Go to the content
or
 Go back to RedeMoinho -...
Full screen Suggest an article

Começa I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia

March 25, 2014 23:38 , by Bruna Couto Rocha - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 148 times

Teve início, na noite desta terça-feira (25.03), a I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia, em Conceição do Coité. Neste primeiro dia, foram realizadas as inscrições, e depois do jantar, foi realizada a mesa de abertura, com a presença de algumas entidades como a Cáritas Brasileira e a Articulação Nacional de Agroecologia. 

Amanhã, a partir das 5 horas da manhã, as caravanas se dividirão entre as três rotas.

 

A rota verde compreenderá a região entre Serrinha e Valente, onde o há uma transição avançada de diversas propriedades para as práticas agroecológicas, além do fortalecimento da agricultura a partir de sementes crioulas.

 

Na rota vermelha, que ocorrerá na região que abrange os municípios de Monte Santo e Cansanção, serão discutidos os conflitos fundiários que têm causado grande derramamento de sangue, sobretudo dos pequenos agricultores. A ideia é discutir alternativas para o fortalecimento da organização dos e das agricultoras, no intuito de defender o direito à terra.

 

A rota lilás, cujo percurso se dará entre as cidades de Jacobina e Quixabeira, terá foco no desenvolvimento da agroecologia a partir do trabalho das mulheres. As feiras agroecológicas realizadas pelas agricultoras tem sido um destaque no fomento da Economia Solidária na região e a Caravana irá proporcionar a socialização das experiências, com o objetivo de aquecer a comercialização do que é produzido localmente além de discutir os problemas de gênero enfrentados pelas mulheres.

 

As rotas acontecerão durante todo o dia de 26 de março e no dia 27, acontecerá a Plenária final com um ato político de encerramento, que provavelmente, será uma caminhada em Conceição do Coité.


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.