Diretoria da OCEB é recebida em audiência pelo governador da Bahia
October 11, 2011 3:00 - One commentO Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/BA), Cergio Tecchio, foi recebido em audiência pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, onde tratou de assuntos relacionados ao cooperativismo no Estado. A audiência ocorreu no gabinete do governador, no dia 11 de outubro, e contou com a presença da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, do vice-presidente da OCEB, Paulo Colavolpe, e do diretor secretário da OCEB, Roberto Viana.
âA principal missão do sistema OCEB e Sescoop/BA é a defesa dos princÃpios e valores da doutrina cooperativista, através do desenvolvimento de ações que façam o cooperativismo ocupar espaço nos diferentes setores da economiaâ, disse Tecchio no inÃcio de sua apresentação. Na oportunidade, ele agradeceu o apoio do governador na promulgação da Lei Estadual do Cooperativismo e na emissão do Decreto que regulamenta as ações do estado em relação ao cooperativismo baiano. Tecchio apresentou ainda, as ações que vem sendo desenvolvidas junto à sociedade através da formação de professores, jovens, dirigentes e colaboradores do cooperativismo na Bahia.
Durante o encontro, Tecchio propôs uma série de ações para 2012 â ano decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional do Cooperativismo - a serem desenvolvidas em parceria com o governo do estado, com o objetivo de divulgar o cooperativismo na Bahia. âO governador viu a proposta de desenvolver ações em 2012 com bons olhos, e confirmou a possibilidade de colocá-las em práticaâ, declarou o presidente da OCEB após a audiência.
A necessidade de buscar incentivos federais para o desenvolvimento do cooperativismo na Bahia e no Nordeste, através de linhas de crédito especÃficas para o sistema cooperativista nos bancos BNDES e Banco do Nordeste foi assunto de destaque na audiência.
O apoio a agroindústria através do cooperativismo; a não discriminação das cooperativas nas licitações; o estÃmulo da exportação via cooperativas com apoio em linhas de crédito e infra-estrutura; e o aumento da produção leiteira através de cooperativas foram outros temas abordados.
Segundo Roberto Viana, o governador mostrou bastante conhecimento sobre várias cooperativas que atuam no estado. âEle sugeriu nossa participação na formatação de projetos que tenham o objetivo de agregar valor à s atividades das cooperativas e de seus associados, impulsionando o crescimento do cooperativismo e do estadoâ, declarou Viana.
O reconhecimento do cooperativismo como categoria econômica pelo governo federal e a sua estruturação sindical organizada em sindicato, federação e confederação sindical foram apresentadas a Jaques Wagner como importantes conquistas do cooperativismo.
Para Paulo Colavolpe, o interesse do governador em conhecer as necessidades do cooperativismo no estado é bastante positivo. âA aproximação da gestão da OCEB/Sescoop-BA com os órgãos governamentais vão trazer grandes benefÃcios ao Cooperativismo Baianoâ, completa.
Diretoria da OCEB é recebida em audiência pelo governador da Bahia
October 11, 2011 0:00 - 3 commentsO Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/BA), Cergio Tecchio, foi recebido em audiência pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, onde tratou de assuntos relacionados ao cooperativismo no Estado. A audiência ocorreu no gabinete do governador, no dia 11 de outubro, e contou com a presença da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, do vice-presidente da OCEB, Paulo Colavolpe, e do diretor secretário da OCEB, Roberto Viana.
A principal missão do sistema OCEB e Sescoop/BA é a defesa dos princípios e valores da doutrina cooperativista, através do desenvolvimento de ações que façam o cooperativismo ocupar espaço nos diferentes setores da economia, disse Tecchio no início de sua apresentação. Na oportunidade, ele agradeceu o apoio do governador na promulgação da Lei Estadual do Cooperativismo e na emissão do Decreto que regulamenta as ações do estado em relação ao cooperativismo baiano. Tecchio apresentou ainda, as ações que vem sendo desenvolvidas junto à sociedade através da formação de professores, jovens, dirigentes e colaboradores do cooperativismo na Bahia.
