Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Sistema OCEB promove encontro inédito sobre Direito Cooperativo na Bahia

November 28, 2017 16:42, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

encontro-de-direito-foto-coletiva

O Sistema Cooperativo Baiano realizou em Salvador, no último dia 24 de novembro, o Encontro de Direito Cooperativo. Advogados e profissionais da área jurídica das cooperativas baianas, além de representantes da Junta Comercial do Estado da Bahia e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia estiveram reunidos no evento, que foi promovido pela primeira vez no estado e teve como principal objetivo debater temas relevantes do direito cooperativo, oportunizando um espaço para reflexão e troca de experiências entre os participantes.

Após dar as boas-vindas ao público, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, falou sobre a importância da capacitação para os profissionais que atuam nas cooperativas baianas e, reconhecendo essa relevância, citou as formações que já foram realizadas para os contadores, profissionais de secretariado e, agora, para os operadores do direito. “O Sistema OCEB reconhece a necessidade de as cooperativas terem profissionais cada vez mais capacitados que as ajudem a crescer e conquistar mais espaço no mercado e na sociedade”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

O ciclo de palestras foi iniciado pelo presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins, que falou sobre O novo papel da legislação em cenários de mudanças exponenciais. Na sequência, o Juiz Titular da 32° Vara do Trabalho de Salvador, Rodolfo Pamplona Filho, discorreu sobre as perspectivas do cooperativismo no Código Civil em atenção à Lei 5764/71. Pamplona defendeu que o cooperativismo é um movimento que deve ser impulsionado em todo o mundo. “Não há como ser contrário ao cooperativismo do ponto de vista do seu conjunto de princípios. É uma das grandes bandeiras de se levantar mesmo nos tempos de crise. Quem vai dizer que isso está errado?  Entretanto, é preciso verificar sempre os princípios e o espírito do cooperativismo para que não haja distorções. Sem as distorções temos um caminho longo e próspero para a busca da felicidade”.

Dando continuidade, a gerente jurídica da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, Ana Paula Andrade Ramos, e a analista tributária da OCB, Amanda Carvalho, apresentaram um panorama das atividades realizadas pelo Sistema OCB em prol dos interesses das cooperativas brasileiras, principalmente junto ao Poder Judiciário. Ana Paula afirmou que é um grande desafio alinhar um discurso para tornar o cooperativismo cada vez mais conhecido junto aos três poderes. “O caminho é esse: quanto mais a gente puder disseminar o Direito Cooperativo na nossa classe jurídica, melhor vai ser o relacionamento com o Sistema Judiciário”, disse a gerente.

Já o advogado trabalhista, Eduardo Pastore, abordou sobre as mudanças da nova legislação trabalhista e os principais efeitos na relação entre empregadores e empregados, tanto para empresas quanto para as cooperativas. Ele destacou que esse evento acontece em momento oportuno: “Como ela [reforma trabalhista] provoca muitas mudanças jurídicas e de gestão em todas as áreas do direito, em mais de 100 artigos da CLT, eu acredito que agora é o momento de esclarecermos quais são essas mudanças e qual o impacto que trazem do ponto de vista da gestão, do funcionamento e do dia-dia das cooperativas”. Encerrando a rodada de palestras, o assessor jurídico da OCB/RJ e do SESCOOP/RJ, Ronaldo Gaudio, refletiu sobre os desafios enfrentados pelos profissionais na advocacia cooperativista no país, citando exemplos práticos, além de falar sobre atos cooperativos e a autonomia do Direito Cooperativo.

AVALIAÇÃO

O conteúdo tratado durante o evento foi um dos pontos que despertaram a atenção da advogada e assessora jurídica do Sicoob Central, Jaqueline Azevedo Gomes. Para ela, o evento propiciou o acesso a informações relevantes que estão sendo tratadas em diferentes esferas do poder judiciário, contribuindo para que pessoas que atuam no mundo jurídico possam ter mais embasamento na sustentação das teses. Para o presidente da cooperativa de crédito Sicredi Salvador, Miguel Calmon de Siqueira Neto, “o encontro vem, oportunamente, facilitar o entendimento de alguns assuntos que estavam confusos por dúvidas jurisdicionais e que fazem parte do dia-a-dia das instituições cooperativas, em especial em seus departamentos jurídicos”.

