Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Cooperativas baianas já podem se inscrever para o Dia C 2016

March 22, 2016 14:54, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

2016-02-04-14-55-04-8ys4v

O Dia C 2016, que este ano tem como tema “Ações que constroem e transformam vidas”, já está com as inscrições abertas para as iniciativas das cooperativas. O Dia C é a maior rede cooperativista de voluntariado do Brasil e, a cada edição, o programa fica mais forte, com a adesão de mais cooperativas e voluntários. A Bahia vem crescendo a sua participação, e, para crescer ainda mais este ano, contamos com sua presença.

A celebração nacional ocorrerá no dia 2 de julho, primeiro sábado do mês, data em que se comemora o dia internacional do cooperativismo. A ação é um compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo mais justo e igual, através de milhares de ações voluntárias em uma grande corrente do bem.

Em 2015 foram mais de 1.078 iniciativas cadastradas em todo o Brasil, beneficiando cerca de 2,5 milhões de pessoas. O objetivo deste ano é multiplicar iniciativas estruturadas e continuadas que beneficiam as pessoas ao longo do ano.

Venha participar da maior rede cooperativista de voluntariado. As iniciativas devem ser inscritas até dia 25 de maio de 2016. Para saber mais e inscrever a sua iniciativa, acesse: http://diac.brasilcooperativo.coop.br/.

Maiores informações poderão ser adquiridas com a equipe Dia C Bahia composta por André Felipe Oliveira (analistacomunicacao_ba@oceb.coop.br), Geisa Félix (geisa.felix@sescoopba.coop.br) e Rute Costa (administrativo_ba@oceb.coop.br) ou através dos telefones 71 3421-5832 / 5845 / 5814.



Sescoop/BA realiza palestra sobre educação financeira durante o XVIII Encontro de Representantes da COOPEC

March 16, 2016 18:50, by Portal Bahia Cooperativo - 190190 comments

marca-sescoop-ba

Com objetivo de apresentar informações sobre gestão e educação financeira, instruindo e estimulando os cooperados e representantes da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac – COOPEC, a utilizarem melhor os seus recursos financeiros; o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA realizará no dia 21 de março, uma palestra motivacional sobre educação financeira.

A palestra será realizada das 10h às 11h30, na sede da cooperativa durante o XVIII Encontro de Representantes da COOPEC, por Eliane Metzner, facilitadora de cursos nas áreas de educação financeira, vendas carreira e empreendedorismo, com 21 anos de experiência no mercado financeiro. O evento será fechado apenas para a cooperativa e não precisa realizar inscrições.

O Sescoop/BA é uma entidade de formação cooperativista e promoção social, que oferece ensino profissional aos cooperados e empregados das cooperativas, promovendo a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas, além de monitorar as atividades das cooperativas filiadas ao Sistema OCEB.



Cooperativas educacionais de Xingó, Caetité e Central, realizam Jornada Pedagógica

March 16, 2016 13:39, by Portal Bahia Cooperativo - -1-1 comments

dsc02126

A Cooperativa Educacional de Xingó - COOPEX, a Cooperativa Educacional de Caetité – COOPEC, e a Cooperativa Educacional de Central – COOPEC, realizaram suas jornadas pedagógicas, respectivamente, em  27 de janeiro, 28 de janeiro e 01 de março respectivamente. O objetivo desta ação é aprimorar os conhecimentos na educação cooperativista e construir, desde o início do ano letivo, um espaço de ação cooperativista que proporcione ao professor entender e agir pensando sempre no viés da cooperação.

As cooperativas de Xingó e Central realizaram uma palestra motivacional voltado para as Relações Interpessoais, melhorando a relação entre alunos, professores e diretores na cooperativa, e como deixá-los motivados para o ano letivo. Para Paulo Ribeiro, presidente da Cooperativa Educacional de Central, a Jornada proporcionou uma interação entre docentes e discentes, através de uma didática bastante dinâmica e eficaz.

Já a Cooperativa Educacional de Caetité, desenvolveu uma palestra comportamental a fim de orientar e esclarecer o professor como lidar com as situações de indisciplina em sala de aula; direcionando sua postura, comportamento e abordagem para difundir a disciplina com os alunos. “ A Jornada superou as nossas expectativas. O palestrante desenvolveu a atividade com excelência, levando nossos professores a refletirem e se posicionarem com segurança em relação ao tema abordado”, afirmou Lêda Maria Nonato, diretora da Cooperativa Educacional de Caetité.

Jornada pedagógica

A Jornada aconteceu em nove cooperativas diferentes, cada uma com seu tela e público-alvo específico. De acordo com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, o evento auxiliará no planejamento das aulas que contemplem conteúdos sobre cooperativismo com entusiasmo e qualidade, compreendendo a importância da participação de todos para que a escola cresça. “A palestra, dentro de cada Jornada Pedagógica, é uma oportunidade de reunir os professores das cooperativas e incentiva-los, através de conteúdos motivacionais e inovadores”, comenta Jussiara.

 

Confira as fotos das Jornadas Pedagógicas:



Presidente da OCEB convoca cooperativas para Assembleia Geral Ordinária

March 15, 2016 20:47, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

sistema-oceb-01

O Presidente do O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, Cergio Tecchio, convoca as cooperativas registradas no Sistema OCEB e sediadas no Estado da Bahia, para se reunirem na Assembleia Geral Ordinária, no dia 8 de abril de 2016, no auditório do Edifício Empresarial Niemeyer, na Rua Alceu Amoroso Lima, n° 470, Caminho das Árvores – Salvador/BA.

A primeira convocação com a maioria simples será realizada às 08h, e a segunda convocação, com a presença de no mínimo 11 delegados das cooperativas, será realizada às 09h. Os presentes irão deliberar sobre os seguintes assuntos:  1) prestação de contas referente ao exercício de 2015, compreendendo o Relatório de Gestão, as Demonstrações Contábeis e o Parecer do Conselho Fiscal; 2) Suspensão do registro das cooperativas inadimplentes, em atenção a resolução OCEB 005/2012.

Clique aqui para ver o edital de convocação. 



Presidente da OCEB participa de reunião da Câmara Setorial do Café durante a Expoconquista

March 15, 2016 12:32, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-3625

O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, participou no domingo do primeiro encontro de 2016 da Câmara Setorial do Café. A reunião, com objetivo de discutir as demandas da cafeicultura na Bahia, foi realizada durante a 50ª edição da Expoconquista, e contou com a participação do Secretário da Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, do Presidente da Assocafé João Lopes Coordenador da Câmara, Jaymilton Gusmão presidente da Coopmac, além de representantes de associações, cooperativas e produtores da região de Vitória da Conquista.

A Bahia é um dos estados referência na produção de cafés do Brasil, se destacando na produção de grãos especiais e selecionados; em especial na região de Vitória da Conquista, Chapada Diamantina e Barra do Choça. Na ocasião, Cergio Tecchio entregou ao Secretário Vitor Bonfim um documento com sugestão do cooperativismo para a melhoria na política agrícola do estado.

 

50ª Expoconquista

A Exposição Nacional do Agronegócio de Vitória da Conquista – ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil, beneficiando tanto quem visita, quanto os parceiros, apoiadores e fortalece o agronegócio. Neste ano a Exposição completa 50 anos e celebrará, realizada entre os dias 12 e 19 de março, apresentando a 1ª Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos, evento que iniciará o calendário de exposições no Brasil.

O Sistema OCEB conta com um stand no evento, como entidade representativa e de aprendizagem do cooperativismo, a fim de se tornar ainda mais presente e conhecido no estado, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo e para atender as cooperativas da região durante a exposição.