Sistema OCEB reúne profissionais para alinhar informações sobre o cooperativismo baiano
January 31, 2018 12:05 - 5 commentsO Sistema OCEB dissemina os valores do cooperativismo e contribui para o desenvolvimento das cooperativas baianas e, para isso, alinhar informações relacionadas ao Sistema Cooperativista com seus públicos de interesse é fundamental. Essa prática se repete, anualmente, tanto em eventos estratégicos, que reúnem dirigentes de cooperativas baianas, conselheiros, gestores e colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA, quanto em encontros com profissionais que atuam junto às cooperativas do estado.
Pelo 3º ano consecutivo, o Sistema OCEB realizou no dia 29 de janeiro, o Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano. O evento foi sediado em Salvador e, durante a abertura, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, falou para os participantes sobre a importância deles ao serem porta-vozes do cooperativismo quando realizam seus trabalhos, seja de instrutoria, assessoria e/ou capacitação. “Apesar das particularidades de cada área, atuamos em uma causa única, pois o cooperativismo nos une... SomosCoop”, ressaltou.
O público teve a oportunidade de conhecer o balanço das ações do SESCOOP/BA de 2017 e o que está planejado para este ano em diferentes áreas e vertentes para atender as demandas de conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas. Essa apresentação oferece um panorama dos serviços que o SESCOOP/BA pretende requisitar para atender as necessidades das cooperativas baianas.
Uma das participantes foi Marília Falcão, que trabalha em uma empresa que já prestou serviços para o SESCOOP/BA em diferentes áreas, como planejamento, marketing, vendas, empreendedorismo, cooperativismo, relacionamento interpessoal, etc. Ela destacou que a realização do alinhamento é importante “porque há uma transparência da realização de todas as ações que foram feitas no ano anterior e o planejamento para o ano seguinte, e, além disso, dá uma sensação de participação muito grande porque a gente contribui com algumas sugestões e elas são analisadas e, se for o caso, implementadas”.
Já para José Mário Araújo, profissional que realiza treinamentos há alguns anos para cooperativas baianas nas áreas de coaching, gestão, negociação, comunicação e planejamento estratégico, esse encontro é um diferencial e conclui: “o sucesso do sistema cooperativista na Bahia vem muito desse tipo de iniciativa inovadora”.
Durante o evento, o público teve acesso a informações sobre os procedimentos para contratação de instrutoria e como será o processo de credenciamento de instrutores que será realizado pelo SESCOOP/BA.
Em mais essa edição, o evento alcançou o objetivo de alinhar informações que norteiam o Sistema Cooperativista Baiano para que todos atuem de forma integrada em prol do desenvolvimento das cooperativas no estado.
Por Ascom SESCOOP/BA
Contadores das cooperativas baianas têm formação continuada
January 23, 2018 14:16 - 2 commentsContribuir para melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas é uma das prioridades do Sistema Cooperativista Baiano e, para isso, a formação continuada é uma das formas mais eficazes. Como desdobramento do último Encontro dos Contadores Cooperativistas, o SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, organizou o Formacont – Formação de Contadores Cooperativistas, que iniciou o primeiro módulo nos dias 18 e 19 de janeiro.
Essa capacitação é voltada para contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia e com o Sistema OCEB.
A abertura do Formacont foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que destacou a grande adesão do público, mais de 50 participantes, e da importância dos contadores desenvolverem um bom trabalho para apresentar de forma qualificada para os associados e também para a sociedade os resultados contábil e financeiro das cooperativas. Depois, ele passou a condução do dia para o instrutor com vasta experiência em contabilidade cooperativista, Dorly Dickel, responsável por ministrar o primeiro módulo da capacitação: “Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis”.
Dorly explicou que o conteúdo desse módulo traria temas atuais sobre contabilidade cooperativista e assuntos que constam nos manuais de contabilidade, tanto os já existentes quanto os em elaboração, do Sistema OCB. Ele avaliou como muito positiva a realização de formação continuada e explicou por que: “Eu sempre digo que a gente não deve fazer formação continuada porque é obrigado a fazer, mas porque é necessária para o profissional se manter no mercado e prestar um bom serviço para seu cliente (cooperativa, associado), principalmente porque tudo isso implica na prestação de contas ao fisco e na entrega de informações úteis para ajudar o gestor na tomada de decisões”.
O contador da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - COOMAP, Diego Araújo, falou sobre a sua expectativa em relação ao Formacont: “espero que o curso atenda a necessidade cotidiana dos contadores, com debates e informações pertinentes ao dia a dia dos contadores de cooperativas, a fim de prestarmos um melhor serviço com relação às especificações do cooperativismo”. Ele também ressaltou que ao participar de formações desse tipo terá mais condição de aperfeiçoar a contabilização, bem como as orientações aos dirigentes para as tomadas de decisões tanto no aspecto tributário quanto operacional, e fazer com que a cooperativa cresça e evite prejuízos fiscais.
