Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Ciclo 2016 do Jovemcoop é concluído com balanço positivo

February 23, 2017 14:31, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Ciclo 2016 do Jovemcoop é concluído com balanço positivo

O Programa de Juventude Cooperativista - Jovemcoop finalizou seu ciclo 2016 e deixou um legado para centenas de jovens cooperativistas que puderam trocar experiências e adquirir conhecimentos por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista. O Jovemcoop, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Nacional, e implantado no Estado pelo Sescoop/BA em parceria com as Cooperativas Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul, Sicoob Crediconquista, Sicoob Credcoop e Coopmac.

O programa formou jovens para identificar e desenvolver habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa e, além disso, despertar o interesse deles pelo negócio, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam. As aulas foram ministradas pelos associados da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.

Ao longo das formações, os jovens vivenciaram momentos com aulas teóricas, oficinas, elaboração de projetos e visitas de campo para aprofundar os assuntos tratados durante os módulos do programa, que foram, dentre outros, cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança e organização do quadro social.

A rodada de encerramento já ocorreu em quatro cidades baianas: Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas, e contou com a presença dos jovens participantes do Programa, além de dirigentes de cooperativas da Bahia, do Sescoop Nacional e do Sistema OCEB/Sescoop BA.

VALENTE

Empregados do Sicoob Coopere receberam no dia 11 de fevereiro os certificados de conclusão do Programa Jovemcoop. O encerramento da capacitação aconteceu, em Valente/BA, com as presenças da presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, do diretor geral, Ranúsio Cunha, do superintendente do Sistema OCEB/Sescoop BA, José Alberto Batista e da facilitadora, Lívia Machado.

Após 9 meses com encontro quinzenais, a turma avaliou o Jovemcoop e apresentou os trabalhos de conclusão de curso para a banca examinadora. Foram expostos projetos voltados para a saúde do trabalhador e de ações de marketing para produtos e serviços financeiros do Sicoob.

A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, parabenizou os jovens concluintes: "a cooperativa precisa de pessoas bem preparadas, como vocês estão após essa jornada, para poder fazer um atendimento melhor para nossos associados".

Os depoimentos dos jovens cooperativistas foram positivos em relação ao programa. Adilson Cunha ressaltou que a capacitação superou as expectativas dele. Ádria Lima pontuou que foi "uma grande troca de ideias, experiências e aperfeiçoamento de conhecimentos sobre o cooperativismo". Já Bárbara Anunciação achou que o programa possibilitou com que todos compartilhassem o que há de mais produtivo com os colegas e facilitadores.

"No início da nossa Cooperativa aprendemos a fazer o cooperativismo na prática e deu certo. Mas, após o Jovemcoop, vocês vão acertar mais em relação a gente, porque quando iniciamos, o acesso ao conhecimento era mais difícil. Vocês tiveram mais oportunidade de se preparar", relatou o diretor geral do Sicoob Copere, Ranúsio Cunha.

VITÓRIA DA CONQUISTA

O encerramento do Jovemcoop em Vitória da Conquista ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2017 e foi marcado pelo entrosamento e saudosismo, onde os jovens cooperados da COOPMAC, SICOOB CREDCONQUISTA e SICOOB CREDCOOP reviveram momentos vivenciados durante o curso e apresentaram seus projetos finais.   

A certificação dos participantes foi com sentimento de dever cumprido, pois muitos desafios foram superados, segundo a representante da Coopmac, Thamires Lima: “todos os que concluíram o curso foram muito esforçados e merecem o mérito pela conclusão do programa”. 

Os conhecimentos adquiridos contribuíram para desenvolver os potencias dos cursistas, encorajando-os a buscar novos objetivos dentro das organizações e na vida. Essa percepção é compartilhada por Thamires Lima e Larissa Borges, analista da CredCoop, que fizeram um balanço do programa, considerado a realidade do cooperativismo na Bahia que “precisa mostrar sua força e seus potenciais e, para isso, é necessário preparar pessoas com condições de gerirem corretamente essas organizações e que saibam  exercer sua liderança, em qualquer área. Neste contexto, o Jovemcoop serviu para fortalecer o cooperativismo na região, formar pessoas com pensamento crítico sobre o sistema e garantir a continuidade e crescimento sustentável das cooperativas”.

PINTADAS

Cooperados e funcionários do Sicoob Sertão, da Cooperativa Ser do Sertão e da Cooap, além de  da cidade de Pintadas, Bahia, receberam no dia 18/02, os certificados de conclusão do curso do programa JovemCoop, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.

O encerramento ocorreu na sede do Sicoob Sertão e contou com a presença do presidente do Sicoob Sertão, Milton Ramos, da Gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Geâne Ferreira, do superintendente do Sistema OCEB/Sescoop BA, José Alberto Batista, e da facilitadora Marília Cavalcante Reis, além de gerentes dos pontos de Atendimentos do Sicoob e presidentes de Cooperativas participantes.

