Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Última turma do Educoop 2015 realiza solenidade de formatura

December 28, 2015 13:37, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc01731

Profissionais do Sicoob Extremo Sul, da região de Posto da Mata/BA, participaram da solenidade de encerramento do Curso de Qualificação Profissional em Educação Cooperativista – EDUCOOP, realizado no dia 19 de dezembro de 2015. O evento contou com a participação de 130 pessoas, entre alunos, professores e convidados; entre eles José de Castro Dias - Presidente do Sicoob Extremo Sul. Esta foi a quinta e última turma do EDUCOOP de 2015, que iniciou sua primeira turma no mês de Janeiro em Barreiras, na Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB, e em seguida no Sicoob Credcoop em Vitória da Conquista, na Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC, e no Sicoob Extremo Sul em Veredas. Destinado a educadores das cooperativas de ensino, das redes pública e privada, cooperados, consultores, assessores, instrutores e outras pessoas relacionadas com o cooperativismo, o EDUCOOP teve carga horária de 200 horas, distribuídas em 9 módulos. O programa qualifica os profissionais para melhoria da prática pedagógica no ensino do cooperativismo, difundindo a filosofia cooperativista, princípios e valores. Para Flávio Barbosa, coordenador do EDUCOOP, o projeto é uma excelente iniciativa da OCEB e Sescoop/BA pois leva a difusão do cooperativismo bem como uma nova visão de sociedade em todas as comunidades onde são ofertados os cursos. De acordo com o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, a realização deste curso demonstra a preocupação das cooperativas e do Sescoop/BA em preparar futuros cooperados: “o objetivo do programa é fortalecer o cooperativismo por meio da educação, levando o conhecimento da doutrina aos possíveis futuros cooperados, capacitando professores para que estes possam inserir conteúdos os fundamentos da cooperação no processo de ensino-aprendizagem”, comentou o presidente. O EDUCOOP já vem sendo realizado desde o ano de 2006 por uma cooperativa de crédito em Teixeira de Freitas/BA e a partir de 2011 passou a ser realizado em parceria com o Sescoop/BA.

Mais de 1.200 crianças são beneficiadas pelo Natal Alegre da COOMAP em 2015

December 22, 2015 20:39, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc09793

Uma das principais ações de promoção social cooperativista da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - COOMAP, a Campanha Natal Alegre da COOMAP teve seu ponto alto neste domingo (20), em São Sebastião do Passé, onde reuniu cerca de 1.000 pessoas, incluindo crianças, pais, familiares e cooperativados, onde aproveitaram várias atividades lúdico-educativas, com direito a lanches e presentes, em um dia de lazer na sede do clube da cooperativa. Há oito anos a COOMAP consagra sua relação com as comunidades dos municípios onde atua através dessa ação, que mobiliza os próprios cooperativados, agentes comunitários de saúde, empresários e voluntários, a participarem desta ação voluntária em prol da comunidade. Em 2015, o Natal Alegre da COOMAP beneficiou mais de 1.200 crianças e, além de São Sebastião do Passé, passou por outros 4 municípios: Pilar/AL (05/12), Carmópolis/SE (06/12), Laranjeiras/SE (12/12), Catu/BA (19/12). “Além da carreata, realizamos jogos, desfiles, momentos de lazer e alegria entre pais e filhos, doação de brinquedos, entre outras atividades. Nosso intuito com este trabalho social é transmitir ideais de respeito e amor ao próximo, através de atividades para toda a família”, afirma Ivone Oliveira, diretora de apoio social da COOMAP.

