Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Cooperativa de Crédito baiana realiza evento para estimular vendas e negócios

December 28, 2017 16:37, by Portal Bahia Cooperativo - 22 comments

foto-sicoob-costa

Promover estímulo às vendas, valorizando a cultura de pertencimento ao Sicoob e estimulando os empregados para aumento na comercialização de produtos e serviços foi o objetivo do Encontro de Alinhamento para Prospecção de Negócios, realizado, no dia 09 de dezembro, em Prado/BA, pela Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Médio Sul Baiano - Sicoob Costa do Descobrimento, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA.

Durante o evento, o público, formado por empregados, Conselheiros de Administração, Conselheiros Fiscais e Diretores da cooperativa, pode conhecer ainda mais sobre o Sicoob com a palestra do Presidente do Sicoob Costa do Descobrimento, Antônio Francisco Moraes, que apresentou dados relevantes sobre o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 3,8 milhões de cooperados, 2,6 mil pontos de atendimento, distribuídos em todo Brasil. Vale ressaltar que no Sicoob Costa do Descobrimento o ingresso de novos associados não está limitado a um grupo ou categoria específica.

A programação também contou com palestra sobre os seguintes temas: vendas, produtos e serviços, bom atendimento e fidelização dos associados, realizada pelo Consultor de Negócios, Lucas Chaves Costa. Já o assunto “Economia compartilhada” foi apresentado pelo Diretor Operacional, Sr. Gerson Carlos Ferreira Souto.

A realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob Costa do Descobrimento proporcionou uma maior integração entre os presentes.

O Encontro oportunizou também a apresentação da Prestação de Contas das Metas de 2017 e uma “injeção de ânimo” para o desenvolvimento dos planos e metas para 2018 com a palestra motivacional de José Luiz Tejon, que falou sobre "Respeito e paixão – O poder da cooperação”. Lizia Alves da Silva, tesoureira da cooperativa, destacou esse momento como um dos principais do evento, pois “por mais que gostemos do nosso trabalho, ficamos desmotivados por algum motivo ao longo da vida e a história dele de superação trouxe algo transformador em nosso trabalho, pois voltamos com sorriso no rosto e um jeito de trabalhar melhor”, disse.

Por Ascom SESCOOP/BA

Foto: Sicoob Costa do Descobrimento



Sistema OCEB adere ao SomosCoop e reforça o seu compromisso com a causa cooperativista

December 27, 2017 13:18, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

foto-coletiva-somoscoop

O Sistema OCEB aderiu ao movimento SomosCoop, campanha institucional criada pelo Sistema Cooperativismo Brasileiro - OCB, que tem como principal objetivo “levantar a bandeira do cooperativismo no país e despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo, além de gerar orgulho naqueles que abraçam a causa”.

A primeira apresentação na Bahia sobre o SomosCoop aconteceu durante o VIII Encontro de Alinhamento Estratégico do Sistema OCEB para conselheiros(as) e convidados(as). Além disso, várias ações têm sido realizadas, desde o dia 22 de dezembro, para demonstrar a adesão ao SomosCoop e gerar engajamento de todos os colaboradores do Sistema OCEB, como: divulgação interna e nas redes sociais do Sistema OCEB sobre a campanha com o uso da #somoscoop; reflexão coletiva sobre o que significa e representa “Ser Coop”, além da convocação do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, para a participação efetiva da equipe de funcionários nesse importante movimento. Ele dialogou com os colaboradores e ressaltou que o Sistema Cooperativista Baiano tem trabalhado para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido no estado e acredita que “juntos, integrados e fazendo a nossa parte vamos continuar promovendo a felicidade das pessoas”.

A motivação para fazer parte do SomosCoop e a representatividade desse movimento foram temas de uma dinâmica realizada entre os colaboradores do Sistema OCEB. Todos foram convidados a refletir sobre duas perguntas e o resultado dessa ação foi a escolha de três frases que demostrassem coerência com o que propõe o movimento SomosCoop e engajamento à causa cooperativista. Confira as respostas selecionadas:

O que representa o SomosCoop para você?

Uma realidade possível de sucesso coletivo, somos fortes + somos justos + somos futuro “somoscoop”.

Diego Marcelo (Estagiário)

O que te motiva a fazer parte do SomosCoop?

“A certeza de que esta forma permite chegar longe e com resultados transformadores”.

