Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

OCEB encerra participação no Encontro de Gestores Municipais de 2015

November 30, 2015 19:08, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

capacita-upb-01

O município de Serrinha recebeu no dia 20 de novembro, o último Encontro Regional de Orientação de 2015, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA). O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, esteve presente em todos seis encontros deste ano, debatendo sobre a necessidade de promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas baianas, incentivado os municípios a contribuírem para a implementação de políticas pública para a inserção das cooperativas no mercado de trabalho. Este quinto ciclo de orientação passou pelas regiões Oeste, Chapada, Vale do São Francisco, Centro-Sul, Extremo-Sul e Nordeste da Bahia, capacitando mais de mil servidores municipais. A OCEB, em parceria com os municípios, oferece assessoria jurídica e contábil para a formalização das cooperativas. “Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados”, afirmou o superintendente da OCEB, José Alberto Batista, durante a participação em um dos encontros. Para o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, participar destes eventos foi uma grande oportunidade para mostrar a todo o estado o cooperativismo que desejamos dentro dos princípios e valores universais do cooperativismo, bem como expor aos municípios e territórios da Bahia, a importância do cooperativismo com gerador do trabalho justo e distribuidor de renda igualitária a todos. “O Sistema OCEB desde do início da parceria com a UPB se comprometeu em participar ativamente nos eventos regionais, o que apresentou resultado satisfatório, pois mostramos o cooperativismo como um importante aliado dos municípios e das gestões municipais, para a geração de trabalho descente e, renda para as pessoas e comunidades”, avalia o presidente. Os Encontros Regionais eram realizados há quatro anos em parceria somente com o Tribunal de Contas e, de acordo com a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, este ano sentiu-se a necessidade de avançar no debate e trazer soluções, ouvindo outros parceiros. “Nos encontros, os palestrantes dos órgãos e entidades parceiras atuam como orientadores, e a OCEB cumpriu esse papel de maneira excepcional, no sentido de mostrar o cooperativismo como uma alternativa na geração de renda e inclusão sócio-produtiva nos municípios”, afirma a presidente. Com o sucesso deste ano, os planos é de que em 2016 as parcerias continuem gerando resultados ainda melhores. “Tenho certeza que os gestores saíram dos encontros com um novo olhar, prontos para oferecer qualificação profissional e incentivar a formalização das cooperativas. Nossa expectativa é dar continuidade a esta parceria com a OCEB e ajudar a diminuir a desigualdade social e o ​desemprego nos municípios baianos”, conclui Maria Quitéria.

OCEB participará de ciclo de palestras durante a Fenagro em Salvador

November 27, 2015 18:50, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

fenagro300por300

A Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) realizará a sua 28ª edição a partir do dia 28 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador. O evento é considerado o maior do norte-nordeste, e reunirá nos seus 9 dias de atividades cerca de seis mil animais na exposição, pretendendo atrair mais de 100 mil pessoas. A programação também inclui festival gastronômico, espaço cultural, salão internacional, torneios, cursos e ciclo depalestras, que este ano contará com a presença do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB. Para que o ciclo de palestras atenda à estrutura do evento, serão montados três auditórios, um com capacidade para 70 pessoas e com capacidade para 30, que funcionarão com programações nos diferentes turnos. Cergio Tecchio estará presente em duas mesas redondas durante a feira. No dia 01 de dezembro, das 14 às 18 horas no auditório 01, sobre Cooperativismo de Crédito; e no dia 4 de dezembro, às 9 horas, no auditório Cadeias Produtivas, sobre Cooperativismo. Além das palestras, a OCEB oferecerá no dia 4 de dezembro atendimento jurídico e contábil às cooperativas, a partir das 9 horas, com profissionais qualificados do Sindicato.

