Go to the content
or

Logo noosfero

 Go back to Blog
Full screen

Fórum reuniu cooperativas agropecuárias da Bahia

May 16, 2017 20:00 , by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 10 times

forum-das-cooperativas-do-agronecio-da-bahia-33

O Fórum Baiano das Cooperativas do Agronegócio, realizado nos dias 11 e 12 de maio, na sede da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, em Vitória da Conquista, reuniu 23 representantes de 5 cooperativas da Bahia. O evento foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB. 

A abertura foi realizada pelo Diretor do Ramo Agropecuário na OCEB, Carlos Meurer, que abordou sobre os objetivos e oportunidades que este Fórum traz para as cooperativas participantes. Ele destacou que o Fórum foi resultado da vontade demonstrada pelas cooperativas do ramo do agronegócio, depois de terem participado da Missão de Prospecção de Negócios na França e Alemanha, de se unirem para buscar maior integração e comunicação para fazer frente aos desafios do setor. 

Dando continuidade, o presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, falou sobre importância das cooperativas se organizarem por segmento, além de participarem do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC para promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Ele destacou ainda sobre a necessidade das cooperativas buscarem constantemente a intercooperação para ampliar o acesso ao mercado baiano e se aproximarem, cada vez mais, dos seus cooperados, integrando-os à gestão.

Para abordar sobre os benefícios do PDGC, a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, apresentou as melhorias que ocorreram na Cooperativa, após aderirem ao Programa, e incentivou a ampla participação das cooperativas para alcançar qualidade na gestão e o aumento da competitividade. 

Já para falar sobre a experiência do Fórum dos Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio do Estado do Mato Grosso, foi convidado o consultor Antônio Augusto Ribeiro que explicou sobre os propósitos do Fórum, os pontos positivos e as lições aprendidas na experiência do Mato Grosso. Abordou, também, que o Fórum permite criar uma rede de negócios para identificar as possibilidades das cooperativas operarem entre si, proporcionando um crescimento da cooperação, que é tendência das grandes regiões produtoras do mundo.

O último momento do evento foi dedicado a debates sobre o Fórum baiano e quais serão os próximos passos, desde a realização de projetos, tanto na união de ações das cooperativas, como na verticalização por meio da industrialização de determinada produção primária. Carlos Meurer confirmou que há “um longo caminho para trilhar, mas caminhando unidos vamos fazer a diferença no nosso sucesso”.

O próximo encontro do Fórum foi marcado para final de agosto com projeção de ações mais concretas. 

Confira algumas fotos:


Source: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/forum-reuniu-cooperativas-agropecuarias-bahia

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.