Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Cooperados e colaboradores participam do Curso de Vendas e Mercados

October 31, 2016 20:01, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

dsc09871

Cooperados e colaboradores de cooperativas baianas participaram no dia 28 de outubro, do Curso de Vendas e Mercados, oferecido pelo Sescoop/BA. Os presentes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimento e habilidades, para planejar e executar todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas.

A capacitação está sendo realizada em diversas cidades da Bahia. No dia 27.10, a cidade de Feira de Santana recebeu o curso, e em novembro, será realizado em Vitória da Conquista (07.11), Itabuna (09.11) e novamente em Salvador, com uma turma exclusiva para as cooperativas de crédito (11.11).

As aulas estão sendo ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Para ele, debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, em especiais aqueles que não tem uma formação na área administrativa, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. “Vendas é o coração pulsante da cooperativa. Sem vender não há razão de existir, e todos são responsáveis por este processo”, pontua o consultor.

Sandra Cohim, presidente da Unifisio, já participou de diversos eventos do Sescoop/BA, e afirma que assim que soube do curso, percebeu a sua relevância. “As cooperativas de uma maneira geral têm grande competência técnica ao desenvolver suas atividades, porém, têm dificuldade em vender o seu produto/serviço para o público externo. O curso está sendo bastante útil para quebrar esta barreira”, completa Sandra.

Durante todo o dia, os presentes debateram sobre aspectos importantes no processo de vendas e análise de mercado, desde os conceitos iniciais sobre negociação, planejamento de vendas, comunicação, análise do perfil do consumidor, até prospecção e pós-venda. Para Rodrigo Chaves, funcionário do departamento comercial da Uniodonto, a iniciativa do curso é extremamente importante e fundamental para as cooperativas de todos os ramos e, sinaliza que estes debates devem ser feitos com frequência, incentivando inclusive a intercooperação entre as cooperativas. 



Alunos das cooperativas educacionais baianas tem aula de revisão para o Enem

October 28, 2016 18:03, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

1-eunapolis

Alunos do 3° ano das cooperativas educacionais da Bahia e vestibulandos tiveram um reforço a mais na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de 2016. Isso porque o Sescoop/BA, em parceria com as cooperativas educacionais, promoveu o Projeto Aula Show 2016, com o objetivo de preparar os alunos para o exame.

A Aula Show é uma ação com proposta e metodologia diferenciadas, cujo objetivo é oferecer um “super aulão” de revisão da disciplina de português, especialmente dos temas voltados a interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que possuem importante peso para as provas do Enem que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2016.

A professora Káthya Ferreira foi quem ministrou as aulas do projeto, utilizando de metodologia diferenciada com vídeos, prosas e músicas, fazendo com que os alunos absorvessem o conteúdo com mais facilidade. “A revisão é o momento de cortar o que é supérfluo e deixar apenas o essencial. É a hora de reescrever o que já foi estudado através do lúdico, da interatividade e do motivacional”, afirma Káthya.

As aulas foram realizadas nos meses de outubro e novembro nas seguintes escolas: Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – ECTEF, Cooperativa Educacional de Central – Coopec, Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – Coperil e na Cooperativa Educacional de Sobradinho – Coes e Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex. Para Verônica Oliveira Alves, coordenadora e orientadora educacional do ensino médio da Cooeduc, “essa parceria com a Sescoop/BA vem colaborar com a formação dos alunos, visando a qualidade do ensino, apresentando sempre um retorno positivo daqueles que participam”.  

Apesar das cooperativas aplicarem outras metodologias de preparo para o ENEM, a Aula Show é sempre especial para os alunos, como sinaliza Giovana Campista, aluna da Cooeduc. "A revisão foi extremamente esclarecedora para nós alunos do Ensino Médio. Pudemos tirar nossas dúvidas de gramática, literatura e redação, o que contribuirá para o desempenho em exames de vestibulares próximos e no ENEM de 2016", concluiu a estudante.

