Estudantes de Capim Grosso visitam a OCEB e o Sescoop/BA
December 18, 2014 20:24 - no comments yetEstudantes do Curso Técnico de Cooperativismo e Contabilidade Cooperativista, do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina â CETEP, sediado na cidade de Capim Grosso (BA), foram recebidos, no último dia 17 na sede do Sistema OCEB pela equipe de funcionários da OCEB e do SESCOOP/BA.
O grupo, composto por 20 estudantes e 3 professores, foi apresentado a todos os departamentos das entidades a fim de conhecer melhor a estrutura do sistema cooperativista baiano e de interagir com a dinâmica de trabalho. O presidente Cergio Tecchio, em companhia dos estudantes, parabenizou o grupo pelo segmento de trabalho escolhido e ressaltou a importância de se levar o cooperativismo para as salas de aula, nos cursos de ensino fundamental, médio e educação tecnológica, visão já amparada pela Lei Estadual do Cooperativismo â 11.362/09. âFico muito satisfeito em saber que os jovens estão se interessando em estudar e pesquisar o cooperativismoâ, completou Alberto Batista, superintendente da OCEB-SESCOOP/BA.
âDurante o nosso curso, trabalhamos com visitas técnicas a diversas instituições e associações, pois sabemos que é necessário o aluno adquirir novos conhecimentos fora das salas de aula; essa dinâmica contribui para o crescimento pessoal e profissional desses jovensâ, afirmou Amerson Ferreira, professor do eixo de Gestão de Negócios, dos cursos de Contabilidade e Cooperativismo, do CETEP. âHoje como estamos vivendo em uma nova era do cooperativismo, onde as pessoas estão se conscientizando de que a produção coletiva é algo que irá fazer parte do futuro, então eu acredito que para esses estudantes essa visita à OCEB e ao Sescoop será uma contribuição profissional bastante enriquecedoraâ, completa Jailson Cruz, professor do curso de Contabilidade e Cooperativismo, do CETEP.
Após a visita técnica à sede do Sistema OCEB, o grupo se dirigiu à sede do Sicoob Central Bahia â integrante da maior rede de cooperativas financeiras do Brasil. Lá os estudantes e professores participaram de uma palestra, conheceram um pouco da estrutura de funcionamento da entidade e aprimoraram conhecimentos sobre sua área especÃfica de interesse â contabilidade cooperativista.
Coomap conquista prêmio de Segurança, Meio ambiente e Saúde
December 18, 2014 19:48 - no comments yetA COOMAP - Cooperativa de transporte sediada em São Sebastião do Passé (BA), conquistou o Prêmio Petrobras de SMS 2014 – que a cada ano reconhece as melhores práticas de Segurança, Meio ambiente e Saúde dentre as suas prestadoras de serviços. A escolha da COOMAP é fruto da rigorosa avaliação das ações e condutas de fornecedores de serviço, realizada pela Comissão de Segurança das Contratadas (COMSECON).
A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 15 de dezembro, no Hotel Mercure, em Salvador. O presidente da COOMAP, Jair Romualdo de Oliveira recebeu a premiação das mãos do Supervisor de Transportes da Refinaria Landupho Alves, que agradeceu à equipe da cooperativa por sua dedicação, profissionalismo e respeito às políticas e normas de segurança da Petrobras. “Tenho muito orgulho de representar aqui todos os cooperativados da Coomap, que neste momento são reconhecidos por esse prêmio; eles são os verdadeiros autores dessa conquista. Ao fazermos transporte corporativo, temos a consciência de que somos pessoas transportando pessoas, o que requer de nós o mais alto compromisso com a segurança e com os valores e políticas de nosso cliente”, destaca Jair Romualdo.
A COOMAP investe ininterruptamente em atividades de educação cooperativista, segurança do trabalho e formação cidadã incluindo conteúdos voltados para saúde, segurança e meio ambiente, temas muito caros aos clientes da área industrial como a Petrobras. “Estou muito realizada em conquistar essa premiação, pois ela reconhece o trabalho de toda uma grande equipe”, assinala Antonilda Ferreira, Técnica de Segurança do Trabalho da COOMAP.
Coomap conquista prêmio de Segurança, Meio ambiente e Saúde
December 18, 2014 19:48 - no comments yetA COOMAP - Cooperativa de transporte sediada em São Sebastião do Passé (BA), conquistou o Prêmio Petrobras de SMS 2014 â que a cada ano reconhece as melhores práticas de Segurança, Meio ambiente e Saúde dentre as suas prestadoras de serviços. A escolha da COOMAP é fruto da rigorosa avaliação das ações e condutas de fornecedores de serviço, realizada pela Comissão de Segurança das Contratadas (COMSECON).
A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 15 de dezembro, no Hotel Mercure, em Salvador. O presidente da COOMAP, Jair Romualdo de Oliveira recebeu a premiação das mãos do Supervisor de Transportes da Refinaria Landupho Alves, que agradeceu à equipe da cooperativa por sua dedicação, profissionalismo e respeito à s polÃticas e normas de segurança da Petrobras.