Nesta última etapa, os jovens apresentaram para a banca examinadora os trabalhos de conclusão do curso com sugestões de projetos voltados para educação financeira e reciclagem de resíduos, entre outros.

Segundo a presidente da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia (Cooliba), Marília Cavalcante Reis, o “Jovemcoop apresenta-se como oportunidade de fortalecimento e de amadurecimento do sistema por meio da formação de novos líderes cooperativistas. “Essa formação permite aos jovens a ampliação de consciência quanto ao seu papel dentro e fora do sistema cooperativista, indo além de conteúdos teóricos sobre o cooperativismo com abordagem de conteúdo comportamental, por meio da aplicação de ferramentas e técnicas de Coaching, com vistas a promover o autoconhecimento”.

Aloísia Carneiro, agente de atendimento do Sicoob Sertão de Capela do Alto Alegre disse ter ficado bastante satisfeita com o que aprendeu na capacitação. “O curso mostrou para nós, jovens, que temos bastante potencial para praticar o bem coletivo em prol de nossa comunidade. Este programa veio para ampliar essa visão, pois, para mim, o cooperativismo deveria ser um estilo de vida”, concluiu.

CRUZ DAS ALMAS

Mais uma cidade que sediou o encerramento do Jovemcoop foi Cruz das Almas, localizada do Recôncavo Sul da Bahia.  No dia 18 de fevereiro de 2017, na sede do CDL – Câmara de Dirigentes Logistas, os jovens receberam os certificados por terem concluído, com sucesso, o programa.

Uma dessas jovens foi Cintia dos Santos Carvalho, cooperada do SICOOB Norte Sul, que relatou sobre a oportunidade de participar do Jovemcoop e que agregou novos saberes ao seu curso de Gestão de Cooperativas, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. “O Jovemcoop foi ótimo e deve continuar para atingir outros públicos e, assim, propagar, cada vez mais, o cooperativismo”.

Para o cooperado do Sicoob de Cruz das Almas, Gledson Pereira dos Santos, “a capacitação permitiu um grande crescimento para os jovens tanto no âmbito profissional como no pessoal, pois tratou sobre temas importantes como liderança e relações interpessoais”.

A cidade de Gandu também irá sediar o encerramento do programa, no dia 25 de março de 2017.

Por Ascom/Sistema OCEB, com informações das cooperativas SICOOB COOPERE, Coopmac e Credcoop

*Fotos cedidas pelas cooperativas pelo SICOOB COOPERE, Coopmac e Credcoop



Cooperativas Baianas do Ramo Educacional se unem para formação de uma Rede

February 21, 2017 17:16, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Onze cooperativas de Educação, que atuam em vários municípios da Bahia, decidiram juntar forças e formar a primeira Rede de Instituições de Educação Cooperativista do estado. A resolução ocorreu durante um Encontro do Ramo Educacional, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em Salvador, no período de 15 a 17 de fevereiro.

A programação do encontro proporcionou muitos debates entre os participantes, que também assistiram  uma palestra sobre Estratégias para a Formação de Redes realizada pelo gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Nilo Meira, que destacou a importância da intercooperação para a obtenção de bons resultados.

“Pensar a formação de redes para cooperativas é uma experiência inusitada por falta de comparativos mas, ao mesmo tempo, se torna mais fácil pois já existe um DNA de cooperação entre os participantes”, ressalta Nilo, que afirmou que o processo de associação entre cooperativas além de ser mais fácil, tende a apresentar bons resultados mais rapidamente.
 
Ele deixou evidente que juntas, as cooperativas serão mais fortes na hora de negociar com o mercado. “Seja para a compra de material ou mesmo para a formação de mão de obra, é importante que os pequenos se unam e com isso tenham mais representação. Por exemplo, uma farmácia de bairro não consegue fazer frente a um laboratório, mas mil farmácias unidas conseguem ter uma voz altiva na negociação”, ponderou Nilo.

O encontro culminou ainda com a elaboração do Planejamento Estratégico do Ramo até o ano de 2020, alinhando as ações em nível estadual, por meio de uma oficina. O moderador desta atividade, Leoney Miranda, avaliou que “o evento foi bem produtivo, pois a turma estava bem focada no que queria e tende a dar continuidade no acompanhamento dos objetivos estratégicos traçados no planejamento que foi feito”. Ele também ressaltou do pioneirismo da ação de montar uma Rede e fazer um planejamento em conjunto para o ramo.

Para o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Salinas (Coopesal), Gilson Menezes, a medida ocorre em boa hora. “Precisamos aprender a nos comunicar e divulgar melhor para nossos públicos. Com a criação da Rede estamos unindo forças para ter mais visibilidade perante outras instituições de ensino”, afirma.

Quem também aprovou a ideia da Rede foi a Diretora Pedagógica da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê (Coperil), Jorgina Dourado Chaves, que aponta que a união das cooperativas vai ser benéfica não só do ponto de vista da melhora dos serviços educacionais para os alunos, mas também para o mercado local dos prestadores de serviços para a Educação. "O mercado vai enxergar a gente como um referencial econômico. Gráficas, editoras e empresas de mobiliário vão passar a nos enxergar como grande potencial e isso é bom para todos”, explica Jorgina.

