Go to the content
or

Logo noosfero

Full screen
 RSS feed

Artigos

September 30, 2016 22:01 , by Adenor da Cunha Silveira - | No one following this article yet.

Como Parcelar o IPVA pela Internet; Confira um Passo a Passo

September 30, 2016 3:00, by Adenor da Cunha Silveira - 0no comments yet

Nem sempre no final do mês conseguimos cobrir todas as despesas mais os impostos que devem ser pagos. E sempre no início do ano, em meio à tantos boletos, chega o IPVA. Para amenizar sua dívida e você conseguir pagar os débitos, saiba como parcelar o IPVA pela internet. Parcelando o valor, você terá mais tempo para conseguir o restante do dinheiro. Quer ajuda nisso? Então aprenda como parcelar o IPVA pela internet.

IPVA

O imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa que deve ser paga obrigatoriamente por todos os proprietários de veículos como carro, moto, caminhão, ônibus, entre todos os veículos automotores. O dinheiro recolhido pelo governo e usado para custear as despesas de obras e serviços do estado, como saúde, educação, segurança entre outros serviços.

Cada estado tem seu “regulamento” para o PVA, então, as taxas, isenções e datas, são estipuladas de acordo com cada estado. A Secretaria da Fazenda do seu estado é o órgão responsável por organizar e recolher esse pagamento.

Só com o pagamento do IPVA anual, é que você terá acesso ao Licenciamento do seu veículo, que tem vencimento a cada ano após o pagamento do IPVA. Sem o Licenciamento atualizado você fica restringido à dirigir entre as vias e avenidas de todos o país.

Se por acaso, você for parado em uma fiscalização de trânsito e seu Licenciamento estiver vencido, se carro será apreendido e você sofrerá multas e pontos na carteira. Então, nada melhor do que fazer um esforço e parcelar o IPVA para quitar seu débito.

Para quem paga em cota única (à vista), recebe um desconto de 3 a 5% dependendo do estado. Porém, se não há condições de fazer o pagamento dessa forma, melhor recorrer para o parcelamento. O mais importante é não deixar de pagar. Confira nosso passo a passo de como parcelar o IPVA pela internet.

Como parcelar o IPVA pela internet: Passo a Passo

Ao optar por esta opção, você parcela o seu débito total em 3 parcelas, porém sem o desconto que é dado para quem paga em cota única. Parcelar o IPVA é fácil e sem burocracia, veja:

  • Acesse o site do Detran ou Secretaria da Fazenda do seu estado
  • Vá até a opção de “Consulta de Veículo” que deve estar disponível no dite. Em alguns sites, aparecem também a opção “Consulta IPVA”.
  • Ao achar a opção que lhe possibilite acessar dados do seu veículo, preencha os campos com o que se pede, como, número da placa, Renavam ou CPF.
  • Após preencher os dados e prosseguir, você terá acesso a uma página com todas as informações do seu veículo.
  • Você encontrará a opção de gerar boleto do IPVA, onde estará disponível: cota única ou pagamento em parcelas.
  • Selecione o tipo de pagamento em parcelas e imprima o boleto

É muito importante que você não perca o prazo de pagamento. Há uma tabela de pagamentos que funciona por ordem de acordo com o número final da placa do seu veículo. Você pode encontrar essa tabela também no site do Detran ou Secretaria da Fazenda do seu estado.

Pague a primeira parcela conforme a data estabelecida. E nos próximos meses, repita o processo para pagar as outras parcelas em aberto.

Com informações de http://ipva2017.com.br/ipva-2017-rj/



Categories

Brasil