Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Aluno da Coopesal palestra para funcionários do Estaleiro Enseada Paraguaçú

December 16, 2016 20:55, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

otavio-3

A confraternização para funcionários do Estaleiro Enseada Paraguaçú - empresa sediada na região do Recôncavo baiano - contou esse ano com um palestrante de 14 anos, Otávio Possenti Alves, aluno do oitavo ano da Coopesal (Cooperativa Educacional de Salinas), que foi convidado a fazer uma palestra sobre “a importância da família”. A escolha do tema foi muito especial, considerando que a plateia era formada por funcionários de vários estados, muitos dos quais passarão o natal longe de seus familiares. A cooperativa tem se destacado pelo papel social que desempenha nas comunidades da região de Salinas e Maragogipe e é conhecida pela boa preparação de jovens e adolescentes como Otávio, que se destaca pela sensibilidade e capacidade de interação com os públicos.



​OCEB participa de Encontro de Cooperativas na OCESE

December 16, 2016 9:00, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20161214-162715388

A OCEB e mais algumas cooperativas baianas de destaque foram convidadas e se fizeram presentes no quarto encontro estadual de cooperativas da OCESE - Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe. O evento se realizou nestes dias 14 e 15 de dezembro e teve por objetivo discutir aspectos relevantes do cooperativismo naquele estado vizinho. A Bahia esteve representada pelas cooperativas COEDUC (Eunápolis), COOPMAC (Vitória da Conquista) e COOMAP (São Sebastião do Passé), que apresentaram suas experiências e participaram de debates com os presentes. Jair Romualdo de Oliveira, membro do Conselho da OCEB e presidente da COOMAP, representou o Sistema OCEB. O evento foi prestigiado pelo presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas, que fez a palestra de abertura, além de contar com a participação de lideranças cooperativistas do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.



Cooperativas educacionais participam do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae

December 15, 2016 19:09, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

16112016-dsc08714

Através da parceria do Sistema OCEB com o Sebrae, as cooperativas educacionais baianas, desde 2015, estão tendo a oportunidade de participar do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE. O projeto é destinado a jovens estudantes, desde o ensino fundamental até o médio, ministrando conteúdos de empreendedorismo, levando os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida.
 
Este ano foram formadas duas turmas de alunos do ensino fundamental e médio da Cooperativa Educacional de Eunápolis - Cooeduc e da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, e uma turma de professores na Cooeps, levando as cooperativas a perceberam o quanto elas podem ajudar no desenvolvimento dos seus alunos e, consequentemente, do cooperativismo. Além destas, entre os dias 16 e 18 de novembro, o Sebrae desenvolveu o programa em cinco turmas de cooperativas educacionais, sendo uma da Cooperativa Educacional de Barreiras -  Coopeb, duas da Cooperativa de Trabalho Educacional de Central - Coopec e duas da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Cooperil, totalizando 250 alunos.
 
De acordo com a coordenadora pedagógica da Coperil, Jacqueline Medeiros, os alunos participaram ativamente de todas as atividades desenvolvidas, avaliando o programa como um momento importante para o despertar do pensamento sobre o potencial individual e a interdependência um do outro para o crescimento coletivo. “A parceria com o Sebrae tem sido excelente para o fortalecimento das cooperativas, pois estimula o empreendedorismo e potencial criativo e inovador dos alunos, auxiliando no desenvolvimento das capacidades organizacionais, necessárias para o sucesso na vida escolar e em todas as escolhas pessoais”, afirma a coordenadora.
 
Com o resultado positivo do programa, a COOPEB já tem planos de ampliar a parceria com o SEBRAE e aplicar em todos os cursos do 1º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio agregando-os à disciplina de cooperativismo.  “O que antes parecia restrito ao estudo de ações de cunho cooperativista foi ampliado e ganha força na formação de nossos estudantes interagindo com outras linguagens, outras realidades, em um mundo cada vez mais complexo e pluricultural”, conclui Edlania Novaes, diretora pedagógica da COOPEB.



Direito do trabalho cooperativo é tema de seminário internacional na Bahia

December 9, 2016 20:25, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

30984976630-253d7bf7a6-k

Profissionais e estudiosos da área de direito tiveram a oportunidade de participar nos dias 1 e 2 de dezembro do 1º Seminário Internacional do Direito do Trabalho Cooperativo, realizado em Salvador/BA. O evento reuniu grandes nomes da comunidade jurídica nacional e internacional para debater, através de painéis e apresentações, assuntos pertinentes aos aspectos jurídicos e econômicos do trabalho em cooperativas.

Organizado pela OAB / Bahia, por meio da sua Comissão Especial de Direito Cooperativo, em parceria com o Sistema OCEB, Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Cândido Mendes (UCM), o Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo (IBECOOP) e o Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) o 1º Seminário Internacional do Direito do Trabalho Cooperativo discutiu em profundidade assuntos controversos como a livre iniciativa cooperativista, tributação, terceirização e tendências do cooperativismo de trabalho em nosso país. Estiveram presentes desembargadores, procuradores, juízes, advogados, acadêmicos, lideranças cooperativistas e representantes do Sistema OCB nacional e de outros estados. A Representante Nacional do Ramo Trabalho (OCB), Margareth Cunha, e da Bahia (OCEB) Joquebede Raquel também prestigiaram o evento . O secretário Álvaro Gomes, da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte – SETRE e Presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo na Bahia, também esteve presente no evento.