As advogadas do Sistema OCEB, Ially Carmo Gomes e Angela Gédéon, encerraram o encontro explicando que o objetivo de possibilitar o alinhamento das informações relacionadas ao Direito Cooperativo junto aos operadores de direito das cooperativas baianas foi alcançado e adiantaram a perspectiva futura de que esse encontro será integrado ao calendário de eventos do Sistema OCEB.

Por ASCOM Sistema OCEB

Fotos: Alex Dantas



Ciclo de Aulas Show 2017 aconteceu em cooperativas educacionais baianas

November 23, 2017 13:16, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

aula-show-cetef-2

De agosto a outubro deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com 9 cooperativas educacionais baianas, promoveu o Ciclo de Aulas Show 2017, com objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que aconteceu nos dias 05 e 12 de novembro em todo o Brasil.

Estudantes do 3° ano das cooperativas educacionais e vestibulandos participaram das aulas e puderam revisar assuntos de português, particularmente interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que têm importante peso no Enem.

As Aulas Show mantiveram o diferencial de utilizar metodologia dinâmica e atrativa com a apresentação de conteúdos em forma de música, teatro e atividades exemplificativas e muito conectadas com a realidade dos adolescentes e jovens. Mais um ano, a professora convidada para ministrar as aulas foi Káthya Souza, formada em letras e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e com vasta experiência na área de educação. Durante os encontros, ela trabalhou com diferentes recursos, como vídeos, imagens e canções, tudo para deixar a aula mais animada para os alunos.

Essa forma de abordagem incentiva a atenção e estimula a participação dos estudantes e quem confirma é Hitalo Neiva, 3° ano do Ensino Médio, da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil e que marcou presença no evento: “Inovador e capaz de suprir as nossas necessidades estudantis, esses são os principais adjetivos que podemos utilizar para definir o Aulão Show. Com um material bem preparado, uma estrutura dinâmica e capaz de suprir dúvidas e demais anseios dos alunos, o aulão quebra o clima tenso Pré-Enem, nos deixando mais leves e, ao mesmo tempo, focados e com objetivos em mente”.

Para Arleide Gomes, presidente da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, localizada em Paulo Afonso, as aulas são, realmente, um show e, esse ano, ela convidou estudantes de outras escolas da região para participar. “O aluno do 3º ano quando chega no final do ano está cansado e estafado, e a aula show vem para dar um dinamismo sem perder de vista o conteúdo. Os alunos não faltam e aproveitam bastante!”, disse. Essa opinião é compartilhada por Elaine Silva, presidente da Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que elogiou a forma de condução das aulas e o entusiasmo dos estudantes.

A professora Káthya fez um balanço positivo desse ciclo de aulas, que percorreu diversas cidades e regiões do estado, e parabenizou o SESCOOP/BA por apoiar a realização desse trabalho que dissemina e fortalece a importância da educação para os adolescentes e jovens das cooperativas educacionais, servindo como importante ferramenta para o ingresso destes vestibulandos nas universidades e faculdades do país.

Confira a lista de cooperativas participantes desse ciclo:

  • Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – COPERIL
  • Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB
  • Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF
  • Cooperativa Educacional Pé de Serra – COOPEPS
  • Cooperativa Educacional de Sobradinho – COOES
  • Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC
  • Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX
  • Cooperativa Educacional de Porto Seguro – COOEPS;
  • Cooperativa de Trabalho Educacional de Central – COOPEC

Por ASCOM SESCOOP/BA

Fotos cedidas pela professora  Káthya



Sescoop Bahia promove capacitação de quadro funcional sobre Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

November 17, 2017 12:05, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

capacitacao-gestao-contratos-1

Dando continuidade à capacitação iniciada em setembro para os funcionários do SESCOOP/BA sobre elaboração de termo de referência para contratações, foi realizado um novo curso, nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, em Salvador, com foco na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.

