e valores, a partir de disciplinas como História do Cooperativismo, Qualidade de Vida, e Empreendedorismo e Cooperativismo, além de oficinas, aulas expositivas e seminários. Ainda nesse primeiro semestre, a cooperativa SICOOB Extremo Sul, iniciará as aulas de uma segunda turma do curso na região de Nova Viçosa.