Em seu primeiro dia, foram realizados painéis que debateram assuntos como “Tributação do Ato Cooperativo de Trabalho”, “Terceirização e Cooperativas” e “Tendências do Cooperativismo de Trabalho”. Para Ângela Gédéon, assessora jurídica do Sescoop/BA e membro da comissão de direito cooperativo da OAB-BA, um dos objetivos do seminário  é promover a desmistificação do preconceito enraizado na sociedade, notadamente no judiciário, quanto às cooperativas de Trabalho, visando mudar essa perspectiva ruim, pela qual o cooperativismo de trabalho é tido como irregular, assim como, as recentes discussões sobre terceirização. “A OCEB, como legítimo sindicato representante das cooperativas no estado da Bahia, e o Sescoop/BA, como entidade de formação cooperativista, não poderiam deixar de apoiar um evento como esse, na medida auxiliará  trazer  à  consciência dos operadores de direito  o que é o cooperativismo  “legal”, afirma Ângela.  

A pertinência dos assuntos abordados, e a sua importância para estes profissionais que atuam no cooperativismo, foi o que levou a analista jurídica da OCB, Milena Cesar a participar do Seminário. Contudo, Milena ressalta que estes temas não devem ser discutidos e abordados apenas dentro do mundo cooperativista, “é importante que a sociedade entenda que existem leis e normas próprias para o cooperativismo, tendo suas próprias especificidades trabalhistas, tributárias, sindicais, entre outros; e que o cooperativismo é extremamente relevante para a economia do país”.

O cooperativismo, notadamente o de trabalho, é alvo de diversas críticas, na maioria das vezes baseadas por desconhecimento. De acordo com o presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA, Pedro Henrique Duarte, eventos de grande porte como este, servem para desmistificar o conceito prévio e errôneo sobre as cooperativas. Duarte ainda ressalta que “estamos vivendo uma grave crise econômica, com números alarmantes de desemprego e o cooperativismo é um dos modelos com capacidade de contribuir para a superação da crise”.

Um dos painéis mais aguardados pelos presentes foi o de “Terceirização e cooperativas”, tendo como presidente da mesa Alcian Souza, membro do Sistema OCB/AM; e palestrantes Flávio Garcia, professor da FGV/ PGE-RJ; Gustavo Moris, conselheiro Estadual da OAB-BA; e Raymundo Antônio Carneiro, desembargador aposentado do TRT 5ª Região. Para o desembargador, a terceirização é um dos assuntos que ainda não é bem visto pela sociedade, devido às fraudes que ainda ocorrem nos dias de hoje. “Existe um desconhecimento por parte do público em geral sobre o que é o cooperativismo e a sua relação com a terceirização de serviços. Este seminário trará maiores esclarecimentos não só sobre este tema, mais sobre outros, levando conhecimento e desmitificando preconceitos”, pontua Carneiro.

Crédito das fotos: Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado - Setre



Coperil realiza I Feira Literária

December 9, 2016 19:52, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

07

A Coperil realizou nos dias 24 e 25 de novembro a sua I Feira Literária, culminando todos os projetos de leitura desenvolvidos na escola ao longo do ano letivo 2016. O incentivo à leitura é uma ação permanente da cooperativa, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

A I Feira Literária da Coperil (FLICOP) pretende estimular o hábito da leitura, além de aproximar os leitores de escritores do território para debate das ideias e celebração da cooperativa. Com este objetivo, a Feira trouxe em dois dias, diversas atividades literárias dentro de uma perspectiva inovadora e singular.

A abertura do evento contou com representantes da AILA (Academia Ireceense de Letras e Artes), OAB, Direc 21, além do escritor Alessandro Pithon e diversos autores, escritores e artistas da região. A FLICOP reservou um momento de autógrafos com os escritores: Alessandro Pitohn (autor do livro “O Malabarista”), a poetisa e ex-aluna Janaina Gama (autora do livro “Cê tenta poesias?”) e Tatiana Vilarinho (autora do livro “A história de Zé Pingulim).

Toda a escola envolveu-se em produções de cunho literário, com apresentações dos clássicos, fábulas, contos e casos, exposições e instalações. A novidade ficou por conta do Café Literário e da pizzaria “Fatiando ideias, alimentando a literatura”, com a presença de cantores e artistas locais.

25 anos Coperil

Durante a Feira, comemorando os seus 25 anos, a Coperil lançou o cordel “25 Anos Coperil”, de autoria de Epaminondas José dos Santos, escritor e cordelista da região. O cordel apresenta de maneira lúdica a emocionante história do surgimento da cooperativa, desde os seus fundadores e primeiras assembleias, com suas dificuldades e limitações até os dias atuais, com a escola tornando-se a maior cooperativa educacional da Bahia.

Fonte: SECOM Coperil