Caroline Machado (Contadora)

“Acreditar que juntos podemos ser a mudança que a sociedade necessita”.

Rosemeire Brito (Analista de Operações)

 

O Sistema OCEB abraça o SomosCoop e sente orgulho de ser cooperativista. Venha com a gente e conheça mais sobre esse movimento. Acesse: http://somos.coop.br/ e http://ola.coop.br/somoscoop/blog

Por Ascom Sistema OCEB



Conselheiros do Sistema OCEB participam de intercâmbio na Espanha

December 26, 2017 14:35, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

missao-internacional-cooperativista-mondragon-4

Uma delegação formada por Conselheiros do Sistema OCEB participou de 11 a 15 de dezembro da “Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo na Espanha”, realizada em Mondragón e Madri, para intercambiar experiências a partir do modelo de gestão e intercooperação desenvolvido pelas cooperativas locais, além de conhecer a participação econômica do cooperativismo nos setores agropecuário, alimentício, de trabalho e crédito.

Os dois primeiros dias foram dedicados ao curso de formação de gestão na Universidade Mondragón com grande troca de conhecimentos sobre ferramentas de gestão, intercooperação e liderança, além de conhecerem a estrutura e política organizacionais do conglomerado cooperativo Mondragón.

A programação da missão também contemplou visitas a entidades e órgãos cooperativistas em Madri, como a “Confederação de Cooperativas de Trabalho”, que contribui para a diminuição dos indicadores de desemprego do país; a “Agro-alimentarias”, organização que representa e defende os interesses econômicos e sociais do movimento cooperativo agrário espanhol; e a “União Nacional das Cooperativas de Crédito”, principal representante do setor no país com 43 centrais de cooperativas de crédito, 1,4 milhões de cooperados, mais de 3 mil postos de atendimento e 97 bilhões de euros em ativos.

O desempenho e sucesso das cooperativas de trabalho em Madrid chamaram atenção do representante do Conselho Diretor da OCEB, Vandevaldo Teixeira Rios, que explicou como as cooperativas contribuem na redução dos indicadores de desemprego: “elas ajudam Empresas Mercantis, quando estão em dificuldade, através da mudança do modelo de gestão e as transformam em empresas cooperativistas que, em sua maioria, obtêm sucesso”.

Um dos aprendizados principais proporcionados pelo intercâmbio foi o de perceber como o modelo de cooperativismo espanhol é consolidado e coloca a pessoa, seja associado(a) ou empregado(a) da cooperativa, em primeiro lugar, e essa valorização reflete no desenvolvimento do trabalho e na geração de riqueza que será distribuída entre eles, destacou a Conselheira Fiscal do SESCOOP/BA, Nereide Segala Coelho.

Carlos Meurer, Conselheiro do Ramo Agropecuário da Bahia, fez um balanço sobre as missões promovidas pelo Sistema OCEB: “Leva-nos sempre a uma reflexão da nossa responsabilidade de diretores e colaboradores que somos de um sistema que ao mesmo tempo em que trás resultados financeiros também se preocupa com a distribuição mais justa de renda entre seus associados. O exemplo claro de desenvolvimento de uma região é Mondragón com o menor índice de desemprego e a maior renda per capita de toda a Espanha”.

Missões como essa impactam positivamente em todo o sistema cooperativista baiano, pois as experiências e os conhecimentos adquiridos são compartilhados para colaboradores e associados das cooperativas, que ao agregar esses novos aprendizados buscam, a partir das suas realidades, melhorar a gestão, intercooperação e competividade das cooperativas frente ao mercado.

Confira mais informações sobre a missão: Missão cooperativista oportuniza intercâmbio para conhecer a experiência da Corporação Mondragón

 

Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações do Sicoob Coopere e dos participantes da Missão)

Fotos cedidas pelos participantes da Missão



Sistema OCEB apoia projeto de empoderamento feminino na Bahia

December 21, 2017 19:23, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

sicoob-empoderamento-feminino-pintadas-noticias-13

O papel da mulher na sociedade e da liderança feminina no cenário cooperativista são temas que o Sistema OCEB procura motivar o debate por meio da realização de eventos, como o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, e do apoio às cooperativas que realizam ações nesse sentido. Esse é o caso da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sertão Baiano – Sicoob Sertão, que iniciou o projeto “Empoderamento feminino”, voltado para mulheres cooperadas do Sicoob Sertão.