âTenho muito orgulho de representar aqui todos os cooperativados da Coomap, que neste momento são reconhecidos por esse prêmio; eles são os verdadeiros autores dessa conquista. Ao fazermos transporte corporativo, temos a consciência de que somos pessoas transportando pessoas, o que requer de nós o mais alto compromisso com a segurança e com os valores e polÃticas de nosso clienteâ, destaca Jair Romualdo.
A COOMAP investe ininterruptamente em atividades de educação cooperativista, segurança do trabalho e formação cidadã incluindo conteúdos voltados para saúde, segurança e meio ambiente, temas muito caros aos clientes da área industrial como a Petrobras. âEstou muito realizada em conquistar essa premiação, pois ela reconhece o trabalho de toda uma grande equipeâ, assinala Antonilda Ferreira, Técnica de Segurança do Trabalho da COOMAP.
O Cooperativismo baiano ganha Plano de Desenvolvimento e Cartilha de orientação sobre o segmento
December 16, 2014 17:31 - no comments yetNo último dia 15, aconteceu o lançamento do Plano e da Cartilha de Desenvolvimento do Cooperativismo, no auditório do Espaço Crescer, na Setre, localizada no Centro Administrativo da Bahia. O Plano desenvolvido para 2015-2020 contempla tanto diretrizes estratégicas mais amplas, quanto as demandas por segmento cooperativista. Já a Cartilha do Cooperativismo tem como objetivo incentivar, orientar a organização do cooperativismo e contribuir para o seu fortalecimento. Além disso, faz referência a regulamentação das cooperativas já existentes e orienta aquelas que poderão se formar a partir de agora.
A cartilha está na sua décima edição e é parte integrante da Coleção Trabalho Decente, de responsabilidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O evento contou com as presenças de representantes de várias instituições, dentre elas a OCEB, União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Funcep, Desenbahia, Sebrae e das secretarias de Educação e da Fazenda.
“Vamos abrir uma nova fase de mobilização e sensibilização do cooperativismo em todo o Estado, difundindo os princípios do cooperativismo em reuniões transversais com outros setores”, afirmou o secretário estadual do Trabalho e Esportes, Nilton Vasconcelos. O superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, disse que o Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo estreitou e tornou mais forte a relação entre os conselhos estaduais de Economia Solidária e do Cooperativismo. “Isto é fruto da atual gestão da Setre, que sempre buscou o consenso através do diálogo. Aprovamos um bom plano e asseguramos o compromisso de todos para sua execução”, completa.
O superintendente Milton destacou que o próximo passo é colocar as metas do Plano de Cooperativismo no PPA 2015-2020 do Governo do Estado. “Este trabalho é que estamos sendo desafiados a fazer a partir de hoje”. O presidente da OCEB, Cérgio Techio, enalteceu o trabalho do secretário Nilton Vasconcelos à frente da Setre, e disse que pretende levar o plano para as reuniões regionais da sua instituição. O representante da Unicafes, José Paulo, reconheceu que o cooperativismo tem um longo trabalho pela frente “para se tornar mais visível à sociedade”.
Fonte: Ascom Setre
O Cooperativismo baiano ganha Plano de Desenvolvimento e Cartilha de orientação sobre o segmento
December 16, 2014 17:31 - no comments yetNo último dia 15, aconteceu o lançamento do Plano e da Cartilha de Desenvolvimento do Cooperativismo, no auditório do Espaço Crescer, na Setre, localizada no Centro Administrativo da Bahia. O Plano desenvolvido para 2015-2020 contempla tanto diretrizes estratégicas mais amplas, quanto as demandas por segmento cooperativista. Já a Cartilha do Cooperativismo tem como objetivo incentivar, orientar a organização do cooperativismo e contribuir para o seu fortalecimento. Além disso, faz referência a regulamentação das cooperativas já existentes e orienta aquelas que poderão se formar a partir de agora.
A cartilha está na sua décima edição e é parte integrante da Coleção Trabalho Decente, de responsabilidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O evento contou com as presenças de representantes de várias instituições, dentre elas a OCEB, União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Funcep, Desenbahia, Sebrae e das secretarias de Educação e da Fazenda.
âVamos abrir uma nova fase de mobilização e sensibilização do cooperativismo em todo o Estado, difundindo os princÃpios do cooperativismo em reuniões transversais com outros setoresâ, afirmou o secretário estadual do Trabalho e Esportes, Nilton Vasconcelos. O superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, disse que o Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo estreitou e tornou mais forte a relação entre os conselhos estaduais de Economia Solidária e do Cooperativismo. âIsto é fruto da atual gestão da Setre, que sempre buscou o consenso através do diálogo. Aprovamos um bom plano e asseguramos o compromisso de todos para sua execuçãoâ, completa.
O superintendente Milton destacou que o próximo passo é colocar as metas do Plano de Cooperativismo no PPA 2015-2020 do Governo do Estado. âEste trabalho é que estamos sendo desafiados a fazer a partir de hojeâ. O presidente da OCEB, Cérgio Techio, enalteceu o trabalho do secretário Nilton Vasconcelos à frente da Setre, e disse que pretende levar o plano para as reuniões regionais da sua instituição. O representante da Unicafes, José Paulo, reconheceu que o cooperativismo tem um longo trabalho pela frente âpara se tornar mais visÃvel à sociedadeâ.
Fonte: Ascom Setre