Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Inscrições abertas para novas turmas do GESCOOP 2016

March 14, 2016 19:42, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-gescoop-salvador

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/BA, abriu as inscrições para o Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP 2016. O curso tem o objetivo de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional. O programa será realizado regionalmente, nas cidades de Salvador e Feira de Santana, composto de 10(dez) módulos, com duração de 16 horas/módulo, totalizando 160 horas. 

Os profissionais participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que os participantes estão inseridos.

O Curso é voltado para dirigentes, gerentes, técnicos e encarregados de setor das cooperativas baianas. Serão disponibilizadas 25 vagas por turma, totalizando 50 (cinquenta) participantes.  A quantidade mínima admitida para a formação de 01(uma) turma será de 20 (vinte) participantes.  

Clique para ler as regras do programa e fazer sua inscrição nas turmas de: Salvador e Feira de Santana. 



Encontro reúne mulheres cooperativistas e autoridades públicas na luta dos direitos do gênero

March 11, 2016 20:05, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc08259

O 5º Encontro de Mulheres Cooperativistas, realizado no dia 11 de março de 2016, reuniu cerca de 100 participantes de 30 cooperativas da Bahia. Realizado na semana do dia internacional da mulher, o encontro teve como tema “A essência do cooperativismo no contexto atual da sociedade”, discutindo o papel da mulher no desenvolvimento do cooperativismo.

A abertura do Encontro foi realizada pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, contando com a presença da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e da deputada estadual Fabiola Mansur, símbolos da luta pela igualdade de gênero e direito das mulheres na Bahia. Para a vice-prefeita, o Encontro é uma ação importante que fortalece o movimento das mulheres, mostrando como elas estão inseridas como força produtiva na sociedade, através do cooperativismo. “O cooperativismo é uma das grandes estratégias que o Brasil pode adotar como melhor qualidade de vida e valorização de riquezas. As mulheres sempre estiveram presentes nas cooperativas. Contudo, ao longo dos anos, elas vêm se destacando e ocupando posições de liderança nas cooperativas”, afirma Sacramento.

A deputada Fabíola Mansur,  presidente da comissão de direito da mulher na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), disse que o cooperativismo é um sistema democrático que permite a qualificação e a capacitação de mulheres, mostrando novas formas de gerar renda, sendo um sistema que trata a todos de forma igual, independente do gênero. “O encontro é uma forma extremamente importante do empoderamento das mulheres, que é uma das bandeiras de luta de todo movimento feminista, e da própria comissão da Alba. A OCEB está de parabéns por produzir um evento como este”, conclui a deputada.

Após a abertura, o palestrante Roberto Belootti, conferencista especialista em temas motivacionais, apresentou a palestra “Atreva-se a ser feliz”, propondo atividades dinâmicas e lúdicas entre as participantes.

A primeira palestra do turno da tarde foi desenvolvida por Vera Lúcia Oliveira, Diretora Substituta do Denacoop/SPRC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abordando sobre o mundo cooperativo, gênero e responsabilidade, analisando como a mulher está inserida no mundo contemporâneo, seu papel atual na sociedade. Vera acredita que encontros como este são instrumentos para trabalhar a inserção no cooperativismo, fazendo com que elas passem a se sentir parte integrante deste sistema, tornando-as conscientes e responsáveis do seu papel para o cooperativismo.

Uma das participantes do evento foi a Vanessa Costa, profissional do setor de crédito do Sicoob Sertão de Ipirá, que participou pela primeira vez do encontro. Vanessa acredita que os assuntos abordados, somando a qualidade dos palestrantes e a dinâmica utilizada, incentivam a valorização da mulher cooperativista, influenciando diretamente no seu trabalho. “O próprio cooperativismo já faz com que a mulher se enxergue de forma diferente e especial; este encontro mostra o comprometimento do Sistema OCEB com a valorização da mulher na sociedade”, conclui Costa.  



OCEB estará presente na 50° Edição da Expoconquista

March 8, 2016 20:17, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

sistema-oceb-01

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/BA, irá participar entre os dias 12 e 19 de março, da 50° Edição da Expoconquista, realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida em Vitoria da Conquista. O Sistema OCEB terá um stand no evento, como entidade representativa e de aprendizagem do cooperativismo, a fim de se tornar ainda mais presente e conhecido no estado, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo.  

Na oportunidade, as cooperativas da região serão atendidas no stand do Sistema OCEB na feira, bem como terão espaço para divulgar suas cooperativas. A Exposição Nacional do Agronegócio de Vitória da Conquista – ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil, beneficiando tanto quem visita, quanto os parceiros, apoiadores e fortalece o agronegócio. Neste ano a Exposição completa 50 anos e celebrará, apresentando a 1ª Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos, evento que iniciará o calendário de exposições no Brasil. 