Resultado final do prêmio pontos de mídia livre confirma primeiro lugar da colivre na categoria nacional

November 27, 2015 14:54, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

equipe-colivre

Foi divulgado na quarta-feira (18/11) o resultado final do Prêmio Pontos de Mídia Livre. Entre 280 projetos classificados de todas as regiões do país na categoria nacional a Colivre conquistou o primeiro lugar e pontuação máxima com o projeto Noosfero: A plataforma web livre para redes de mídias sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania. O prêmio teve o objetivo de reconhecer e apoiar financeiramente iniciativas de mídia livre nos mais diversos formatos como rádio, TV, mídias sociais, blogs e jornais. Lançado pela Colivre em 2009, o software livre Noosfero é uma plataforma web para a criação de redes sociais autônomas com foco no compartilhamento de conteúdo. Ele permite que cada organização, instuição ou coletivo crie sua própria rede de mídia social. Possibilita ainda que cada usuário de uma rede tenha total autonomia na personalização de seus perfis e utilização da rede (desde que respeite os termos de uso) criando comunidades, site e blogs, compartilhando textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso o Noosfero também é uma plataforma que foi criada para atender a uma demanda da economia solidária e possui recursos de loja virtual e inteligência econômica colaborativa. A plataforma possibilita um nível de personalização muito grande permitindo a criação de redes sociais educacionais, intranets e muito mais. "Foi uma grande vitória e motivo de comemoração o prêmio na Colivre. No começo ficamos um pouco desacreditados porque achávamos que um projeto de software poderia não ser reconhecido como mídia pelo concurso. Porém, num contexto de convergência digital não é possível limitarmos nossas definições de mídia. Software também é mídia e o Noosfero é uma plataforma web que permite que organizações, empreendimentos e coletivos tenham sua própria mídia social autônoma e, por ser um projeto de software livre ainda permite que esses atores e atrizes sociais participem no desenvolvimento desse software. Nosso propósito enquanto cooperativa é esse, o de difundir a ideia de que é necessário autonomia tecnológica para se construir a emancipação dos sujeitos". Fundada no ano de 2006, a Cooperativa de Tecnologias Livres (Colivre) surgiu do sonho de universitários recém-formados de viver do software livre e do cooperativismo. A cooperativa se utiliza dos princípios do software livre para prestar serviços e desenvolver tecnologias. Em novembro de 2014 a Colivre conquistou o primeiro lugar em um outro concurso nacional: o 9° Prêmio Cooperativa do Ano, na categoria Inovação e Tecnologia, também com o Noosfero. O vídeo de apresentação do projeto pode ser visto aqui. Mais informações sobre a Colivre podem ser encontradas no seu site oficial http://colivre.coop.br/ No site oficial do Noosfero (http://noosfero.org/) é possível conhecer melhor a plataforma e as redes e organizações que a utilizam e colaboram no seu desenvolvimento.

Sescoop/BA abre nova turma do Curso Preparatório para Certificação ANBIMA CPA – 10

November 25, 2015 19:19, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

curso-oceb

Os profissionais das cooperativas de crédito da Bahia, terão oportunidade de participar da nova turma do Curso Preparatório para Certificação ANBIMA CPA – 10, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2015. O objetivo do curso é fortalecer a capacitação técnica dos profissionais que lidam no dia a dia com mercado financeiro cooperativo, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10. O objetivo do SESCOOP/BA e preparar os profissionais integrantes do sistema cooperativo para que possam atender os cooperados das cooperativas de crédito em todo o estado e ampliar a participação no setor financeiro. Esta certificação eleva os profissionais das cooperativas em patamares a qualquer outro sistema financeiro nacional, com o compromisso de atender os donos de empreendimento e ao desenvolvimento local e regional. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, realizado em Salvador/BA, no Grande Hotel da Barra (Rua Forte São Diogo, nº 02, Porto da Barra). As inscrições já foram encerradas devido a grande procura pelo curso. A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – AMBIMA, sendo a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. As aulas serão ministradas pelo administrador Tiago Boeira, consultor em investimentos financeiros. Confira abaixo o conteúdo programático do curso: • Sistema Financeiro Nacional: Funções básicas, Estrutura • Ética e Regulamentação: Princípios éticos, códigos de auto-regulação ANBIMA, prevenção contra a lavagem de dinheiro, ética na venda • Noções de Economia e Finanças: Conceitos básicos de economia, conceitos básicos de finanças. • Princípios de Investimento: Conceitos, principais fatores de análise de investimentos, principais riscos do investidor, fatores determinantes da seleção de produtos • Fundos de Investimento: definições legais, dinâmica de aplicação e resgate, principais, características, política de investimento, carteira de investimentos taxas de administração e outras despesas, estrutura legal e ativos elegíveis para composição de cada Fundo (FI e FIC), tributação • Demais Produtos de Investimento: Ações, letras hipotecárias, Swap, CDB, Debêntures, Notas Promissórias, Títulos Públicos • Exame Simulado e Revisão