 



Cooperativas baianas são convocadas para Assembleia Geral Extraordinária da OCEB

October 25, 2016 12:22, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

avatar-age2016

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, como órgão sindical patronal, convoca todas as cooperativas baianas, para a sua Assembleia Geral Extraordinária. A sessão será realizada no dia 17 de novembro de 2016, no auditório do Edifício Empresarial Niemeyer, sediado a Rua Alceu Amoroso Lima, nº 470, Sobreloja, Caminho das Árvores.

A primeira convocação ocorre às 14h, com a presença da maioria simples dos delegados, e às 15h a segunda e última convocação, com mínimo 11 delegados das cooperativas.  Na oportunidade, os presentes irão deliberar sobre os seguintes assuntos:

1) Orçamento para o exercício 2017;

2) Apreciação da Tabela Sindical para o Exercício 2017;

3) Discussão e deliberação sobre a revisão das cláusulas econômicas contidas na Convenção Coletiva de Trabalho destinadas as Cooperativas baianas dos diversos Ramos, exceto as do ramo crédito, e na Convenção Coletiva de Trabalho destinadas as Cooperativas do Ramo Crédito, firmadas com a FENATRACOOP, para vigorar no biênio 2016/2017.

Clique aqui para acessar o edital de convocação.

 



Sescoop/BA divulga lista dos habilitados na 1ª etapa do processo seletivo

October 24, 2016 12:12, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

marca-sescoop

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA divulgou no dia 21 de outubro, a lista dos habilitados na 1ª etapa do processo seletivo 2016.

A seleção é para os cargos de analista (destinado a profissionais de nível superior completo em qualquer área), analista contador (para profissionais de Contabilidade), analista de comunicação (para profissionais de Comunicação Social) e analista jurídico (para advogado).

Informações sobre local e horário de aplicação das provas de conhecimento da 2ª etapa estarão disponíveis posteriormente nos sites www.concepcaoconsultoria.com.brhttp://www.bahiacooperativo.coop.br/.

Clique aqui para acessar a lista dos candidatos habilitados e eliminados na 1ª etapa, assim como todas as publicações veiculadas referentes ao processo seletivo. 



Sistema OCEB celebra o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

October 20, 2016 18:20, by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet

sistema-oceb-01

Modelo de sucesso, o cooperativismo de crédito é um dos poucos atores do sistema financeiro mundial com papel estratégico em todos os continentes e países, tanto nas economias do primeiro mundo, quanto emergentes, influenciando positivamente o desenvolvimento e a justiça social. E para celebrar essa importante contribuição, a Aliança Cooperativista Internacional instituiu o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), anualmente comemorado na 3ª quinta-feira do mês de outubro.

Em 2016, o DICC está sendo celebrado hoje, dia 20 de outubro. Ao redor do mundo, são mais de 233 milhões de pessoas associadas a cooperativas de crédito, através de cerca de 57 mil cooperativas financeiras. No início do ano, o Brasil contava com cerca de 1.100 instituições financeiras cooperativistas, presentes em 2.453 municípios do país (44%), administrando ativos totais de R$ 240 bilhões, colocando assim as cooperativas de crédito na 6ª posição no ranking das maiores instituições financeiras do país.

“Na Bahia as cooperativas de crédito estão espalhadas por todas as regiões do estado, exercendo um papel fundamental nos locais onde atuam e, em alguns municípios, chegam a ser a única instituição financeiras presente”, afirma o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Atualmente são 22 cooperativas de crédito na Bahia registradas na OCEB, atuando em mais de 60 municípios, com cerca de 153 mil associados.

Em 2015, as cooperativas de crédito baianas, ao contrário do desempenho econômico brasileiro e estadual, cresceram cerca de 18,5% em relação ao ano anterior, sendo responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 1,4 bilhão. “O Sistema OCEB tem orgulho de contribuir para o crescimento do cooperativismo de crédito, tanto através da representação sindical perante o poder público e a sociedade civil, na defesa de seus interesses e na promoção da atividade cooperativista; quanto na formação cooperativista por meio de capacitação profissional, monitoramento e promoção social, oferecidos pelo Sescoop/BA”, conclui Cergio Tecchio.