Go to the content
or

Logo noosfero

 Go back to Blog
Full screen

Cooperativismo baiano busca experiência no Canadá

March 25, 2014 3:00 , by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 6 times
O Canadá é um dos países onde o cooperativismo de crédito é considerado dos mais avançados do mundo. Com participação no mercado financeiro de 10,5%, compreende dois grandes sistemas: o DesJardin (Québec),que é a 6ª maior instituição financeira do país; e o Crédit Union Central of Canada (sediado em Toronto). No Québec, um dos mais importantes estados do país, o DesJardins tem penetração de 73% da população (6 milhões de cooperados), de acordo com dados estatísticos oficiais. Por esses motivos o cooperativismo canadense foi escolhido como destino da comitiva de dirigentes liderada pela OCB para um intercâmbio entre os dias 22 e 30 de março. O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, é um dos participantes da viagem, que tem como objetivo conhecer de perto as experiências do cooperativismo de crédito naquele país.

O roteiro da viagem inclui visitas técnicas aos dois principais sistemas de cooperativas de crédito do país. Os visitantes conhecerão também a casa histórica de Alphonse-DesJardins, o precursor do cooperativismo de crédito nas Américas e pioneiro na fundação da cooperativa que serviu de modelo para o surgimento de muitas outras.

Devido à importância estratégica do cooperativismo de crédito canadense no fomento aos pequenos negócios e no desenvolvimento local, similar à realidade brasileira, a visita técnica poderá gerar enorme aprendizado e benefícios para o cooperativismo baiano, de acordo com Cergio Tecchio. Governança, regulação e profissionalização da gestão também são outros aspectos do modelo canadense que serão atentamente observados pela comitiva brasileira.


Source: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/cooperativismo-baiano-busca-experiencia-canada

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.