O projeto, realizado em parceria com o SESCOOP/BA e a OCEB, aconteceu em 11 cidades baianas (Capela do Alto Alegre, Pintadas, Pé de Serra, Boa Vista do Tupim, Utinga, Piritiba, Ruy Barbosa, Baixa Grande, Várzea da Roça, Itaberaba e Ipirá) e capacitou mais de 200 mulheres empreendedoras e ligadas a movimentos sociais. Temas como liderança, empreendedorismo, educação financeira e cooperativismo fizeram parte do curso que teve como objetivo melhorar as habilidades das mulheres frente ao mercado.

Uma das participantes foi Marilândia da Silva que destacou a importância dos assuntos tratados e das experiências adquiridas: “Nós agradecemos ao Sicoob por essa iniciativa. Levarei muito conhecimento desse curso que será de grande uso para as nossas vidas’’.

A gerente da agência de Pintadas, Rejane Fernandes, ressaltou a relevância do projeto para as mulheres. “O projeto Empoderamento feminino tem o objetivo de qualificar nossas empreendedoras, que já possuem muitas habilidades, mas é preciso o aprendizado contínuo para assumirmos, cada vez mais, nossos papéis na sociedade. Empoderar nossas mulheres e dizer que somos capazes de atuar em qualquer espaço social’’, concluiu.

Já Moisés Inácio, coordenador do departamento de formação do Sicoob Sertão, comentou sobre a finalidade de criar esse projeto. “Pensamos no projeto para as mulheres entenderem que apesar da capacidade que todas elas têm hoje, está faltando um processo de empoderamento, atitude e confiança delas que não foi passado em décadas, mas que todas têm capacidade de melhorar”.

Todas as participantes receberam certificado e além de agregar essa conquista aos seus currículos vão levar as experiências para a vida.

O Sistema OCEB continuará desenvolvendo e apoiando ações que oportunize um protagonismo cada vez maior das mulheres na sociedade e na gestão de empreendimentos, sejam cooperativas ou entidades de representação.

 

Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações de Moisés Inácio e VR14)

Fotos: VR14



Cooperativas baianas elaboram seus planejamentos estratégicos visando novos mercados

December 20, 2017 11:50, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

oficina-pe-cooliba-2

A elaboração de Planejamentos Estratégicos das cooperativas baianas foi um dos focos de atendimento do SESCOOP/BA neste ano. Nessa última rodada, realizada de novembro a dezembro, foram realizadas as Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico que contemplou as cooperativas: COOPMAC - Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Resp. Ltda, COOLIBA - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, COOPEB – Cooperativa Educacional de Barreiras e UNIBAHIA Sociedade Cooperativa. Ao todo, foram 11 cooperativas participantes das oficinas. 

A troca de experiências, conhecimentos e integração entre dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas continuou nessas novas oficinas, resultando na elaboração de planejamentos com estratégias e metas traçadas para o alcance de resultados a médio e longo prazo, como a conquista de novos mercados. Para Edlania Novaes, diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Barreiras, “além de ser uma ferramenta para organizar as ações da cooperativa para os próximos anos, o planejamento se consolida como um momento de reflexão sobre nós mesmos e um passo fundamental para a construção da cooperativa que desejamos”, ressaltou.

Oficina de Elaboração de Planejamento Estratégico

A metodologia participativa trouxe ganhos significativos para a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas, a partir da percepção dos que fazem parte da dinâmica e história das sociedades cooperativistas. O presidente de uma das cooperativas mais antigas da Bahia, a Coopmac, comentou sobre o impacto positivo dessa atividade: “Essa oficina serviu para a gente começar a desenhar a nossa identidade, parar com o achismo. Apesar da cooperativa ser uma das mais antigas da Bahia, fundada em 1960, ainda não tinha um planejamento escrito e traçado. Ter o planejamento escrito fez com que nosso caminho fosse traçado e pautado na consciência de todos, além de podermos escrever a nossa história e o nosso futuro”, disse Jaymilton Gusmão.

O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista para que, cada vez mais, as cooperativas participem ativamente na elaboração de planos para um futuro promissor junto aos seus associados.

Confira notícia e fotos das oficinas anteriores:

Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico são realizadas em novas cooperativas

Cooperativas baianas participam de Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico

 

Por Ascom SESCOOP/BA

Fotos cedidas por Leoney Miranda