Go to the content
or

Logo noosfero

 Go back to Blog
Full screen

Direcoop reúne cooperativas baianas para debater gestão

July 17, 2017 19:54 , by Portal Bahia Cooperativo - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed one time

direcoop-luis-eduardo-magalhaes-2017-2

O oeste baiano abriga cooperativas de diferentes ramos, as quais têm contribuído para o desenvolvimento socioeconômico dessa região do país, com oferta de produtos e serviços de qualidade e competitivos. Presidentes, dirigentes e gestores dessas cooperativas se reuniram na última sexta-feira, dia 14, em Luís Eduardo Magalhães, para participar do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop.

Conselheiros do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, juntamente com o superintendente do Sistema OCEB, deram boas-vindas ao público. Todos agradeceram a presença dos participantes e destacaram a importância do Direcoop por oportunizar a troca de ideias e o fortalecimento da intercooperação.

O evento debateu sobre os cenários e perspectivas da gestão, cuja reflexão foi conduzida por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Ele apresentou informações sobre os cenários político, econômico e social, tanto no âmbito nacional quanto mundial, e o impacto dessas diferentes realidades na dinâmica das organizações. Explanou também sobre as cobranças atuais do mercado, o que está na nova agenda empresarial, além de falar sobre a importância das cooperativas realizarem os seus planejamentos estratégicos, bem como os elementos basilares para garantir uma boa gestão e governança dessas sociedades. Jairo mostrou-se entusiasmado com a abertura do ciclo do Direcoop e destacou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC como um programa bem fundamentado para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista.

Para Sônia Sabino, uma das representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste no evento, a palestra foi de um aprendizado ímpar, pois a abordagem sobre os cenários internos e externos a fez refletir sobre o modelo de gestão da cooperativa e a necessidade de um trabalho coletivo para melhorar a governança e aumentar a competitividade, tendo o planejamento como ponto de partida.

Durante o evento, também foram apresentadas as ações que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas das cooperativas baianas, como, por exemplo, a promoção de diversas capacitações e a defesa do cooperativismo junto ao Estado, e os resultados já alcançados. O espaço oportunizou que os gestores trocassem informações sobre as iniciativas, como as de promoção social. O presidente da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, Davi Schmidt, convidou as cooperativas presentes a se juntarem a eles para a realização do Dia de Cooperar, em Barreiras. Além disso, o público pode apontar pleitos para compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA do próximo ano.

O diretor executivo da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - Cooperfarms e conselheiro do ramo agropecuário na OCEB, Carlos Meurer, ressaltou que a descentralização das ações do Sistema OCEB está fazendo a diferença na atual gestão, com o trabalho representativo e comprometido do grupo de conselheiros da OCEB e do SESCOOP/BA.

Esse ciclo de encontros, que acontece pelo quarto ano consecutivo, é regionalizado afim de possibilita maior aproximação do Sistema OCEB com as cooperativas e contribuir para o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano. O próximo evento acontecerá, em Salvador, no dia 21 de julho.  

Acompanhe mais informações sobre o Direcoop neste portal: http://www.bahiacooperativo.coop.br/proximos-eventos

Por ASCOM SESCOOP/BA

 

Veja registros do evento:


Source: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/direcoop-reune-cooperativas-baianas-para-debater-gestao

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.