Alunos da COOEDUC aprovados com mérito em exame para a Universidade de Cambridge

December 22, 2015 13:35, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20151211-wa0001

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC, Mariana Kruschewsky Franco e João Paulo Amorim, foram aprovados com mérito em exame para a Universidade de Cambridge – Inglaterra. Os dois alunos estudam na COOEDUC desde a educação infantil. A Universidade de Cambridge é uma tradicional instituição de ensino superior do Reino Unido considerada uma das mais prestigiadas e importantes do mundo, sendo a segunda universidade mais antiga ainda em funcionamento do país. De acordo com o diretor Adilson Correia, a COOEDUC tem parceria com a Universidade de Cambridge, a qual os alunos são incentivados e preparados para realizar o exame. “É de extrema importância o sucesso de nossos alunos em um exame de tão alto prestígio, estamos muito felizes e honrados com a belíssima participação de todos nossos alunos, mas principalmente com Mariana e João Paulo que se dedicaram na realização desse exame”, pontuou o diretor. Da Educação infantil ao ensino médio, a COOEDUC tem 23 anos de história, com a missão de orientar para a formação de cidadãos conscientes, transformadores e comprometidos com os princípios éticos.

Sistema OCEB promove Workshop para colaboradores

December 21, 2015 18:55, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc07796

Na última sexta-feira (18), colaboradores do Sistema participaram de um Workshop cujo tema foi “A importância do controle interno na Organização” ministrado pela gestora de negócios em RH Cristiane Araújo. O evento contou com a presença de toda a equipe e faz parte do programa de capacitação e desenvolvimento da força de trabalho para melhor atender às cooperativas baianas. “A escolha do tema gerou muita expectativa para nós, uma vez que esperamos assim fomentar a sinergia da equipe em prol do cooperativismo, do desenvolvimento técnico e profissional de seus funcionários e a eficácia das estratégias do Sistema OCEB”, relatou Lívia Conceição, gerente de operações do Sescoop/BA. O workshop foi dividido em duas etapas: pela manhã tratou-se da importância do controle interno, bem como do trabalho em equipe, e no turno da tarde debateu-se sobre “a gestão de tempo”. Ao final do dia, o treinamento foi encerrado fazendo um elo entre os conteúdos abordados durante o dia e justificando a importância de cada assunto tratado. Para Rute Costa, secretária executiva da OCEB, o Workshop foi importante para pensar sobre o papel individual diante dos processos de trabalho e o quanto a assertividade no comportamento pode impactar nas atividades do grupo. “Gerir o tempo, trabalhar em grupo e colocar inteligência nas emoções foram alguns temas tratados que nos muniram de informações muito importantes que, ao serem aplicadas, aperfeiçoarão o dia-a-dia de trabalho”, conclui Costa.

Curso Preparatório para Certificação ANBIMA CPA – 10 encerra última turma de 2015

December 18, 2015 13:49, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

img-20151214-wa0013

Realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, o Curso Preparatório para a Certificação ANBIMA CPA - 10, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, encerrou a sua última turma de 2015. O curso é voltado para profissionais das cooperativas de crédito da Bahia, preparando-os para a realização do exame de certificação CPA – 10, fortalecendo a capacitação técnica dos profissionais que lidam no dia a dia com mercado financeiro cooperativo. Estiveram presentes no curso cerca de 30 participantes de 7 cooperativas de crédito de toda a Bahia. A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – AMBIMA, que prepara os colaboradores de instituições financeiras para atender os clientes de maneira técnica e capacitada. As aulas foram ministradas pelo consultor em investimentos financeiros, Tiago Boeira, que ressaltou a importância deste treinamento para a qualificação do atendimento nas cooperativas de crédito. “As cooperativas estão caminhando para uma excelência em seu atendimento, um curso como este ajuda a prepara-las para o mercado”, afirma Boeira. Para Osvaldo Ribeiro, diretor geral do Sicoob Cred Executivo e um dos participantes do curso, o cooperativismo de crédito no Brasil está passando por um momento de crescimento, ao contrário das outras instituições de crédito. Ribeiro ainda sinaliza que “o curso prepara o colaborador para o CPA – 10 e consequentemente investe na qualidade do atendimento ao público das cooperativas. É imprescindível que o Sescoop/BA continue desenvolvendo capacitações como esta nos próximos anos”. De acordo com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, foram realizados este ano três turmas do Curso Preparatório para Certificação ANBIMA CPA – 10, com uma média de 25 participantes cada uma; e informa que devido a grande procura, está previsto para 2016, a abertura de cinco turmas.