Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Sistema OCEB promove Encontro das Cooperativas do Ramo Transporte

April 27, 2017 16:44, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Encontro das Cooperativas do Ramo Transporte

O Encontro das Cooperativas do Ramo Transporte reuniu representantes de cooperativas legais do ramo transporte da Bahia e de Sergipe, além de integrantes da Central de Cooperativas do ramo transporte (Rede Transporte) para debater temas relacionados à gestão e fortalecimento desse segmento. A sede da COOMAP - Cooperativa Nacional de Transporte Coorporativo, localizada em São Sebastião do Passé, cidade que fica a 70km de Salvador, sediou o evento, que foi realizado ontem. 

As boas-vindas aos participantes foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que falou sobre a necessidade das cooperativas aperfeiçoarem a gestão e gerarem resultados positivos para os cooperados. Ele destacou o trabalho integrado e estratégico do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, organizações promotoras do encontro, para contribuir com a defesa e desenvolvimento do cooperativismo no estado. 

A primeira palestra do dia foi feita por Rafael Melo, especialista em Sistemas Tecnológicos, que apresentou exemplos de plataformas tecnológicas atuais, usadas por empresas para atender o público consumidor, destacando a mobilidade como modelo de negócios e a possibilidade das cooperativas de transporte utilizarem aplicativos como forma de qualificar os serviços oferecidos aos seus clientes. 

Dando continuidade, Abel Paré, Presidente da Rede Transporte e Diretor do Sistema OCERGS, e Evaldo Moreira, Diretor Administrativo da COOPMETRO, abordaram sobre o funcionamento da Plataforma de Negócios “Bandeira Única”, projeto que está sendo desenvolvido pela Rede Transporte e que integra aplicativo para gerir todo controle do fluxo de frotas e cargas, assim como o controle de logística e de compras. A previsão é que comece a funcionar em junho desse ano, mas a COOPMETRO, Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas e Passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte, já começou a testar a plataforma. O presidente dessa cooperativa, Marcos Leisson, presente no evento, garantiu que o aplicativo tem funcionado bem e os resultados esperados é profissionalizar ainda mais os serviços da cooperativa e gerar economia para dividir a sobra com os cooperados. 

A parte da tarde foi dedicada à apresentação do case de sucesso de boas práticas de gestão. A experiência apresentada foi a da COOPMETRO. Os participantes conheceram a estrutura da cooperativa, como eles atendem aos seus clientes, os benefícios oferecidos aos cooperados e como estabelecem o relacionamento com outras cooperativas. O sr. Evaldo Moreira ressaltou que a adesão da cooperativa ao PDGC (Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas) foi fundamental para melhorar a gestão e governança institucional e que esse ano vão se inscrever no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Aproveitou a oportunidade para ressaltar que os dirigentes participem dos programas e capacitações oferecidos pelo Sescoop.

A palestra de encerramento foi feita pelo analista de Monitoramento do Sistema OCB/ES, David Duarte Ribeiro. Ele fez uma abordagem sobre o panorama do cooperativismo do ramo transporte no Espírito Santo, apresentando os avanços e desafios dos últimos 4 anos e as ações realizadas para o fortalecimento do setor no estado. “Fica claro que as cooperativas precisam buscar, cada vez mais, a união, e esse evento trouxe temas importantes e abrangentes que vão contribuir com o trabalho que está sendo realizado na Bahia”, destacou.

Para Abel Paré, o encontro foi bem estruturado nas necessidades e prioridades do ramo e a interação do público foi um aspecto positivo. “Eu percebo amadurecimento dos dirigentes das cooperativas e a disposição para fazer negócios, melhorar os resultados e a produtividade”, disse. 

Jair de Oliveira, presidente da COOMAP e Conselheiro representante do ramo transporte na OCEB, ressaltou que o evento foi altamente positivo, com adesão de várias cooperativas, inclusive as de outros estados, como Sergipe. Agradeceu o apoio do SESCOOP/BA e adiantou que já está entusiasmado para o próximo. 

Confira algumas fotos:



Workshop Excelência da Gestão concluiu primeira fase e SESCOOP/BA anuncia nova abordagem dentro do ciclo

April 19, 2017 20:45, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

workshop-pdgc-vitoria-da-conquista-1

Após percorrer cinco cidades do interior baiano e capacitar mais de 90 integrantes de cooperativas, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, vai dar início a uma nova etapa, onde apresentará uma abordagem sobre a elaboração do Plano de Melhorias da Gestão e seus elementos essenciais.  