Sobre o Formacont
A capacitação acontece em Salvador e está dividida em 5 módulos, com horária de 16 horas cada, totalizando 80 horas. Confira os assuntos e datas de todos os módulos:
- Módulo I: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis (Parte I) - 18 e 19/01
- Módulo II: Legislação Aplicada às Cooperativas - 19 e 20/03
- Módulo III: Tributação aplicada às Cooperativas - 21 e 22/05
- Módulo IV: Obrigações Acessórias - 16 e 17/07
- Módulo V: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis (Parte II) - 20 e 21/09
Por Ascom SESCOOP/BA
Ciclo 2018 do Jovemcoop é iniciado na Bahia
January 9, 2018 20:17 - 2 commentsOs municípios baianos de São Sebastião do Passé e Itabuna são os novos a sediar mais um ciclo do Programa Juventude Cooperativista – JovemCoop. As duas turmas de 2018 iniciaram as aulas nos dias 05 e 06 de janeiro com o primeiro módulo dos quinze que compõem esse Programa, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia, em parceria, nesta edição, com as cooperativas: SICREDI REGIÃO SUL DA BAHIA - Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia e COOMAP - Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo.
As boas-vindas aos participantes desse ciclo foram dadas pela diretoria do Sistema OCEB, sendo que em São Sebastião do Passé foi o presidente, Cergio Tecchio, que recepcionou o público, e, em Itabuna, o superintendente, Alberto Batista. Ambos expressaram a satisfação da continuidade do JovemCoop em mais um ano e do quanto esse Programa tem proporcionado educação cooperativista para jovens baianos de diferentes cidades do estado.
Ao longo da formação, os jovens vivenciarão momentos com aulas teóricas, oficinas, elaboração de projetos e visitas de campo para aprofundar os assuntos tratados durante os módulos do programa, como “Governança cooperativista”, “Autogestão e organização do quadro social”, “Comunicação verbal e escrita”, “Liderança cooperativista”, dentre outros.
Kevin Igor, 18 anos, é um dos participantes do Programa e a expectativa dele é de agregar novos conhecimentos. Ele expressou o seu interesse de no final do ciclo atuar em alguma cooperativa, como a de sua mãe, cooperada da COOMAP, e também destacou que achou muito bom o tema do primeiro módulo e a forma de abordagem da instrutora.
Marília Cavalcante Reis, da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, instrutora do Programa, explicou que “o primeiro módulo foi o de Relações Intra e Interpessoal, cujos temas fazem parte do nosso cotidiano. Foi possível analisar e refletir como interagimos com nós mesmos e com as outras pessoas. Nosso objetivo é fomentar o espírito de cooperação, equipe, socialização, criatividade, respeito às diferenças, o emprego dos talentos pessoais a serviço da comunidade, fortalecendo, assim, as relações cooperativistas e colaborativas”.
Sobre o JovemCoop
O JovemCoop é voltado para o público jovem e tem como objetivo formar lideranças cooperativistas para a sustentabilidade das cooperativas, para o fortalecimento da cultura da cooperação e da doutrina cooperativista. Ao participar do programa, o jovem tem a oportunidade de conhecer a doutrina, os valores e os princípios do cooperativismo; compreender o papel que a cooperativa exerce na sociedade, além de identificar e aperfeiçoar suas habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da sociedade cooperativa, além de vivenciar experiências que vão contribuir para o desenvolvimento dele como cidadão.
O Jovemcoop reúne jovens entre 18 e 35 anos, sendo uma média de 30 participantes por turma. Os participantes são: funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados.
As aulas dessa edição serão novamente ministradas pelos associados da COOLIBA e terá a carga horária total de 172h.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Fotos: Sistema OCEB e cedidas por Marília Reis
IF Baiano abre inscrições para Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas
January 5, 2018 14:49 - 2 commentsIF Baiano - Campus Serrinha agora tem dois cursos superiores: Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Ciências Biológicas. Inscrições vão de 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano - Campus Serrinha) vai abrir inscrições para os seus dois novos cursos superiores: Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Ciências Biológicas. As inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2018. São 40 vagas anuais para cada curso. Ambos os cursos são presencias e no turno noturno. A inscrição é gratuita e será feita exclusivamente pelo SiSu - Sistema de Seleção Unificada (sisu.mec.gov.br), que considera o desempenho obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem duração mínima de 6 semestres e proporciona formação profissional superior e tecnológica dentro do eixo de Gestão e Negócios. O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de planejar e gerenciar as atividades de cooperativas, além de promover a otimização de recursos organizacionais e o bem-estar social por meio da atuação profissional deste gestor. O egresso deverá ser um profissional com formação humanística, proativo, com visão estratégica, sistêmica e com espírito empreendedor. Deverá ser capaz também de interagir nas especificidades regionais e locais, atuando de forma inovadora e pautada nos princípios de justiça, equidade e ética profissional.
IF BAIANO - O IF Baiano é uma autarquia do Poder Executivo. A finalidade da instituição é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com o objetivo de formar e qualificar cidadãos para a atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, conforme a lei de criação (Lei n.º11.892, de 29 de dezembro de 2008) do instituto.
Atualmente, o IF Baiano consolida-se como Instituição multicampi no Estado e garante a interiorização da educação profissional, sobretudo pela sua inserção em diversos territórios de identidade. O IF Baiano é formado por 01 (uma) Reitoria, sediada em Salvador, e 14 (quatorze) Campi, nos seguintes municípios: Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Governador Mangabeira, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca., Alagoinhas, Serrinha, Itaberaba e Xique-Xique. Possui, também, um campus avançado na cidade de Medeiros Neto.
MAIS INFORMAÇÕES
Comissão de Processo Seletivo dos Cursos Superiores
Celular institucional: (75) 98301-8269
E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br
Release disponibilizado pela Comissão de Processo Seletivo dos Cursos Superiores (editado pelas ASCOM do SESCOOP/BA)