Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Blog

April 15, 2011 0:00 , by Colivre.net - | No one following this article yet.

Sistema OCEB reúne profissionais para alinhar informações sobre o cooperativismo baiano

January 31, 2018 12:05, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

encontro-de-alinhamento-instrutores-2018-3

O Sistema OCEB dissemina os valores do cooperativismo e contribui para o desenvolvimento das cooperativas baianas e, para isso, alinhar informações relacionadas ao Sistema Cooperativista com seus públicos de interesse é fundamental. Essa prática se repete, anualmente, tanto em eventos estratégicos, que reúnem dirigentes de cooperativas baianas, conselheiros, gestores e colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA, quanto em encontros com profissionais que atuam junto às cooperativas do estado.

Pelo 3º ano consecutivo, o Sistema OCEB realizou no dia 29 de janeiro, o Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano. O evento foi sediado em Salvador e, durante a abertura, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, falou para os participantes sobre a importância deles ao serem porta-vozes do cooperativismo quando realizam seus trabalhos, seja de instrutoria, assessoria e/ou capacitação. “Apesar das particularidades de cada área, atuamos em uma causa única, pois o cooperativismo nos une... SomosCoop”, ressaltou.

 O público teve a oportunidade de conhecer o balanço das ações do SESCOOP/BA de 2017 e o que está planejado para este ano em diferentes áreas e vertentes para atender as demandas de conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas. Essa apresentação oferece um panorama dos serviços que o SESCOOP/BA pretende requisitar para atender as necessidades das cooperativas baianas.

Uma das participantes foi Marília Falcão, que trabalha em uma empresa que já prestou serviços para o SESCOOP/BA em diferentes áreas, como planejamento, marketing, vendas, empreendedorismo, cooperativismo, relacionamento interpessoal, etc. Ela destacou que a realização do alinhamento é importante “porque há uma transparência da realização de todas as ações que foram feitas no ano anterior e o planejamento para o ano seguinte, e, além disso, dá uma sensação de participação muito grande porque a gente contribui com algumas sugestões e elas são analisadas e, se for o caso, implementadas”.

Já para José Mário Araújo, profissional que realiza treinamentos há alguns anos para cooperativas baianas nas áreas de coaching, gestão, negociação, comunicação e planejamento estratégico, esse encontro é um diferencial e conclui: “o sucesso do sistema cooperativista na Bahia vem muito desse tipo de iniciativa inovadora”.

Durante o evento, o público teve acesso a informações sobre os procedimentos para contratação de instrutoria e como será o processo de credenciamento de instrutores que será realizado pelo SESCOOP/BA.  

Em mais essa edição, o evento alcançou o objetivo de alinhar informações que norteiam o Sistema Cooperativista Baiano para que todos atuem de forma integrada em prol do desenvolvimento das cooperativas no estado.

Por Ascom SESCOOP/BA



Contadores das cooperativas baianas têm formação continuada

January 23, 2018 14:16, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

formacont-59

Contribuir para melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas é uma das prioridades do Sistema Cooperativista Baiano e, para isso, a formação continuada é uma das formas mais eficazes. Como desdobramento do último Encontro dos Contadores Cooperativistas, o SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, organizou o Formacont – Formação de Contadores Cooperativistas, que iniciou o primeiro módulo nos dias 18 e 19 de janeiro.

Essa capacitação é voltada para contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia e com o Sistema OCEB.

A abertura do Formacont foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que destacou a grande adesão do público, mais de 50 participantes, e da importância dos contadores desenvolverem um bom trabalho para apresentar de forma qualificada para os associados e também para a sociedade os resultados contábil e financeiro das cooperativas. Depois, ele passou a condução do dia para o instrutor com vasta experiência em contabilidade cooperativista, Dorly Dickel, responsável por ministrar o primeiro módulo da capacitação: “Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis”.

Dorly explicou que o conteúdo desse módulo traria temas atuais sobre contabilidade cooperativista e assuntos que constam nos manuais de contabilidade, tanto os já existentes quanto os em elaboração, do Sistema OCB. Ele avaliou como muito positiva a realização de formação continuada e explicou por que: “Eu sempre digo que a gente não deve fazer formação continuada porque é obrigado a fazer, mas porque é necessária para o profissional se manter no mercado e prestar um bom serviço para seu cliente (cooperativa, associado), principalmente porque tudo isso implica na prestação de contas ao fisco e na entrega de informações úteis para ajudar o gestor na tomada de decisões”.

O contador da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - COOMAP, Diego Araújo, falou sobre a sua expectativa em relação ao Formacont: “espero que o curso atenda a necessidade cotidiana dos contadores, com debates e informações pertinentes ao dia a dia dos contadores de cooperativas, a fim de prestarmos um melhor serviço com relação às especificações do cooperativismo”. Ele também ressaltou que ao participar de formações desse tipo terá mais condição de aperfeiçoar a contabilização, bem como as orientações aos dirigentes para as tomadas de decisões tanto no aspecto tributário quanto operacional, e fazer com que a cooperativa cresça e evite prejuízos fiscais.

