Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Campeonato de Futebol da Asfeb tem parceria do Sicoob Cred Executivo

May 19, 2015 18:26, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

A abertura do Campeonato de Futebol da Asfeb - Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia teve inicio no dia 25 de abril, no clube da própria associação, em Salvador. O evento é uma das mais tradicionais competições amadoras do estado e contou com a participação da cooperativa Sicoob Cred Executivo – patrocinador oficial. Com mais de 20 anos de realização, o torneio objetiva proporcionar um momento de lazer e de cuidados com a saúde para associados, familiares e convidados, afirma Domenico Fioravanti, presidente da Asfeb.

Para homenagear o Sicoob Cred Executivo, a Asfeb batizou o troféu de premiação com o nome do diretor da cooperativa, Osvaldo José Celino Ribeiro. Para o diretor, a lembrança do seu nome é uma demonstração de carinho de amigos de longa data e um reconhecimento do trabalho da cooperativa. No último sábado, 16 de maio, o time da Cred Executivo ingressou na competição do torneio contra o time do Boa Ideia. Durante o primeiro tempo, a cooperativa perdeu de 3x1, mas nos últimos minutos do segundo tempo, o placar foi ampliado para 3x3.

O diretor de Esportes, Antonio Carlos Lins Gomes, analisa que este será um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos, com forte intenção de integrar ainda mais os associados. “O torneio passa comportar atletas a partir dos 59 anos, que antes ou não participavam da competição ou tinham poucas oportunidades de jogar. E ainda quando jogavam tinha que disputar bola com garotos”, afirma Antonio.



Unimed abre concurso de redação em Teixeira de Freitas

May 19, 2015 13:48, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Realizado desde 2000, o concurso de redação promovido pela Unimed Extremo Sul, em parceria com o Sescoop/BA, está com as inscrições abertas para a edição de 2015. O lançamento do concurso foi realizado no dia 18 de abril, tendo como participantes alunos do ensino fundamental, matriculados do 6° ao 9° ano, das escolas das redes pública e particular, de Teixeira de Freitas, com noções básicas sobre o cooperativismo. Os temas escolhidos pela Unimed são sempre relacionados ao cooperativismo assim, o deste ano não seria diferente, sendo “A Natureza como exemplo de cooperação”.

O concurso é dividido em três etapas. A primeira fase acontece na própria escola, com desenvolvimento de tema e produção de textos, onde a instituição cria uma comissão julgadora que seleciona os melhores textos, podendo ser enviados até o dia 29 de maio, às 18h. A segunda fase ocorre no auditório da sede da Unimed em Teixeira de Freitas no dia 1º de junho, onde os alunos de todas as séries produzirão novos textos, sem direito a nenhum tipo de consulta. O encerramento e divulgação dos resultados serão feito no dia 17 de junho às 19h30, no Espaço D. Não é necessário fazer inscrição.

De acordo com Juliana Jacomini, coordenadora comercial e marketing, e organizadora do evento, o projeto Concurso de Redação Unimed cumpre um papel social importante para a juventude. “A realização dessa ação justifica-se pelo fato de que o homem de hoje, demonstra cada vez mais fragilidade nas suas relações, sinalizando a perda de valores e princípios éticos fundamentais na construção de uma sociedade justa e igualitária. O jovem, nesse contexto, tem pouco acesso a informações que o possibilitem mudar sua trajetória de vida”, afirmou Juliana.



COOAP e Ser do Sertão apresentam seus produtos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

May 18, 2015 17:34, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Na terça-feira, 12 de maio, a ABRASEL - Ba (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do estado da Bahia) junto a SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar) promoveram uma degustação e rodada de negócios entre os bares e restaurantes de Salvador com diversas cooperativas da agricultura familiar. Entre elas a COOAP e a Ser do Sertão.

Na oportunidade, o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP), Gerinelson Lima, junto a presidenta da cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala, apresentaram os produtos das respectivas instituições, como o carneiro, carro chefe da COOAP e o suco de polpas de frutas da Ser do Sertão.

A atividade contou com a participação de donos de bares e restaurantes da cidade, além de chefes de cozinha que degustaram produtos de outras cooperativas do estado da Bahia, como queijo de cabra, iogurte, doces e a cerveja de umbu.

Todos também puderam apresentar seus produtos, informando onde são e como são produzidos e embalados, tendo um espaço para tirar dúvidas dos potenciais clientes e dialogar sobre as políticas de preços e logística, pensando na demanda especifica dos estabelecimentos.

“Queremos aproximar esses dois universos que têm tudo a ver, aproximando os processos do campo a mesa, trazendo os benefícios dos produtos da agricultura familiar para o universo dos bares e restaurantes.” Afirmou Luiz Henrique, Presidente executivo da Abrasel – Ba.

A atividade também contou com a participação de consultores do SEBRAE que compartilharam a ideia da criação de uma central de negócios para potencialização das cooperativas com o objetivo de fortalecer os elos das cadeias produtivas de comercialização e consumo, pensando em comprar e vender bem, além da capacitação e organização das mesmas para competir com as grandes empresas através de uma aproximação comercial.