Cooperativismo baiano discute comunicação como ferramenta estratégica de desenvolvimento

November 20, 2015 20:46, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc07107

Discutir as nuances da comunicação, bem como seu papel de ferramenta estratégica de desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. Este foi o foco da sexta edição do Encontro de Alinhamento Estratégico iniciado hoje pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB). O evento e termina amanhã e conta com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. O encontro é voltado aos integrantes dos conselhos diretor, fiscal, administrativo e de ética, além de gerentes e empregados, bem como os principais consultores e prestadores de serviços da unidade estadual da Bahia. O gerente de Planejamento do Sistema OCB, Emanuel Malta, e a gerente de Comunicação, Daniela Lemke, também prestigiaram o encontro e discorreram sobre suas áreas de atuação, bem como sobre a necessidade de se planejar os próximos passos, com vistas ao futuro que se almeja. O presidente Márcio Freitas disse que discutir a contribuição da comunicação ao planejamento sistêmico é fundamental para que o movimento cooperativista obtenha o empoderamento de que tanto precisa para desenvolver-se. “Estamos vivendo um momento econômico em que o cooperativismo deve ocupar os espaços e aproveitar as oportunidades. Por isso, temos de trabalhar nossas estratégias com foco na comunicação. Este instrumento é fundamental para mostrarmos à sociedade a força e a ética de nosso movimento. Apenas assim, planejados e organizados, é que poderemos aproveitar esta crise, afinal, vai mais longe quem sabe aonde quer chegar”, comenta o presidente do Sistema OCB. Márcio Freitas também enfatizou que o Encontro de Alinhamento Estratégico é o momento de promover a integração regional. “Sem dúvida alguma estamos aqui para prestar contas, ouvir críticas, sugestões, demandas e as expectativas de quem vive a rotina cooperativista. Além disso, acredito que, por meio da união, é possível encontrar as melhores soluções e ideias”, argumenta. Ele destacou, também, o trabalho da OCEB no sentido de desenvolver as cooperativas da Bahia, enfatizando o perfil de liderança ativa e inovadora existente no estado baiano, cujos resultados são excelentes. "A Bahia é uma referência quando se fala em persistência, resiliência e trabalho sério, sempre focado em planejamento e governança.” PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO – O anfitrião, Cergio Tecchio, presidente da organização baiana, por sua vez, destacou a importância do evento para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. “Este é um projeto desenvolvido há seis anos consecutivos. É quando toda a nossa equipe está reunida para, de forma coletiva, construir um planejamento organizado, de conhecimento global, com definição de funções e competências”, explica Cergio. Segundo ele, o encontro é um instrumento utilizado para nivelar todas as ações estratégicas com a equipe do Sistema OCEB de forma ampla e aprofundada. Ao longo do encontro, estão sendo analisados, por exemplo, o andamento do plano estratégico do Sistema OCEB, bem como a execução de ações que foram e estão sendo planejadas para os próximos anos. BREVE HISTÓRICO – Ao longo dos anos o Encontro de Alinhamento Estratégico passou a funcionar como um fórum para o debate entre os participantes. Neste ano, os participantes puderam assistir à uma palestra intitulada “A comunicação como estratégia para o desenvolvimento do cooperativismo”, ministrada pelo especialista em comunicação, José Luiz Tejon Mejido. Ele explicou que é fundamental que o cooperativismo tenha uma comunicação sistêmica e forte para falar da essência do movimento à sociedade. "Precisamos impregnar as pessoas com os valores do cooperativismo, mas para isso, é necessário um poderoso processo de comunicação que os decodifiquem à família brasileira", explica. O especialista afirma, ainda, que a mensagem do cooperativismo precisa ser fácil, simples e atraente e as cooperativas devem promover seus produtos assumindo a marca do movimento do qual fazem parte. Fonte: OCB