Essa capacitação atende a um dos Objetivos Estratégicos do SESCOOP/BA que é de desenvolver continuamente as competências dos colaboradores. Foram apresentados assuntos relacionados à gestão e fiscalização de contratos administrativos, como, por exemplo, diferença entre a gestão e fiscalização contratual; atribuições e obrigações do gestor e fiscal de contrato; etapas da execução de contratos e aspectos práticos na gestão e fiscalização dos contratos de serviço. Segundo o instrutor do curso, Jahson Costa, a constante atualização do corpo técnico é imprescindível para que possam tomar atitudes assertivas.

Para a Analista da Gerência de Operações, Mariângela Ribeiro, a capacitação serviu para deixar claro que “gerir contratos é uma atividade que está interligada diretamente com as áreas estratégicas e táticas da instituição, pois o fluxo contínuo de informação servirá de base para tomada de decisão em tempo hábil”.

Já para Fernanda Fontes, Analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, o curso aconteceu em momento oportuno: “Todo esse conhecimento veio na hora certa, pois estávamos precisando nos reciclar quanto aos procedimentos legais e regulares da administração de contratos. O curso me permitiu ter uma maior compreensão dos processos, que será de fundamental importância para o meu dia a dia no trabalho”.

Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos trazendo exemplos a partir das suas experiências de trabalho e sanaram suas dúvidas com apoio do instrutor. O interesse do SESCOOP/BA é qualificar, cada vez mais, os colaboradores para que atendam com eficácia às demandas solicitadas durante a elaboração dos processos, assegurando maior eficiência na realização das contratações.

Para encerrar a agenda de capacitações do ano está previsto um encontro com foco no relacionamento interpessoal no dia 07 de dezembro, na capital baiana.

Por Ascom SESCOOP/BA

 



Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico são realizadas em novas cooperativas

November 8, 2017 13:01, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

oficina-pe-cetef-4

O ciclo de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico continua e no mês de outubro aconteceu em mais quatro cooperativas baianas: Cooperativa Educacional Pé de Serra - COOPEPS, Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda. - COOPERMULTA, Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF.

Essa ação representa o interesse e empenho de dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas baianas em melhorar, cada vez mais, as suas práticas de gestão e governança, pois ao elaborar os planejamentos estratégicos organizam e delineiam estratégias e metas para o alcance dos resultados a médio e longo prazo.

Joquebede Raquel, presidente da COOPERMULTA, ressaltou sobre a responsabilidade de montar o planejamento estratégico da cooperativa para os próximos dois anos e do estímulo de todos os envolvidos em executar as ações planejadas. Ela também acrescentou: “Achei a metodologia da oficina ótima e foi um incentivo para abraçarmos, cada vez mais, o cooperativismo”.

As oficinas ainda vão acontecer em mais quatro cooperativas baianas com a mesma metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é a perspectiva da Cooperativa Educacional Pé de Serra, informou a presidente da cooperativa, Elizilda Rios: “Desejamos que nosso planejamento saia do papel e que nos três próximos anos possamos alcançar todos os nossos objetivos, que é o crescimento e organização da nossa cooperativa”. 

O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista.

Veja aqui a notícia das oficinas anteriores.

Por Ascom SESCOOP/BA

Fotos cedidas por Leoney Miranda

Confira alguns registros:



OCEB convoca cooperativas para Assembleia Geral Extraordinária 2017

November 6, 2017 18:37, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

age-2017

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB convoca as cooperativas baianas para Assembleia Geral Extraordinária - AGE, a ser realizada no dia 30 de novembro de 2017, no Edifício Empresarial Niemeyer, situado na Rua Alceu Amoroso Lima, 470, Sobreloja - Caminho das Árvores - Salvador/BA, em primeira convocação marcada para às 8h, com a presença da maioria simples dos delegados das cooperativas, ou em segunda e última convocação às 9h, com presença mínima de 11 delegados.

A Assembleia  tratará sobre os seguintes assuntos: Apreciação da Tabela Sindical para o Exercício 2018; Orçamento para exercício 2018; Discussão e deliberação sobre as cláusulas contidas na Convenção Coletiva de Trabalho destinadas as cooperativas baianas do Ramo Crédito e também dos Demais Ramos, exceto as do Ramo Crédito, que será firmada com a FENATRACOOP para vigorar no biênio 2018/2019; e Homologação da Alteração da Resolução de Registro (019/2017).

Para acessar o edital completo, clique  AQUI