(Fonte: Adapta Sertão)



Curso Preparatório Certificação ANBIMA conclui sua primeira turma com êxito

May 13, 2015 17:12, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Sucesso! Esta é a palavra que define o Curso Preparatório para Certificação ANBIMA, realizado através da parceria entre o Sescoop/BA e o Sicoob/BA, nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Salvador, onde concluiu sua primeira turma. Estiveram presentes no evento profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, onde foram preparados para a realização do exame de certificação CPA-10.

O curso foi ministrado nos três dias pelo instrutor Sérgio Scorbaiolli, através de uma didática diferenciada, com dinâmicas e mapa mental sobre o sistema financeiro, conseguindo uma grande participação e interação da turma. Para Magna Gomes Santos, do SICOOB Litoral Sul, o curso forneceu uma base sólida para a realização da prova de certificação do CPA 10. “O curso enquadra-se perfeitamente com a necessidade de preparação para a execução do exame da ANBIMA. O treinamento ampliou bastante os meus conhecimentos a respeito do mercado financeiro, o que facilita na condução dos trabalhos junto a área financeira”, expos Magna.

Além da turma concluinte, o Sescoop/BA e o SICOOB/BA abrirão mais uma turma para o mês de agosto, nos dias 5, 6 e 7. As aulas ocorrerão também em Salvador, contando novamente com a participação do instrutor Sérgio Scorbaiolli.

A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – AMBIMA, sendo a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. O CPA-10 destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em instituições financeiras, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento, tenham conhecimento do mercado, mercado este que o sistema de cooperativa de crédito participa.



Cooperativas de Trabalho discutem estratégia de participação no mercado

May 13, 2015 13:59, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Dirigentes, consultores, assessores jurídicos e gerentes, das cooperativas do Ramo Trabalho no Estado da Bahia se reunião no Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho em Salvador, com o objetivo de debater o mercado de trabalho das cooperativas, aprimoramento de gestão e estratégias de desenvolvimento e possível impacto do projeto “lei da terceirização” em debate no congresso nacional. O evento é realizado desde 2011, e neste ano ocorrerá no Hotel Golden Tulip, no dia 21 de maio, tendo como convidados representantes estaduais do Ramo Trabalho e do conselho especializado da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB. As inscrições para o encontro estão sendo realizadas através do portal http://www.bahiacooperativo.coop.br/, até o dia 16 de maio.

O evento faz parte da estratégia do Sistema OCEB no desenvolvimento das cooperativas baianas, na conquista de mercado e aproximação com a comunidade, dando oportunidade aos cooperados de cresceram com suas cooperativas. Desta forma, o encontro é uma grande oportunidade dos profissionais da área participarem de palestras, debates e oficinas, estimulando as cooperativas do Ramo Trabalho a aprimorarem sua governança e gestão administrativa operacional e comercial, ampliando sua competitividade no mercado, fortalecendo assim o Ramo.

A abertura do evento será feita pelo presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, Cergio Tecchio, que reconhece o encontro como o mais importante das cooperativas do Ramo Trabalho na Bahia. “As cooperativas de trabalho são instituições que profissionais e trabalhadores se unem para prestar serviços no mercado, com autonomia de gestão, onde os mesmos, de forma democrática, gerem seus próprios destinos e assumem a responsabilidade de seus negócios. Esta oportunidade faz com que o trabalhador busque uma maior participação em suas comunidades” afirmou o presidente.

Após a abertura, o Prof. Ms. Adm. Geraldo Magela da Silva – Coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho da OCB e Vice Presidente do Cicopa Mercosul, discorrerá sobre “O Cooperativismo de Trabalho no Contexto Atual do Brasil e do Mundo”. Em seguida, será ministrada a palestra “O Ato Cooperativo, suas complexidades e os impactos da recente decisão STF”, pelo Dr. João Caetano Muzzi Filho, Advogado e Mestre em direito. No período da tarde, serão desenvolvidas diversas oficinas como: Aspectos institucionais das Cooperativas de Trabalho, Estratégia comercial das cooperativas, Problemas operacionais comuns e Governança e gestão das cooperativas de trabalho. Em seguida os participantes farão uma apresentação sobre as oficinas em que participaram.

Para a representante do Ramo Trabalho na OCEB, Raquel Joquebede, da Coopermulta, o encontro vai ser bastante significativo para as cooperativas de trabalho, principalmente em virtude das discussões políticas atuais sobre terceirização e prestação de serviços. “O evento significa uma junção de ideias, compartilhamento de informações e auxílio nas dificuldades entre as cooperativas. Em virtude de estarmos no exato instante, atravessando a oportunidade de terceirização de serviços, onde somos cooperativas de Prestação de Serviços, vejo que é o momento de usarmos as nossas ferramentas para continuar a conquistar o mercado”, concluiu Raquel.