Go to the content
or
 Go back to RedeMoinho -...
Full screen Suggest an article

Caravana Agroecológica inspira integrantes da RedeMoinho

March 29, 2014 20:06 , by Bruna Couto Rocha - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 141 times

Cooperados e Cooperadas associadas à RedeMoinho vivenciaram, no último dia 24 de março, múltiplas experiências na I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia. Desde a produção de tecnologias recicláveis para a agricultura familiar até a discussão sobre conflitos fundiários, o intercâmbio entre os e as participantes da caravana e os e as agricultoras que a receberam, gerou muitas possibilidades de articulação e fortalecimento da agroecologia no estado da Bahia.

 

A caravana se dividiu em três rotas: verde, vermelha e lilás.

 

A rota verde ocorreu na região entre Serrinha e Valente, onde o há uma transição avançada de diversas propriedades para as práticas agroecológicas, além do fortalecimento da agricultura a partir de sementes crioulas.

 

Para D. Maria dos Santos, da cidade de Jabuticaba, representante da Coopes, "esses encontros são uma alegria, porque a gente aprende, ensina e troca muita experiêcia".

 

Na rota vermelha, que aconteceu nos municípios de Monte Santo e Cansanção, foram discutidos os conflitos fundiários e também alternativas para o fortalecimento da agricultura familiar.

 

"Foi uma novidade pra mim. Aprendi muita coisa e vou colocar em prática, sobretudo a experiencia que vi em Cansanção, na comunidade de Nova Vida: um sistema de irrigação subterrâneo feito com garrafas pet", afirmou Maria Gilvaneide, da cidade de Jacobina, representante da Cofasp.

 

A rota lilás, cujo percurso se deu entre as cidades de Jacobina e Quixabeira, focou no desenvolvimento da Economia Solidária a partir do trabalho das mulheres. 

 

"O que mais me marcou foi a diferença de atitude: pessoas que lidam com muito mais dificuldades, pois tem escassez de água, conseguem fazer tanta coisa, desenvolver tecnologia e se reinventar", destacou Socorro Maria, do Coqueiro de Monte Gordo, representante da Coopermonte.

 

A Slowfood Salvador e a Fundação Terra Mirim também participaram da Caravana através da RedeMoinho. Outras entidades e organizações parceras também participaram da vivência. As experiências serão socializadas com o conjunto da Rede na próxima reunião geral. 

 

Confira as fotos na fanpage da RedeMoinho.

 


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.