Para dar continuidade ao processo de constituição da Rede, um Comitê, com representações de diferentes cooperativas, foi instituído e já combinou um encontro para março.



Evento em Luis Eduardo Magalhães encerra ciclo de workshops sobre Condução e Realização de Assembleias

February 20, 2017 18:42, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

workshops sobre Condução e Realização de Assembleias

Funcionários, associados e dirigentes das cooperativas de Luís Eduardo Magalhães e região tiveram nesta quinta-feira (16) uma manhã bem diferente do habitual. Em grupo, 13 participantes, de 5 cooperativas diferentes, passaram por uma capacitação promovida pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.

O treinamento foi conduzido pela Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes e pelo supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, que juntos orientaram os  participantes das cooperativas baianas sobre os procedimentos jurídicos que são necessários para convocar e realizar Assembleias Gerais.

Para o gerente geral da Cooperativa de Desenvolvimento do Agronegócio do Oeste – Codeagro, Renato Sato, a iniciativa do Sistema OCEB  de realizar o curso na cidade é excelente. “Sempre que tem evento e capacitação aqui em Luis Eduardo eu participo, até por que é muito difícil se deslocar para a capital ou outra região, então a possibilidade de se atualizar sem ser necessário sair da cidade é sempre bem-vinda! ”, afirma Renato.

Quem também ficou bastante feliz com a iniciativa de promover a capacitação no município  foi a contadora da Unibahia Sociedade Cooperativa. “É muito bom poder ter eventos aqui na nossa região e este foi um dos melhores cursos que já participei, Os facilitadores foram muito atenciosos e falam a nossa língua, eles sabem exatamente as coisas que vivenciamos no dia a dia”, diz Camila, que relata também que a parte do workshop que mais gostou foi a prática. “A gente se junta e faz o material ali, na hora, então não tem como sair do curso com dúvidas”, explica.

 O evento em Luís Eduardo Magalhães fecha o ciclo do workshop sobre condução e realização de Assembleia no exercício de 2017 pós ter passado pelos municípios de Itabuna, Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana.



Encontro de Cooperativas Baianas do Ramo Educacional reúne participantes para debater estratégias de atuação em rede

February 17, 2017 18:12, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Aconteceu nesta quinta-feira (16) o segundo dia do Encontro de Cooperativas Baianas do Ramo Educacional e, nesta ocasião, foi iniciada a construção colaborativa de um Planejamento Estratégico, de 2017 a 2020, para o Ramo Educacional.

Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, o evento reúne 11 cooperativas que atuam em diversas cidades do estado, e na programação, que se encerra nesta sexta-feira (17), estão incluídas palestras, debates e uma oficina para elaboração do Planejamento. 

Durante o primeiro dia de evento, os participantes puderam assistir e debater sobre a exposição do gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Nilo Meira, que abordou estratégias e caminhos para a formação de Redes e Centrais de Negócios.
 
Nesta mesma data, um Comitê de representação das cooperativas educacionais foi instituído. Já na quinta-feira, os participantes deram início à discussão de estratégias, particularidades e caminhos a serem tomados para as cooperativas educacionais aperfeiçoarem, cada vez mais, sua gestão para viabilizar a ampliação do seu acesso ao mercado. O exercício faz parte da Oficina que será concluída nesta sexta. 

De acordo com o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Salinas (Coopesal), Gilson Menezes, um dos destaques do encontro é o fato de que as resoluções estão sendo rápidas e objetivas. “Ontem iniciamos as atividades que irão permitir que a gente se una e crie uma rede de educação. Seremos inovadores ao criar a Rede e isso irá favorecer a todos porque teremos muito mais força e visibilidade perante outras instituições de ensino”, conta Gilson.

Para o diretor da Cooeduc, Adilson Correia, o sentimento também é de animação com a criação da Rede. “A união das nossas cooperativas vai ser positiva para todos. Ganharemos força para negociar preços e materiais melhores e ganharemos uma posição de destaque no ramo de Educação em todo estado. Juntando forças, seremos uma das maiores redes de ensino da Bahia, senão a maior”, evidencia.

O encontro termina nesta sexta-feira (17), quando os trinta participantes deverão concluir o Planejamento Estratégico e iniciar as atividades para formação da Rede.



Cooperativas baianas participam da última rodada do Workshop de Realização de Assembleias

February 16, 2017 18:17, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

Funcionários, associados e dirigentes das cooperativas de Luís Eduardo Magalhães e região, participam, nesta quinta-feira (16/02), da última rodada do Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias.

A capacitação, promovida pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, foi realizada em cinco cidades da Bahia e tem como principal objetivo orientar os colaboradores das cooperativas baianas sobre os procedimentos legais para convocação e realização de Assembleias Gerais.

O curso tem como facilitadores a Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos.