Go to the content
or

Logo noosfero

 Go back to Blog
Full screen

Contadores de cooperativas da Bahia participam de Encontro promovido pelo Sescoop/BA

May 21, 2013 0:00 , by Colivre.net - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 23 times

Profissionais de contabilidade de diversas cooperativas do Estado participaram nos dias 17 e 18 de maio do II Encontro de Contabilidade Cooperativista da Bahia, realizado pelo Sescoop/BA no Hotel Sotero, em Salvador. Os objetivos do evento foram a troca de informações, a atualização e o esclarecimento de dúvidas relativas às áreas contábil, tributária e sindical das cooperativas.


No primeiro dia do evento, o presidente da OCEB e do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, conduziu uma oficina de nivelamento de procedimentos, dividindo a turma em grupos formados por contadores dos sete ramos representados no evento: “vamos reunir por ramo e levantar os questionamentos comuns - principalmente sobre o recolhimento dos tributos - e discutir os procedimentos a serem adotados por cada cooperativa. Precisamos nivelar os procedimentos”, ressaltou o presidente. Seguindo a programação, no segundo dia aconteceu um curso de Tributação das Sociedades Cooperativistas, tendo como facilitador Dorly Dickel, profissional com grande experiência em consultoria contábil em cooperativas.


Para André de Oliveira contador da Cooperfarms, cooperativa agropecuária em Luis Eduardo Magalhães, o Encontro possibilitou conhecer as soluções adotadas pelos outros, agregar informações e acumular experiências. “A metodologia de debate em grupo utilizada, proporcionou ainda mais essa comunicação entre os contadores das cooperativas, compensando a ausência do palestrante programado inicialmente. Sugiro um próximo com foco em PIS e Cofins, pois ainda ficaram dúvidas”. A opinião foi compartilhada por Joelita Varela contadora da COOMPI, cooperativa de pesca de Itacaré: “consegui atualizar meus conhecimentos e informações. O Dorly foi bastante claro, tirando quase todas as nossas dúvidas. Só achei que a carga horária poderia ter sido maior, para tirar dúvidas também do DIPJ. Mas, o saldo foi bastante positivo. Tenho bastante interesse em participar dos próximos”, relatou.


Source: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticia.php?id=150

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.