O Workshop Excelência da Gestão teve início em Salvador nos dias 28 e 29 de março e passou por Feira de Santana (30 e 31 de março), Itabuna (03 e 04 de abril), Luís Eduardo Magalhães (6 e 7 de abril) e, por fim, Vitória da Conquista (11 e 12 de abril). Sempre com dois dias de realização, o evento teve como objetivo preparar os dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos do cooperativismo baiano para participarem do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, que tem como foco mecanismos de melhoria na gestão da cooperativa.

Um dos participantes do evento, em Luís Eduardo Magalhães, foi André Oliveira, representante da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - COOPERFARMS, que destacou o PDGC como uma ferramenta incrível para melhorar a gestão e que a participação no workshop potencializou esse entendimento ao fazer os exercícios práticos propostos durante a capacitação.

Thamires Lima, representante da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, marcou presença no workshop de Vitória da Conquista. Ela expressou a importância do evento para promover a intercooperação e a expectativa de, juntamente com a diretoria e demais envolvidos, responder ao questionário do PDGC e implantar as mudanças necessárias para melhorar, cada vez mais, a governança na cooperativa que faz parte e aumentar a competitividade.

A próxima etapa do ciclo, denominado “Workshop Excelência da Gestão: Plano de Melhorias”, consiste no auxílio às cooperativas para a construção das ações de melhorias identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão. O workshop será realizado nos dias 23 e 24 de maio e as inscrições serão abertas, em breve, neste portal.



Workshop de Excelência da Gestão visita cidades do interior baiano

April 6, 2017 13:19, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Workshop

O ciclo de Workshops Excelência dea Gestão, promovido pelo SESCOOP/BA, continua acontecendo nas cidades do interior baiano. Depois de passar por Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março, e por Itabuna, nos dias 3 e 4 de abril, o evento agora será realizado em Luís Eduardo Magalhães, a partir desta quinta-feira (6).

Durante a passagem por Feira de Santana, cerca de 20 representantes de cooperativas da região puderam se preparar para o preenchimento do questionário que compõe o PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, tirar dúvidas e compreender melhor sobre a metodologia e os parâmetros que norteiam o Programa. Um desses participantes foi a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, que afirma se sentir bem mais preparada após participar do workshop. “Entendo que o desafio neste caminho reside na necessidade de mudanças nas práticas das cooperativas, precedidas pelas mudanças de atitudes das pessoas, concebendo um modelo de gestão que seja organizado, padronizado e compartilhado entre os agentes da governança”.

Doze cooperativas estiveram presentes no Workshop de Feira de Santana, que é ministrado por Gênia Porto, consultora Mestre em Administração e também especialista em Avaliação em Gestão. “O workshop é divido em duas fases; uma onde apresentamos a metodologia do Programa e discutimos sobre a importância de adotar melhorias na Gestão, e a segunda, que é a prática, onde é possível exercitar e fixar o conteúdo teórico”, explica.

Quem também participou do Workshop e aprovou, mas desta vez na cidade de Itabuna, foi Diana Ferreira Campos da cooperativa Unimed Itabuna, durante os dias 03 e 04 de abril esteve em contato direto com o universo do PDGC. Diana informou que a aplicação do Programa já está em andamento na cooperativa mas que, a partir deste workshop será realizado com mais segurança.

Diana aproveitou para parabenizar o SESCOOP/BA “Por estar sempre focado na evolução dos princípios de governança das cooperativas e mais ainda pelo conjunto de ações muito bem orquestradas, tendo de 2013 a 2015 investido nos Primeiros Passos para a Excelência e, desde o ano passado até agora, incentivando o compromisso Rumo à Excelência”.

Luís Eduardo Magalhães é próximo local a sediar o Workshop, a partir do próximo dia 6, que também tem duração de dois dias. Em seguida, o workshop será realizado em Vitória da Conquista, onde encerra o ciclo, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online através deste link.

SOBRE O PDGC

O PDGC é um Programa do Sescoop e objetiva promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo, visando melhorar as cooperativas em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.