Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Ciclo de Workshops Excelência da Gestão tem início em Salvador

March 30, 2017 22:50, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

workshop-pdgc-salvador-marco-2017-1

Dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos participaram da primeira edição do workshop ‘Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão’, realizado em Salvador nos dias 28 e 29 de março. A atividade visa preparar as cooperativas para a participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.


Durante os dois dias, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o preenchimento do Questionário de Autoavaliação do PDGC e aprenderam sobre a metodologia e os conceitos do programa. Entre os participantes estava a presidente da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, Alaerte Martins, que afirmou ter aproveitado bastante o evento: “Volto para a cooperativa com a sensação de que vamos preencher o questionário do PDGC de forma bem mais consciente e que estamos no caminho certo para termos melhores resultados”.

Além das explanações, o workshop também conta com atividades práticas, onde os participantes realizam exercícios baseados na realidade de suas cooperativas. A metodologia também foi aprovada pelo diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Salvador, Miguel Calmon: “Com a nossa participação neste Workshop e a aplicação do que foi absorvido aqui, implementaremos melhorias em nossos processos e práticas de gestão na busca da excelência”.


O workshop tem como instrutora Gênia Porto, mestra em administração com grande experiência em consultoria e avaliação em Gestão. “A expectativa é que após o workshop as cooperativas possam realizar a autoavaliação com melhor qualidade, já que esclarecemos sobre possíveis dúvidas contidas no questionário de autoavaliação do Programa”, esclarece Gênia e ressalta que a diversidade da turma, formada por representantes de vários ramos, torna a troca de experiências ainda mais rica.

Sempre com dois dias de duração, o workshop em Salvador foi o primeiro de uma série que irá passar por mais quatro cidades baianas: Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março; Itabuna nos dias 03 e 04 de abril; Luís Eduardo Magalhães, nos dias 6 e 7 e, por fim, Vitória da Conquista, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online através deste link.

Realizado pelo SESCOOP/BA, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão promove a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas, através da participação destas no PDGC, que é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN)



Sistema OCEB marca presença na 51ª Expoconquista

March 29, 2017 21:04, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

abertura-expoconquista-2017

Foi iniciada na noite desta terça-feira, 28, a 51ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista - Expoconquista. O evento é realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e se estenderá até o dia 2 de abril de 2017, no Parque Teopompo de Almeida.

A abertura oficial foi feita pelo presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho, e contou com a presença do prefeito da cidade, Herzem Gusmão, além de outras autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas e presidentes de Cooperativas. A ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil e beneficia tanto quem visita, quanto os parceiros e apoiadores, fortalecendo o agronegócio.

Presente em mais uma edição do evento, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, convidam todas as cooperativas da região a visitarem o seu stand, espaço onde serão realizados atendimentos às cooperativas, divulgação de produtos de cooperativas, promoção da cultura da cooperação e do cooperativismo, além da divulgação do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e dos produtos e serviços oferecidos pela OCEB e pelo SESCOOP/BA.

O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, estarão presentes durante toda a feira no stand. José Alberto afirma que a participação na Expoconquista é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com as cooperativas da região, além de permitir que a OCEB e o SESCOOP/BA sejam amplamente conhecidos pela sociedade em geral. 



Formatura em Gandu (BA) encerra ciclo 2016 do Jovemcoop

March 29, 2017 20:36, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

encerramento-jovemcoop-gandu-1

Última turma desta edição teve 25 formandos que apresentaram projetos sociais para banca examinadora. Capacitação visa formar lideranças em cooperativismo.

Em Gandu, cidade do Sul da Bahia, 25 jovens tiveram neste sábado (25) um dia bastante diferente do habitual. É que todos estavam participando da cerimônia de conclusão do Jovemcoop, programa de capacitação para futuros gestores e líderes do cooperativismo.

