Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

COOPROAF realizou o 1º Encontro de Mulheres da Região Sudoeste da Bahia

March 30, 2015 14:49, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Na última sexta (27) aconteceu o 1º Encontro de Mulheres, promovido pela Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia – COOPROAF, no município de Manoel Vitorino, com o apoio do Sistema OCEB – SESCOOP/BA. O objetivo do evento foi promover às cooperadas e mulheres do município um momento único, onde elas pudessem se conhecer melhor e trabalhar a intercooperação, através do conteúdo oferecido na programação do encontro.

Segundo Elenita Silva, Presidente da COOPROAF, a ideia do evento se constituiu através de uma conversa com Graziela Mota, Técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, sobre o mês da mulher e a possibilidade de promover um dia especial para elas, uma vez que 68% dos cooperados são do sexo feminino.

Um café da manhã sertanejo marcou o inicio da programação do Encontro, e as participantes puderam desfrutar de uma variedade de pratos típicos da região e refrescos naturais, produzidos pela COOPROAF. Em seguida, a presidente da cooperativa deu as boas vindas e convidou a médica cubana Yaribel Granado Cobos para falar sobre a saúde da mulher. “A iniciativa da cooperativa em promover e abordar a saúde da mulher foi de suma importância porque hoje ainda vivenciamos diversos tabus sobre a temática”, relata Cobos.

Dando continuidade, André Felipe Oliveira, Analista de Comunicação da OCEB, apresentou dois grandes projetos ativos no Sistema, o Dia de Cooperar (Dia C) e a rede social do cooperativismo (Rede Olá), e reforçou a importância da cooperativa para a continuidade dos mesmos. André ainda ressaltou a relevância do encontro: “um evento promovido por mulheres e para mulheres contribui ainda mais para o poder do cooperativismo e mostra o quão ele humaniza as pessoas”.

Em seguida a maquiadora Leo Honorato deu uma palestra sobre “A automaquiagem”. No decorrer da sua apresentação exibiu um breve histórico sobre a maquiagem, abordando o seu uso até os dias atuais, provocou reflexões sobre a imagem da mulher e o uso da maquiagem e deu dicas para as cooperadas. Leo finalizou a palestra com uma frase: “decidi ser livre em tudo, e é assim que a mulher deve ser: livre”.

No final da manhã, algumas mulheres da COOPROAF foram convidadas para falar sobre as suas experiências dentro e fora da cooperativa. Dentre elas, a empresária Vitória, a Coordenadora do projeto Umbu da Gente, Rita de Cássia, e a presidente da COOPROAF, Elenita Silva, puderam compartilhar as suas experiências.

O período da tarde iniciou com a palestra sobre “O Cooperativismo com foco na Mulher Cooperativista”, ministrada por Maria Lícia Barros de Acácio, instrutora do Sistema OCEB SESCOOP/BA. Para Lícia, palestrar sobre mulher foi um desafio extremamente gratificante, pois, o papel da mulher na sociedade é de suma importância, e em uma cooperativa não é diferente.

Em seguida Beth Siqueira, Assessora de Gênero do Projeto Gente de Valor, executado pela CAR, ministrou a palestra “O que entendo de gênero”. Ao falar sobre o tema, Beth relatou que a discussão é provocada para desmistificar a ideia engessada de que mulher é somente para se dedicar aos afazeres do lar.

“O empreendedorismo feminino” foi a última palestra do evento, ministrada pela consultora Suzethe Araújo. Ela reforçou algumas características que as mulheres têm para desenvolver seus empreendimentos coletivos. Suzethe conduziu uma dinâmica que utilizava imagens de atividades produtivas, provocando entre as participantes o sentimento de identificação e ao mesmo tempo estimulando o desenvolvimento do empreendedorismo e da criatividade.

Para finalizar, Graziela Mota iniciou seu depoimento agradecendo aos parceiros e ao Sistema OCEB-SESCOOP/BA pelo apoio para a realização do evento, contou um pouco da sua história de vida e o que a motivou realizar o encontro. “Com ousadia, determinação e força de vontade podemos construir, não somente eventos como este, que é o pontapé inicial para muitos outros que virão, mas também para lidarmos com a vida, afinal se você tiver medo não vai a lugar algum”.



Sistema Oceb participa da Expoconquista, realizada pela Coopmac

March 25, 2015 20:25, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

A OCEB e SESCOOP/BA estão presentes na Expoconquisa 2015, que se iniciou na noite da sexta feira (20) e vai até o próximo sábado (28). Nessa edição o Sistema disseminará o cooperativismo, dando visibilidade às ações e programas, como a Rede Olá, Dia C, PDGC e PAGC. Para André Felipe, Analista de Comunicação, da OCEB, é importante mostrar de perto, que o Sistema desenvolve ações relevantes, a exemplo dos Programas de Desenvolvimento e de Acompanhamento da Gestão Cooperativista, que auxiliam às cooperativas em sua gestão.

