Go to the content
or

Logo noosfero

 Go back to Blog
Full screen

Sicoob Central BA realiza 1º Encontro de Negócios do Ramo Crédito

March 21, 2017 12:21 , by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 8 times

1-encontro-de-negocios-sicoob-central-marco-2017-13

Cerca de 200 representantes das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA se reuniram no 1º Encontro de Negócios do ramo, realizado de 17 a 19 de março. O evento foi promovido pelo Sicoob Central BA com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.

O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, deu as boas-vindas ao público na abertura do evento, ressaltou a parceria com o Bancoob, o Sescoop/BA e demais parceiros para a realização desse momento e convocou todos os presentes para disseminar os conhecimentos adquiridos para as cooperativas, pois, segundo ele, “a capacitação é feita para colher os frutos posteriormente”.

A satisfação de poder participar do Encontro de Negócios foi expressada pelo Presidente da OCEB e do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, durante a sua fala. Ele é defensor do cooperativismo de crédito e destacou a qualidade dos serviços e produtos do Sicoob, que, além de serem voltados para as necessidades do associado e para o desenvolvimento das cooperativas, são importantes para o desenvolvimento da comunidade e para a vida das pessoas, e, por isso, a oportunidade de alcançar resultados melhores na área de vendas. “Eu sou cooperativista e temos que fazer esse sistema crescer”, concluiu.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio de Almada, que apresentou dados sobre o crescimento do Sicoob. “Apesar de 2016 ter sido um ano desafiador para o Brasil nós alcançamos a marca de quase 77 bilhões de reais em ativos, o que nos posiciona na 9ª posição do ranking de bancos do Brasil”, ressaltou.

Ele também abordou sobre Economia Colaborativa, explicando sobre as mudanças tecnológicas ocorridas entre os séculos XX e XXI, as principais características e benefícios das novas tecnologias e das soluções que fazem com que as pessoas colaborem entre si, gerando os efeitos de melhor uso dos recursos do planeta. Em relação ao evento, ele evidenciou ser de fundamental importância. “Está ocorrendo um despertar das cooperativas para atividade comercial, ao invés da cooperativa esperar o cooperado vir na cooperativa, a cooperativa está indo ao encontro do cooperado”, explicou.

Já a outra palestra foi realizada por José Luiz Tejon, reconhecido conferencista da temática superação, e foi marcada por apresentação de exemplos práticos de superação, união, criatividade e de mudança de atitude. Tejon é um grande entusiasta do cooperativismo e expressou em diversos momentos: “Não haverá futuro sem cooperativismo”, “Cooperação é a única via”; além de convidar a todos a usar a hashtag #SouCooperativa.

O segundo dia de evento (18) foi iniciado com a conferência sobre cooperativismo financeiro e Sicoob realizada pelo Diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen. A abordagem foi uma apresentação do cenário financeiro do Brasil e o posicionamento do Sicoob em relação a outros bancos. Para ele, a iniciativa do evento é duplamente importante: “primeiro para que os colegas possam ter acesso e dominar melhor o conjunto das soluções do portfólio comercial do Sistema e, logicamente, como decorrência, poderem oferecer esses mesmos produtos com propriedade para os cooperados”. E essa ação torna-se absolutamente importante, na opinião dele, pois com “a redução da taxa de juros, que vai diminuir a receita com intermediação financeira, receita essa que precisa ser reposta com outras soluções do portfólio comercial”.

E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre os produtos e serviços do portfólio do Sicoob, eles participaram de conferências realizadas por representantes do Bancoob sobre os seguintes temas: cartões, seguro, consórcio e Sipag – Soluções Integradas de Pagamento. A metodologia usada nessa etapa do evento oportunizou que o público trocasse experiências, sanasse dúvidas e conhecesse detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob. Essa percepção foi confirmada por Patrícia Luz, gerente do Ponto de Atendimento de Jequié do Sicoob Coopere, que expressou a alegria de ver o amadurecimento do Sicoob Bahia e o crescimento do portfólio de produtos. Ela afirmou sobre a necessidade de aprimorar a técnica de vendas e que pretende levar o que aprendeu para a equipe que ela lidera: “precisamos fazer com que nossa cooperativa se torne sustentável”.

A programação contou ainda com a realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob e as suas particularidades, proporcionando uma maior integração entre os presentes.

O encerramento do encontro ficou a cargo do palestrante Marcelo Ortega, que fez uma explanação de forma descontraída e interativa. Ele afirmou que no mundo dos negócios “além de fazer, é preciso gostar do que faz", ressaltando que comportamento e atitude são essenciais. Reforçou também sobre a importância de o vendedor ter intimidade com o cliente para oferecer as soluções adequadas para o seu perfil.

Para Josemir Soares, Diretor Operacional do Sicoob Central BA, o evento foi bem aceito pelas cooperativas e a expectativa é que o resultado seja “o aumento de negócios para os nossos associados e, com isso, haverá melhores resultados para a cooperativa, mais sobras [de recursos] para o cooperado e, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade local”. 


Source: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/1o-encontro-de-negocios-do-sicoob-central-ba

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.