Após 9 meses de encontro quinzenais, os 25 participantes apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso para uma banca examinadora. Foram 4 projetos, voltados para atividades culturais, educação e combate ao analfabetismo e divulgação da cultura cooperativista. Essa formatura encerra o ciclo Jovemcoop iniciado em 2016 e que passou por outras cidades da Bahia (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas).

Além da banca examinadora, ocorreu a cerimônia de encerramento, com a presença da presidente da Cooliba - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, Marília Cavalcante Reis; o presidente do Sicoob Norte Sul, Afrorisval Olímpio de Almeida; a presidente da Cooperativa Agrícola de Gandu, Ana Paula, e o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista.

Para Marília, que também é coordenadora e facilitadora do curso, a iniciativa é extremamente importante e foi um prazer fazer parte do processo. “Participar do Jovemcoop foi uma honra. Fico agraciada por trabalhar com o desenvolvimento das futuras lideranças do cooperativismo e despertar nestes jovens a vontade de se preparar. O passo inicial para isto é o autoconhecimento e os facilitadores auxiliaram os participantes a desenvolverem habilidades comportamentais e técnicas para momentos de conflito e de decisão”, disse.

Emerson Quirino, 18 anos, foi um dos concluintes e falou que foi uma ótima experiência: “O Jovemcoop capacita através de experiências e desperta o desejo de ser uma liderança. Cada módulo, cada aula, abre um mundo. A metodologia utilizada nos proporcionou um aprendizado prazeroso e hoje eu tenho o objetivo de chegar na presidência de uma cooperativa”, relatou o jovem que tem um ano e meio na Coopag -  Cooperativa Agrícola Gandu.

O sentimento é similar ao de Djeane Souza, assistente administrativa na Sicoob Norte Sul. “O projeto de conclusão da minha equipe foi a criação de uma biblioteca sobre cooperativismo para levar para as escolas. Propomos isso porque a gente não ouve falar sobre cooperativismo. Eu mesma não conhecia antes de começar a trabalhar e depois do Jovemcoop já me sinto apaixonada pela ideia e quero fazer com que mais pessoas entendam”, disse Djeane ao contar que o curso contribuiu muito com a sua rotina de trabalho. Feliz com a aprovação na banca, Djeane diz rindo: “Já quero o Jovemcoop 2!”

Jovemcoop

Implantado pelo Sescoop/BA, em parceria com as Cooperativas Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Coopmac, Sicoob Coopere, Sicoob Sertão e Sicoob Norte Sul, o programa Jovemcoop foi realizado no ano de 2016 e início de 2017 em cinco cidades baianas (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Pintadas e Gandu), sempre promovendo nos participantes o interesse pelo cooperativismo, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam e capacitando-os para atuar na liderança.

Os conteúdos abordados foram divididos em três etapas, Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Atividades, que envolveram apresentação de representantes de cooperativas para falar sobre a sua experiência exitosa enquanto dirigente de cooperativa, orientação e elaboração de projeto de atuação, aulas de Comunicação Empresarial, Legislação Específica do Cooperativismo e Organização Financeira, além de técnicas de Gestão. O público alvo foi composto por funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB. 



Sistema OCEB realiza AGO e lança Dia de Cooperar (Dia C) 2017

March 24, 2017 14:59, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Sistema OCEB realiza AGO e lança Dia de Cooperar (Dia C) 2017

A tarde da quinta-feira, 23 de março, foi especial para o cooperativismo baiano. O Sistema OCEB realizou o lançamento local da iniciativa Dia C (Dia de Cooperar) edição 2017, que tem como mote “Atitudes simples movem o mundo”. O evento ocorreu após a realização da AGO (Assembleia Geral Ordinária) da OCEB. Na ocasião, o Presidente Cergio Tecchio e o superintendente José Alberto Batista conduziram o debate sobre o regulamento para registro de Cooperativas na OCEB, pautado na Resolução OCB 049/2016, e realizaram a prestação de Contas do ano de 2016.

O Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, apresentou as novidades do Dia C 2017, explicando que a partir deste ano as iniciativas devem estar correlacionadas com ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). "São 17 objetivos e 169 metas que devem ser perseguidos por todos até o ano de 2030. Nossa expectativa é que, a cada ano, tenhamos mais pessoas beneficiadas, mais cooperativas participantes e consigamos alcançar todas estas metas", explicou.

Nobile também destacou a importância da participação das cooperativas baianas na mobilização nacional. "A Bahia tem se destacado por conta do crescimento do número de iniciativas, contribuindo para a expansão da visibilidade do Dia de Cooperar nacionalmente", disse. Em seguida, a Diretora Pedagógica da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil, Jorgina Dourado, relatou os resultados alcançados com a participação da cooperativa na edição 2016: “Alunos, pais, professores e toda a comunidade se envolvem nas atividades, promovendo um excelente clima da escola, mas ressalto que é também um bom meio de aumentar a visibilidade da cooperativa. Neste ano tivemos um aumento de matrículas e descobrimos que foram pessoas que nos conheceram no Dia C”, relata.

A participação das cooperativas no PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, também tiveram destaque no evento. Renato Nobile chamou a atenção para os benefícios do PDGC e incentivou a ampla participação de cooperativas baianas no Prêmio, que dá reconhecimento nacional às cooperativas que buscam a adoção de boas práticas de gestão e governança.

Na mesma linha, a consultora em Gestão Empresarial, Gênia Porto, explicou como que a participação no PDGC é, de fato, um caminho para a melhoria concreta da gestão das cooperativas. Ela também informou à plateia que o SESCOOP/BA irá promover, nos meses de março e abril, cinco edições de um workshop para orientar as cooperativas no preenchimento dos questionários solicitados pelo Programa: “Não adianta fazer o diagnóstico todo ano e não refletir e implantar as melhorias. É para ajudar neste processo que todos devem participar destes workshops que acontecerão em diversas cidades baianas", ressaltou Gênia.

As cooperativas Cooeduc, de Eunápolis, e Sicoob Coopere, presente em mais de 15 municípios baianos, complementaram a palestra relatando suas experiências no PDGC. Segundo Adilson Correia, Diretor Pedagógico da Cooeduc, “A princípio a gente acha que participar de prêmios é difícil, é complicado, mas é preciso vencer essa barreira e começar a participar. Foi encarando esse medo que fomos vencedores do Prêmio MPE Brasil - Movimento Brasil Competitivo em 2015”.

A Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, corroborou, informando que concorre no Prêmio Sescoop desde 2014 e só enxerga benefícios. E finalizou com uma dica importante: “Para fazer uma gestão profissional é preciso envolver todo mundo da cooperativa. Não dá para ser um grupo pequeno porque isto não vai refletir a verdade da gestão. Nossa melhor experiência foi quando recebemos a visita da comissão avaliadora, aprendemos ali que não basta fazer, é preciso registrar e evidenciar o que realizamos. É preciso saber comunicar”, contou emocionada.



Sicoob Central BA realiza 1º Encontro de Negócios do Ramo Crédito

March 21, 2017 12:21, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

1-encontro-de-negocios-sicoob-central-marco-2017-13

Cerca de 200 representantes das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA se reuniram no 1º Encontro de Negócios do ramo, realizado de 17 a 19 de março. O evento foi promovido pelo Sicoob Central BA com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.

O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, deu as boas-vindas ao público na abertura do evento, ressaltou a parceria com o Bancoob, o Sescoop/BA e demais parceiros para a realização desse momento e convocou todos os presentes para disseminar os conhecimentos adquiridos para as cooperativas, pois, segundo ele, “a capacitação é feita para colher os frutos posteriormente”.