Encontro promovido pelo Sistema OCEB reunirá mulheres cooperativistas

March 8, 2016 17:03, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

avatar-500x500px-v-encontro-de-mulheres

O Sistema OCEB promoverá no dia 11 de março de 2016 o 5º  Encontro de Mulheres Cooperativistas, que tem como tema deste ano “A essência do cooperativismo no contexto atual da sociedade”. Realizado na semana em que se comemora o dia internacional da mulher, o Encontro tem o objetivo de discutir de formar lúdica e criativa o papel da mulher no desenvolvimento do cooperativismo, acesso delas ao mercado de trabalho e outras questões de gênero, além de estimular a integração entre as participantes e a troca de experiências.

A abertura do Encontro será feita com uma palestra do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que abordará a profissionalização das cooperativas como instrumento para a sustentabilidade econômica. Além desta, outras palestras serão desenvolvidas especialmente para as mulheres cooperativistas e contará com palestrantes renomados como: Roberto Belotti, professor, palestrante e conferencista em temas motivacionais, educação, cooperativismo e voltados ao desenvolvimento humano; Vera Lúcia Oliveira, Diretora Substituta do Denacoop/SPRC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Marília Valença Falcão, consultora em marketing, administração organizacional, associativismo e cooperativismo.

Jussiara Lessa, gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA - entidade de formação cooperativista e promoção social, acredita que realizar um evento onde somente mulheres participam, colabora para a promoção da igualdade de gêneros e oportuniza melhores condições de trabalho para as mesmas.

O 5º Encontro de Mulheres Cooperativistas irá destacar a profissionalização das mulheres no cooperativismo e principalmente na estrutura de governança nas cooperativas. “Na Bahia, são 45 presidentes de cooperativas, do sexo feminino, correspondendo a 16,5% do sistema cooperativista baiano. Nós temos um crescente aumento de mulheres como cooperadas e funcionárias, e precisamos oportunizar e prepara-las para fazerem parte na governança das cooperativas.  Este trabalho vem sendo desenvolvido pelo Sistema OCEB nos últimos cinco anos, com um crescente aumento da participação das mulheres em cargos relevantes das cooperativas”, conclui a gerente do Sescoop/BA.

 Clique aqui para fazer sua inscrição; 



Cooperativas do interior participam do Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias

March 3, 2016 14:50, by Portal Bahia Cooperativo - 33 comments

dsc07968

Com o intuito de estimular o aprimoramento da gestão das cooperativas, para o aperfeiçoamento dos processos de realização e condução de assembleias, o Sistema OCEB vem desenvolvendo, desde janeiro, o Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias em vários locais do Estado.  O evento foi iniciado em Salvador, no dia 29 de janeiro, dando continuidade em outras cidades: Itabuna (17 de fevereiro), Vitória da Conquista (19 de fevereiro) e Feira de Santana (26 de Fevereiro); além do município de Barreiras em que será realizado no dia 03 março.

O aperfeiçoamento com a documentação e conduções dos processos assembleares nas cooperativas é fundamental para que se exerça o cooperativismo na sua essência, da participação, do diálogo entre os cooperados e que as decisões sejam democráticas e participativas.

Os workshops foram ministrados pela analista jurídica da OCEB, Monique Brito, juntamente com os analistas de desenvolvimento de cooperativas, Valter Sampaio, Tássia Gouveia e Geisa Félix que orientaram aos participantes o passo a passo para realização e condução de assembleias, fundamentos legais, elaboração de ata e demais documentos necessários. Durante o evento foi cedido espaço para debate com os participantes. Nos Workshops realizados no interior, participaram cerca de 81 participantes, representando 38 cooperativas.

Naiara Santos, gerente da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu – Coolerg, que participou do Workshop em Itabuna, disse que se inscreveu no evento devido as dúvidas sobre a forma correta de condução de uma assembleia. “O evento foi de suma importância para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes. A metodologia foi clara, o tempo para debate foi o suficiente para atender às dúvidas de todos que se fizeram presentes”, afirmou Naiara.

Alberto Bichara, conselheiro de administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac – Coopec, acredita que este curso, por se tratar de uma grande oportunidade em conhecer mais sobre tema, é fundamental a participação de todas as cooperativas. Monique aconselha que antes das cooperativas encaminharem o processo para a Junta Comercial, passe pela assessoria da OCEB, para que sejam feitas as devidas análises, e se necessário correções e orientações.

 

Os atendimentos às cooperativas são realizados nos seguintes horários:

Sede da JUCEB (Comércio) – Às terças e quintas-feiras de 09:00 às 16:00 horas.

Sede da OCEB – Às segundas, quartas e sextas-feiras de 09:00 às 17:00 horas.