Durante o encontro, Tecchio propôs uma série de ações para 2012 ano decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional do Cooperativismo - a serem desenvolvidas em parceria com o governo do estado, com o objetivo de divulgar o cooperativismo na Bahia. O governador viu a proposta de desenvolver ações em 2012 com bons olhos, e confirmou a possibilidade de colocá-las em prática, declarou o presidente da OCEB após a audiência.
A necessidade de buscar incentivos federais para o desenvolvimento do cooperativismo na Bahia e no Nordeste, através de linhas de crédito específicas para o sistema cooperativista nos bancos BNDES e Banco do Nordeste foi assunto de destaque na audiência.
O apoio a agroindústria através do cooperativismo; a não discriminação das cooperativas nas licitações; o estímulo da exportação via cooperativas com apoio em linhas de crédito e infra-estrutura; e o aumento da produção leiteira através de cooperativas foram outros temas abordados.
Segundo Roberto Viana, o governador mostrou bastante conhecimento sobre várias cooperativas que atuam no estado. Ele sugeriu nossa participação na formatação de projetos que tenham o objetivo de agregar valor às atividades das cooperativas e de seus associados, impulsionando o crescimento do cooperativismo e do estado, declarou Viana.
O reconhecimento do cooperativismo como categoria econômica pelo governo federal e a sua estruturação sindical organizada em sindicato, federação e confederação sindical foram apresentadas a Jaques Wagner como importantes conquistas do cooperativismo.
Para Paulo Colavolpe, o interesse do governador em conhecer as necessidades do cooperativismo no estado é bastante positivo. A aproximação da gestão da OCEB/Sescoop-BA com os órgãos governamentais vão trazer grandes benefícios ao Cooperativismo Baiano, completa.
Comissão de Contabilidade para as Cooperativas é oficializada pela CRC/BA
October 7, 2011 3:00 - 2 commentsO Sistema Cooperativo Baiano vem conquistando importantes espaços que impulsionarão o seu crescimento no cenário nacional. A oficialização da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas, realizada no dia 07 de outubro, é um reflexo do planejamento estratégico do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia â OCEB, que vem buscando, junto aos órgãos representativos de classe, estabelecer parcerias para o desenvolvimento do cooperativismo.
A constituição da comissão foi fruto da parceria entre a OCEB e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC/BA) com o objetivo de tratar da organização e discussão de eventos relacionados à contabilidade de cooperativas. O vice-presidente da Câmara Técnica do CRC/BA, contador Wellington Cruz, e a presidente do CRC/BA, contadora Maria Constança Carneiro Galvão, apoiaram a formalização da Comissão que ocorreu através da Portaria CRC/BA nº135/2011. Os integrantes da comissão tomarão posse na primeira reunião do colegiado.
Fazem parte dos objetivos da Comissão: desenvolver atividades que disseminem a produção do conhecimento com o intuito de fomentar melhores práticas de reconhecimento, mensuração e evidenciação das ações relacionadas às cooperativas; propor ações que busquem melhorar os instrumentos regulatórios e normas contábeis relacionadas ao seguimento.
Para o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, esta é mais uma conquista do cooperativismo baiano em busca de sua profissionalização e espaço na sociedade para seu desenvolvimento. âTemos muitas dificuldades em encontrar profissionais na área contábil que conheça as normas que regem o cooperativismo. Esperamos com este trabalho avançar para a formação de profissionais que supram a necessidade do sistema cooperativo no estadoâ, declara Tecchio.
A Comissão será composta pelos contadores: Alexsandro do Carmo Silva, Presidente da Comissão; Rogério Nogueira da Silva; Bernardo Nascimento dos Santos; Geovani Silva de Carvalho; Livia Conceição da Silva e Valmir Lima Silva.
Segundo Alexsandro do Carmo Silva, a formação deste colegiado é uma grande oportunidade para se debater as ações educacionais que serão colocadas em prática visando à capacitação dos profissionais de contabilidade a atuarem nas cooperativas.
Com a citada Portaria, o CRC/BA objetiva discutir a contabilidade de forma relacionada com as Normas Brasileiras de Contabilidade; promover a interação entre as Instituições e o CFC/CRCBA para formar profissionais conscientes dos seus desafios enquanto agentes de transformação no cenário econômico brasileiro desenvolvido pelas cooperativas, inclusive, em consonância com o que prever a Constituição Federal do Brasil que incentiva o desenvolvimento das cooperativas.