Go to the content
or

Logo noosfero

 Go back to Blog
Full screen

Cooperativas discutem política estadual de apoio ao Cooperativismo em evento promovido pelo Sescoop/BA

October 7, 2011 0:00 , by Colivre.net - 33 comments | No one following this article yet.
Viewed 22 times
Diversas cooperativas baianas se reuniram na última sexta-feira, 07 de outubro, para discutir a Lei Estadual do Cooperativismo Baiano e o Decreto que a regulamenta, durante o III Encontro Estadual dos Ramos do Sistema Cooperativo Baiano. “É a nossa missão fazer o Decreto funcionar. As idéias que sairão daqui hoje serão levadas ao governo com este objetivo”, destacou o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, Cergio Tecchio, na abertura do evento.

Segundo o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Nilton Vasconcelos, o estado ainda está pouco instrumentalizado de profissionais que entendam a atividade cooperativista. “Com a criação do Conselho Estadual do Cooperativismo abrimos um espaço de interação entre o governo e as cooperativas. Precisamos avançar no desenvolvimento da cultura cooperativista e isso acontecerá através da educação. Nossa próxima missão é estruturar o cooperativismo no estado”, destacou Vasconcelos.

Para o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, a sinergia que a OCEB e o Sescoop/BA possuem com as secretarias do governo é uma oportunidade para dar eficácia operacional à lei. “Enquanto OCB temos que irradiar esse exemplo para os outros estados”, destacou Nobile.

Representantes de diversas secretarias do governo estadual apresentaram ações que já estão sendo desenvolvidas com o intuito de alavancar o cooperativismo no estado baiano. Segundo Tiago Filgueiras, representante da Casa Civil, o governo do estado tem papel importante no desenvolvimento das cooperativas através da compra de produtos alimentícios direcionados à merenda escolar. “Nossa prioridade de atendimento são as cooperativas porque sabemos que por trás delas existem milhares de famílias”, ressaltou.

Após as apresentações das secretarias, os gestores das cooperativas reuniram-se em grupo, de acordo com o ramo de atuação, com o objetivo de propor ações ao governo que incentivem o desenvolvimento do cooperativismo no estado.

O Encontro contou com a participação de representantes da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Secretaria da Educação (SEC BA), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e Casa Civil.

O evento foi realizado pelo SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.


Source: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticia.php?id=15

33 comments

Post a comment
Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.