Go to the content
or

Logo noosfero

 Go back to Blog
Full screen

Qualificação profissional é prioridade para região Nordeste

May 27, 2015 3:03 , by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 8 times

Intensificar ações de qualificação profissional tanto dos dirigentes e equipes técnicas de unidades estaduais quanto das cooperativas. Esta é a prioridade estratégica deliberada hoje durante o Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB. O evento ocorreu em Salvador (BA) e contou com presenta de lideranças do movimento cooperativista de oito dos nove estados nortistas.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente Renato Nobile, acompanhados da gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, além de outros gestores da unidade nacional também participaram das discussões.

Segundo o presidente anfitrião, Cergio Tecchio, receber os estados na Bahia foi uma oportunidade única para trocar experiências e evidenciar a força do cooperativismo nordestino. “Contar com o know how dos demais dirigentes do Nordeste é fundamental para fortalecermos nossa atuação sistêmica. Fico muito contente de ver tanta gente especializada discutindo o nosso movimento, em âmbito regionalizado”, declara o presidente do Sistema OCEB.

O presidente do Sistema do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, comentou que e participação de oito das nove unidades da região Nordeste é um sinal claro de que o movimento está maduro.

“Se comparamos a primeira edição, realizada em 2013, com esta, veremos o quanto já avançamos. É claro que ainda temos muitos outros desafios, mas, juntos, poderemos realizar ações sistêmicas de forma a supera-los com mais eficiência”, avalia Nicédio, que também é representante da região Nordeste na diretoria da OCB.

QUALIFICAÇÃO – Tanto Cergio Tecchio quanto João Nicédio afirmaram que ações de qualificação profissional, direcionadas aos dirigentes e equipes técnicas de unidades estaduais do Nordeste e cooperativas são a prioridade para os próximos meses. A ideia é que, com o aperfeiçoamento de quem atua diariamente com o negócio cooperativo possa encontrar mecanismos mais eficientes e ágeis nos processos e, com isso, gerar economia e aumentando a competitividade.

BANCO DO NORDESTE – Ontem, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, acompanhado pelos dirigentes da região tiveram uma reunião com representantes do Banco do Nordeste: Stelio Gama Lyra Junior e Carlos Alberto Pinto Barreto. O objetivo foi iniciar um processo de reaproximação do movimento cooperativista com o banco de fomento. Durante o encontro, cada presidente de unidade estadual comentou um pouco sobre as dificuldades enfrentadas por suas cooperativas no que tange o acesso a linhas de financiamento.

João Nicédio destacou a evolução que o cooperativismo vem obtendo ao longo dos últimos anos, especialmente com a criação do Sescoop, bem como o seu esforço para fortalecer a gestão, executando programas como PAGC, PDGC e GDA.

O presidente Márcio Freitas, por sua vez mencionou o relacionamento do Sistema OCB com instituições como o Banco Central e o BNDES e como essa aproximação vem colaborando com o desenvolvimento das cooperativas. Ressaltou ainda a existência de acordos de cooperação com essas duas entidades, o que facilita a troca de informações e a execução de ações conjuntas. Por fim, o líder cooperativista colocou o Sistema OCB à disposição do Banco do Nordeste para que se avance no processo de elaboração um acordo com a instituição.

Como resultado do encontro, o grupo definiu os seguintes encaminhamentos: realizar uma reunião com o presidente do Banco do Nordeste para a definição de diretrizes de atuação conjunta e organizar um evento com técnicos e gerentes da Instituição Financeira para detalhar o atual cenário do cooperativismo na região, ferramentas e programas do Sistema.

(Fonte: OCB)


Source: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/qualificacao-profissional-e-prioridade-para-regiao-nordeste

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.