Sobre o Formacont

A capacitação acontece em Salvador e está dividida em 5 módulos, com horária de 16 horas cada, totalizando 80 horas. Confira os assuntos e datas de todos os módulos:

- Módulo I: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis (Parte I) - 18 e 19/01

- Módulo II: Legislação Aplicada às Cooperativas - 19 e 20/03

- Módulo III: Tributação aplicada às Cooperativas - 21 e 22/05

- Módulo IV: Obrigações Acessórias - 16 e 17/07

- Módulo V: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis (Parte II) - 20 e 21/09

 

Por Ascom SESCOOP/BA



Ciclo 2018 do Jovemcoop é iniciado na Bahia

January 9, 2018 20:17, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

jovemcoop-ciclo-2018-8

Os municípios baianos de São Sebastião do Passé e Itabuna são os novos a sediar mais um ciclo do Programa Juventude Cooperativista – JovemCoop. As duas turmas de 2018 iniciaram as aulas nos dias 05 e 06 de janeiro com o primeiro módulo dos quinze que compõem esse Programa, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia, em parceria, nesta edição, com as cooperativas: SICREDI REGIÃO SUL DA BAHIA - Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia e COOMAP - Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo.

As boas-vindas aos participantes desse ciclo foram dadas pela diretoria do Sistema OCEB, sendo que em São Sebastião do Passé foi o presidente, Cergio Tecchio, que recepcionou o público, e, em Itabuna, o superintendente, Alberto Batista. Ambos expressaram a satisfação da continuidade do JovemCoop em mais um ano e do quanto esse Programa tem proporcionado educação cooperativista para jovens baianos de diferentes cidades do estado.

JovemCooop 2018

Ao longo da formação, os jovens vivenciarão momentos com aulas teóricas, oficinas, elaboração de projetos e visitas de campo para aprofundar os assuntos tratados durante os módulos do programa, como “Governança cooperativista”, “Autogestão e organização do quadro social”, “Comunicação verbal e escrita”, “Liderança cooperativista”, dentre outros.

Kevin Igor, 18 anos, é um dos participantes do Programa e a expectativa dele é de agregar novos conhecimentos. Ele expressou o seu interesse de no final do ciclo atuar em alguma cooperativa, como a de sua mãe, cooperada da COOMAP, e também destacou que achou muito bom o tema do primeiro módulo e a forma de abordagem da instrutora.

Marília Cavalcante Reis, da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, instrutora do Programa, explicou que “o primeiro módulo foi o de Relações Intra e Interpessoal, cujos temas fazem parte do nosso cotidiano. Foi possível analisar e refletir como interagimos com nós mesmos e com as outras pessoas. Nosso objetivo é fomentar o espírito de cooperação, equipe, socialização, criatividade, respeito às diferenças, o emprego dos talentos pessoais a serviço da comunidade, fortalecendo, assim, as relações cooperativistas e colaborativas”.

JovemCoop 2018 - Itabuna

Sobre o JovemCoop

O JovemCoop é voltado para o público jovem e tem como objetivo formar lideranças cooperativistas para a sustentabilidade das cooperativas, para o fortalecimento da cultura da cooperação e da doutrina cooperativista. Ao participar do programa, o jovem tem a oportunidade de conhecer a doutrina, os valores e os princípios do cooperativismo; compreender o papel que a cooperativa exerce na sociedade, além de identificar e aperfeiçoar suas habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da sociedade cooperativa, além de vivenciar experiências que vão contribuir para o desenvolvimento dele como cidadão.

O Jovemcoop reúne jovens entre 18 e 35 anos, sendo uma média de 30 participantes por turma. Os participantes são: funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados.

As aulas dessa edição serão novamente ministradas pelos associados da COOLIBA e terá a carga horária total de 172h.

Por ASCOM SESCOOP/BA

Fotos: Sistema OCEB e cedidas por Marília Reis



IF Baiano abre inscrições para Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas

January 5, 2018 14:49, by Portal Bahia Cooperativo - 1One comment

imagem-de-veiculacao-curso-ifbaiano

IF Baiano - Campus Serrinha agora tem dois cursos superiores: Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Ciências Biológicas. Inscrições vão de 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano - Campus Serrinha) vai abrir inscrições para os seus dois novos cursos superiores: Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Ciências Biológicas. As inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2018. São 40 vagas anuais para cada curso. Ambos os cursos são presencias e no turno noturno. A inscrição é gratuita e será feita exclusivamente pelo SiSu - Sistema de Seleção Unificada (sisu.mec.gov.br), que considera o desempenho obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem duração mínima de 6 semestres e proporciona formação profissional superior e tecnológica dentro do eixo de Gestão e Negócios. O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de planejar e gerenciar as atividades de cooperativas, além de promover a otimização de recursos organizacionais e o bem-estar social por meio da atuação profissional deste gestor. O egresso deverá ser um profissional com formação humanística, proativo, com visão estratégica, sistêmica e com espírito empreendedor. Deverá ser capaz também de interagir nas especificidades regionais e locais, atuando de forma inovadora e pautada nos princípios de justiça, equidade e ética profissional.

IF BAIANO - O IF Baiano é uma autarquia do Poder Executivo. A finalidade da instituição é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com o objetivo de formar e qualificar cidadãos para a atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, conforme a lei de criação (Lei n.º11.892, de 29 de dezembro de 2008) do instituto.

Atualmente, o IF Baiano consolida-se como Instituição multicampi no Estado e garante a interiorização da educação profissional, sobretudo pela sua inserção em diversos territórios de identidade. O IF Baiano é formado por 01 (uma) Reitoria, sediada em Salvador, e 14 (quatorze) Campi, nos seguintes municípios: Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Governador Mangabeira, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca., Alagoinhas, Serrinha, Itaberaba e Xique-Xique. Possui, também, um campus avançado na cidade de Medeiros Neto.

MAIS INFORMAÇÕES

Comissão de Processo Seletivo dos Cursos Superiores 

Celular institucional: (75) 98301-8269

E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br

 

Release disponibilizado pela Comissão de Processo Seletivo dos Cursos Superiores (editado pelas ASCOM do SESCOOP/BA)