A satisfação de poder participar do Encontro de Negócios foi expressada pelo Presidente da OCEB e do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, durante a sua fala. Ele é defensor do cooperativismo de crédito e destacou a qualidade dos serviços e produtos do Sicoob, que, além de serem voltados para as necessidades do associado e para o desenvolvimento das cooperativas, são importantes para o desenvolvimento da comunidade e para a vida das pessoas, e, por isso, a oportunidade de alcançar resultados melhores na área de vendas. “Eu sou cooperativista e temos que fazer esse sistema crescer”, concluiu.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio de Almada, que apresentou dados sobre o crescimento do Sicoob. “Apesar de 2016 ter sido um ano desafiador para o Brasil nós alcançamos a marca de quase 77 bilhões de reais em ativos, o que nos posiciona na 9ª posição do ranking de bancos do Brasil”, ressaltou.

Ele também abordou sobre Economia Colaborativa, explicando sobre as mudanças tecnológicas ocorridas entre os séculos XX e XXI, as principais características e benefícios das novas tecnologias e das soluções que fazem com que as pessoas colaborem entre si, gerando os efeitos de melhor uso dos recursos do planeta. Em relação ao evento, ele evidenciou ser de fundamental importância. “Está ocorrendo um despertar das cooperativas para atividade comercial, ao invés da cooperativa esperar o cooperado vir na cooperativa, a cooperativa está indo ao encontro do cooperado”, explicou.

Já a outra palestra foi realizada por José Luiz Tejon, reconhecido conferencista da temática superação, e foi marcada por apresentação de exemplos práticos de superação, união, criatividade e de mudança de atitude. Tejon é um grande entusiasta do cooperativismo e expressou em diversos momentos: “Não haverá futuro sem cooperativismo”, “Cooperação é a única via”; além de convidar a todos a usar a hashtag #SouCooperativa.

O segundo dia de evento (18) foi iniciado com a conferência sobre cooperativismo financeiro e Sicoob realizada pelo Diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen. A abordagem foi uma apresentação do cenário financeiro do Brasil e o posicionamento do Sicoob em relação a outros bancos. Para ele, a iniciativa do evento é duplamente importante: “primeiro para que os colegas possam ter acesso e dominar melhor o conjunto das soluções do portfólio comercial do Sistema e, logicamente, como decorrência, poderem oferecer esses mesmos produtos com propriedade para os cooperados”. E essa ação torna-se absolutamente importante, na opinião dele, pois com “a redução da taxa de juros, que vai diminuir a receita com intermediação financeira, receita essa que precisa ser reposta com outras soluções do portfólio comercial”.

E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre os produtos e serviços do portfólio do Sicoob, eles participaram de conferências realizadas por representantes do Bancoob sobre os seguintes temas: cartões, seguro, consórcio e Sipag – Soluções Integradas de Pagamento. A metodologia usada nessa etapa do evento oportunizou que o público trocasse experiências, sanasse dúvidas e conhecesse detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob. Essa percepção foi confirmada por Patrícia Luz, gerente do Ponto de Atendimento de Jequié do Sicoob Coopere, que expressou a alegria de ver o amadurecimento do Sicoob Bahia e o crescimento do portfólio de produtos. Ela afirmou sobre a necessidade de aprimorar a técnica de vendas e que pretende levar o que aprendeu para a equipe que ela lidera: “precisamos fazer com que nossa cooperativa se torne sustentável”.

A programação contou ainda com a realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob e as suas particularidades, proporcionando uma maior integração entre os presentes.

O encerramento do encontro ficou a cargo do palestrante Marcelo Ortega, que fez uma explanação de forma descontraída e interativa. Ele afirmou que no mundo dos negócios “além de fazer, é preciso gostar do que faz", ressaltando que comportamento e atitude são essenciais. Reforçou também sobre a importância de o vendedor ter intimidade com o cliente para oferecer as soluções adequadas para o seu perfil.

Para Josemir Soares, Diretor Operacional do Sicoob Central BA, o evento foi bem aceito pelas cooperativas e a expectativa é que o resultado seja “o aumento de negócios para os nossos associados e, com isso, haverá melhores resultados para a cooperativa, mais sobras [de recursos] para o cooperado e, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade local”.