Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Cooperativas baianas vencedoras da etapa estadual do 8° Prêmio Cooperativa do Ano concorrem ao prêmio nacional

November 12, 2012 0:00, by Colivre.net - 0no comments yet

Evento ressalta a importância do movimento que, atualmente, gera trabalho e renda para 1 bilhão de pessoas em todo o mundo

A Cooinsp - Cooperativa dos Inspetores de Equipamentos Autônomos do Estado da Bahia e o Sicoob Extremo Sul - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Teixeira de Freitas Ltda, são as vencedoras baianas da etapa estadual do 8° Prêmio Cooperativa do Ano. As cooperativas irão disputar o prêmio nacional nas categorias "Benefício" e "Comunicação e Difusão do Cooperativismo", respectivamente.

Com o tema "Cooperativas constroem um mundo melhor", escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento ocorre dia 20 de novembro, em Brasília. A condecoração é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e revista Globo Rural, da Editora Globo.

Para disputarem o prêmio nacional, as cooperativas brasileiras passaram por etapas estaduais. Na etapa nacional, os projetos concorrem nas categorias Desenvolvimento Sustentável; Cooperativa Cidadã; Fidelização; Benefícios; Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Atendimento; e Inovação e tecnologia, e buscam levar desenvolvimento para comunidade local onde estão situadas e qualidade de vida aos seus cooperados.

Projetos
Denominado Programa de Incentivo à Qualificação e Certificação, o projeto da Cooinsp, cooperativa criada há 24 anos, objetiva aprovar os 62 cooperados nos exames de qualificação e certificação das modalidades de ensaios não destrutivos. O presidente da Instituição, Washington Luis, explica que os cursos e treinamentos do programa aumentam o valor agregado aos associados e trazem benefícios econômicos e sociais.

Luiz acrescenta que o mercado, atualmente, exige a qualificação destes profissionais. "Se não nos qualificarmos ficamos fora do mercado. Competir numa premiação deste porte nos mostrar que estávamos corretos em criar o projeto", pontua.

O projeto do Sicoob Extremo Sul - Cooperativismo e Educação: Repensando a Forma de Educar para o Século, que já beneficiou cerca de mil professores em cidades baianas, mineiras e capixabas, visa ensinar a importância do cooperativismo nas salas de aulas primárias e secundárias brasileiras.
"O principal intuito deste curso é fazer com que crianças e adolescentes aprendam o que é ser cooperativo e que eles absorvam nossas filosofias e as coloquem em prática nas atividades escolares e sociais diárias", declara o presidente do Sicoob Extemo Sul, José de Castro Dias.

Serão premiados na etapa nacional o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, somando um total de 21 premiações. Cooperativas brasileiras serão contempladas com o selo "Projeto Referência Estadual".