A Expoconquista 2015 está acontecendo no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, na cidade de Vitória da Conquista-BA e é realizada pela Coopmac – Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense.

O presidente da cooperativa, Jaymilton Gusmão Filho, declarou que o esforço de toda a diretoria, que vem se empenhando para fazer essa grande festa está sendo recompensado com a resposta positiva dos parceiros: “eu tenho a certeza que essa vai ser uma das maiores exposições da história da nossa cidade”.

Entre as ações destacadas pelo presidente para esta edição do evento está a presença maciça dos animais, que ultrapassam os três mil. Dentro dessa temática, a Expoconquista trará a exposição especializada de caprinovinocultura, que já começa sendo a segunda maior da Bahia em número de animais, as provas equestres da raça quarto de milha e o número recorde de sete leilões.

Fonte: Conquista News



Conselheiros do ramo crédito passam por capacitação

March 25, 2015 18:45, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Dentre os ramos do cooperativismo, o Crédito se destaca pela subordinação peculiar à regulação governamental, complexa, rigorosa e ostensiva. A adequação das cooperativas de crédito às regras do sistema financeiro nacional e às normas do Banco Central do Brasil é, portanto, um dos principais desafios de seus gestores e conselheiros.

Nesse mês de março o Sistema OCEB, através do Sescoop/BA, está oferecendo de forma inédita o FORMACRED - Curso com 96 horas de duração e totalmente voltado para capacitação de conselheiros de cooperativas de crédito. Criado pelo Sescoop Nacional por sugestão conjunta da OCB (Conselho do Ramo Crédito) e do Banco Central, as primeiras duas turmas do FORMACRED na Bahia chamaram a atenção das cooperativas: “a procura foi muito maior que a oferta de vagas”, afirma Alberto Batista, Superintendente do Sescoop/BA. Ao todo, 37 membros de conselhos fiscal e de administração, de 18 cooperativas diferentes, conseguiram sua inscrição.

Para Petrônio Alberto da Fonseca, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cred Executivo, a abordagem do FORMACRED é diferenciada: “os cursos para conselheiros dos quais participei sempre foram voltados exclusivamente para o aspecto operacional do trabalho, mas já no primeiro módulo o FORMACRED mostrou valorizar também o aspecto comportamental, o que é extremamente importante para o desenvolvimento do trabalho de um conselheiro”.

O Programa é dividido em um módulo geral e um específico e reúne disciplinas como liderança, cooperativismo, análise financeira e administração, a fim de contribuir para o aprimoramento da governança corporativa nas cooperativas de crédito, bem como para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos, frente ao sistema financeiro nacional. As duas turmas do FORMACRED na Bahia se encerram no mês de julho.



Edital de Convocação AGO

March 17, 2015 18:25, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente do SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DA BAHIA - OCEB, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social em seu artigo 26, inciso II, convoca as Cooperativas registradas na OCEB e sediadas no Estado da Bahia, sendo que, nesta data, são 132 (cento e trinta e duas) cooperativas com direito a voto, para se reunirem em ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se no dia 10 de Abril de 2015, no auditório do Edifício Empresarial Niemeyer, situado à rua Alceu Amoroso Lima, nº 470, Sobreloja, Caminho das Árvores, Salvador/BA, às 09:00, em primeira convocação, com maioria simples, e às 10:00, em segunda e última convocação, com presença de no mínimo 11 (onze) delegados das cooperativas, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1) Prestação de contas referente ao exercício de 2014, compreendendo o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial, os Demonstrativos Financeiros e o Parecer do Conselho Fiscal; e

2) Suspensão do registro das cooperativas inadimplentes, em atenção à Resolução OCEB 005/2012.



Política estadual para mulheres envolverá cooperativismo

March 16, 2015 13:04, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Os empreendimentos cooperativistas tem sido um dos principais caminhos para a superação de desigualdades, geração de trabalho decente e emancipação social e econômica de pessoas e comunidades. Por esse motivo, a política estadual para as mulheres deverá incluir o cooperativismo em sua agenda. A declaração foi feita no último dia 13 de março, de forma conjunta pela Secretária Estadual de Política para as Mulheres, Olívia Santana, e pelo Presidente da OCEB e Sescoop/BA Cergio Tecchio.

A Secretária Estadual participou da abertura do Quarto Encontro de Mulheres Cooperativistas da Bahia, que ocorreu no dia 13 de março, em um hotel de Salvador, junto com dezenas de outras mulheres líderes de cooperativas, cooperadas e funcionárias de cooperativas. Ela também enfatizou que a cooperação é uma das mais importantes formas de superação da desigualdade de oportunidades e do preconceito contra a mulher, que ainda assolam a sociedade brasileira. “A solidariedade, a capacidade de trabalhar em conjunto e a força da mulher, postas em prática pelo cooperativismo, são decisivas na construção de uma sociedade melhor”. Em seu pronunciamento, a Secretária Olívia Santana formulou o convite, em nome do governo do estado da Bahia, para que o Sistema Cooperativista participe dos debates e da formulação de políticas para as mulheres.